Hi there!

Você tem dificuldades pra se manter disciplinado? Situações como um projeto ou algo do trabalho que você sabe que precisa entregar em breve, mas parece que nunca encontra tempo pra fazer o que tem que ser feito? Talvez algum novo hábito que você tenha começado e que sabe que vai ser bom pra você, mas quando percebe não está fazendo nada para mantê-lo? Isso pode acontecer tanto em uma nova rotina de exercícios físicos, por exemplo, como na prática de um novo idioma. E aí pra onde vai a culpa? Para a disciplina, claro!

Então você percebe “ah, tudo seria tão melhor se eu tivesse mais disciplina…” e a realidade é que isso é verdade. A disciplina é algo fundamental e que deve ser prioridade se você quer atingir algum objetivo. Em um primeiro momento pode ser algo difícil se você não está acostumado com isso, mas eu quero compartilhar com você 4 dicas essenciais pra te ajudar a manter o foco e melhorar a sua disciplina. Aqui vai a primeira:

SE CONECTE EMOCIONALMENTE COM SEU OBJETIVO TODAS AS MANHÃS

Muitas pessoas não tem tanto problema com o fazer e o executar. Aqui o foco é a motivação e não necessariamente a disciplina. Muitas vezes você vai lá, faz o que tem que fazer, mas de repente não faz ainda mais, pois não está emocionalmente engajado. Então, quando acordar de manhã, feche os olhos e pense no seu sonho, pense em como seria maravilhoso poder falar em inglês naquela reunião, participar daquela palestra, ou viajar e explorar novas culturas sem depender de ninguém pra traduzir e se comunicar por você. Imagine quantos livros incríveis você teria acesso e como essas informações poderiam transformar sua vida. Simplesmente VISUALIZE a cena, cada detalhe e principalmente os benefícios que esta meta pode te trazer. Se conecte emocionalmente à ela. Abra seu coração e se entregue verdadeiramente. Estamos tão preocupados no caos do dia à dia e nos esquecemos de nos CONECTAR com nossos sonhos. Se seu coração não está engajado, não será tão fácil se manter disciplinado. Lembre-se todas as manhãs de se conectar com seu objetivo!

FOCO NO QUE É IMPORTANTE

Planeje seu dia. Quais são suas prioridades? É extremamente importante que você saiba o que vem primeiro. Tenho certeza de que se você olhar com carinho para sua agenda e realmente se propor a se dedicar a algo, você vai encontrar um espaço por lá. Você pode praticar o listening enquanto lava a louça, faz uma caminhada e até enquanto faz compras. Se você tem uma hora de almoço, será que não tem alguns minutos ali para praticar algum texto ou áudio também? Se você fizer o que é importante primeiro, ficará muito mais fácil de se manter disciplinado.

BLOCK TIME

Divida seu tempo em blocos. Determine o que vai fazer de manhã, de tarde e de noite. Em um destes três períodos, reserve um tempinho para se dedicar ao seu objetivo, seja uma, duas ou quantas horas for necessário. Neste momento você não mexerá no telefone, não se atualizará nas redes sociais e não navegará aleatoriamente pela internet. As pessoas simplesmente não tem disciplina porque deixam seu dia ser guiado por questões aleatórias e dizem “Ah! Eu vou ainda fazer isso hoje, só que mais tarde” ou “Ah! Eu farei tal coisa em breve”. Isso não é falta de disciplina é falta de um calendário que te diga “faça isso agora”. Determine o que e quando irá fazer, inevitavelmente você pode se deparar dizendo “Uau! Como sou disciplinado!”

RECOMPENSA SOCIAL

É difícil se manter disciplinado se você nunca ganha nada em troca. É importante reconhecer suas pequenas conquistas e, mais importante, celebrar com outras pessoas. Se você não compartilha suas alegrias seu cérebro irá te convencer de que não há nenhum benefício no seu projeto ou no seu goal. Somos seres sociais e o contato com outras pessoas (especialmente aquelas onde há afinidades e incentivo) é um fator chave para seu sucesso. Este cenário é propício para você falar sobre como se sentiu e como tem sido o processo em direção à sua meta. Se não celebrarmos não iremos desenvolver a disciplina. Algumas pessoas acreditam que celebrar e ter disciplina são coisas opostas, acham que disciplina não pode ser encarada como algo leve e divertida. Porém, as pessoas mais bem sucedidas que conheço (pessoalmente ou não) já provaram que é possível conciliar as duas coisas. Se você acredita que ambos não caminham juntos é possível que você se auto-sabote no meio do caminho.

RESUMINDO

Bom, você precisa encontrar o que é realmente importante pra você e se conectar à sua meta emocionalmente, visualizar a si mesmo lá no objetivo, sentir seus benefícios, estudar assuntos que gosta, conversar com outras pessoas que estão no mesmo processo para que possam se motivar e principalmente comemorar as pequenas conquistas. Faça o que realmente precisa ser feito, divida seu dia em blocos e faça acontecer!

E aí, agora não tem mais como errar, você já aprendeu essa! AQUI no meu blog também tem um ebook gratuito pra você baixar e descobrir de que maneira você aprende melhor. Então CLIQUE AQUI, faça o download e faça o teste pra descobrir o seu estilo de aprendizagem. Depois me conta o resultado do teste. =)

Me conta aqui também se você gostou das dicas e compartilhe com seus amigos! =)

See You!

 

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit