Hi there! Muita gente quando está em uma jornada de aprendizado de um novo idioma alcança um certo ponto onde é possível “se virar” com a língua na hora de ler, mas para entender (listening) parece que não entende nada. Você quer ver um vídeo no youtube, fazer um curso, assistir uma palestra, participar de uma reunião, mas sente muita dificuldade na hora de entender (listening). Se esse é o seu caso eu vou te ensinar 3 passos para desenvolver essa habilidade, aqui vai:

PRÁTICA

Eu já ouvi pessoas dizendo que “não tem o dom” para isso, que é muito difícil e que entender o inglês falado é só para os inteligentes. Uma grande bobagem! Você precisa treinar, não tem jeito e nem mágica =). Se você tiver contato com o inglês constantemente todos os dias você com certeza terá resultados, é inevitável. E aqui não digo apenas de música. Estudar com música até ajuda, mas você precisa ouvir diálogos, interações de verdade. A internet está recheada de conteúdo, tem filmes, tem vídeo de gringo no youtube, tem séries. Quanto mais você escutar mais você vai aprender! Tem que ser TODO DIA. Claro que quanto mais você treinar melhor será, mas se você começar com 15, 20 ou até 30 minutos por dia aos poucos seu ouvido vai se acostumando e você vai acabar desenvolvendo essa habilidade. Mas veja bem, não pode ser nem uma, nem duas, nem três vezes por semana. É todos os dias! E sem pressa. Um pouquinho todo dia, uma hora vira um montão!

ESCUTE COISAS COMPREENSÍVEIS PRA VOCÊ

Se você está bem no começo, comece com algo fácil, pequenos textos e pequenos diálogos (com áudio) são o suficiente. Comece com conteúdos mais próximo do seu nível e aos poucos você vai aumentando o nível de dificuldade. Se for muito difícil será a mesma coisa que ouvir barulho. Se já entende alguma coisa, aos poucos você vai treinando seu ouvido a entender novos sons e novas palavras. Conforme você vai avançando sempre se pergunte se o texto/áudio está muito fácil ou muito difícil. Você precisa se sentir desafiado a aprender coisas novas, então precisa ter conteúdo que você desconhece. Mas não muito difícil a ponto de você não entender nada. Além de não ser efetivo você vai acabar desmotivado. O mesmo serve para textos e áudios muito fáceis. Você não vai aprender coisas novas, não vai se sentir desafiado e como consequência não vai ficar motivado e terá poucos resultados.

DON’T GIVE UP!

Todas as pessoas de sucesso que conheço tem algo em comum: elas nunca desistem! Quando temos uma meta que envolve uma habilidade é mais difícil mensurar o sucesso. Metas como melhorar a auto-estima, confiança para falar em público ou até aprender um novo idioma precisam de um cuidado maior na hora de identificar o seu progresso. No coaching nós trabalhamos as “evidências”, ou seja, qual a evidência que vai te comprovar que você está evoluindo? Liste todas elas! Com o aprendizado de idioma, chega um determinado momento que parece que você não está evoluindo. Parece que você escuta e escuta e sente que há um limite, à partir dali não consegue evoluir seu listening. Isso é uma ilusão! Na verdade você está melhorando, mas a sua percepção da melhora acontece em saltos. Você passa algumas semanas ou meses praticando e de repente, boom! Parece que seus ouvidos “abrem” e você começa a compreender melhor. Você vai perceber que no início as evidências da sua evolução são mais claras, mas depois de um tempo isso vai acontecer em saltos. E eu digo “don’t give up! – Não desista!” porque muita gente desiste nesse meio tempo. Sua avó não dizia que “de grão em grão a galinha enche o papo?” Então, ela estava certa! Um grão de cada vez, uma hora enche! Fique atento às evidências.

Então pratique todos os dias, faça o máximo que puder. Utilize materiais no seu nível, mas que te mantenha desafiado a aprender coisas novas e não desista! Mesmo quando você achar que não está progredindo. Conta aqui para mim como tem sido a sua prática de listening e compartilhe com seus amigos. Além de ajudar alguém em seus estudos você também me ajuda a divulgar meu trabalho e dessa forma eu posso trazer mais e mais conteúdo de estudos para você! =)

See you!


 

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo:

English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.