Hi there! Muitas pessoas se sentem um tanto desconfortáveis quando estão aprendendo um novo idioma pois são muito tímidas ao falar. Então se você é tímido ou sente algum desconforto ou nervosismo na hora de falar em inglês, então essas dicas vão te ajudar a se sentir mais confiante! Lá vai:

  1. FOQUE NOS SEUS PONTOS FORTES

Pergunte a si mesmo “em que eu sou bom”? Na maioria das vezes as pessoas tímidas tendem a pensar “Oh Deus, eu não sou bom para falar”, “Eu sou muito ruim no inglês”, “Eu nunca vou aprender essa língua”. Como consequencia se sentem muito tristes e sem confiança. Porém, boas notícias. Nem sempre essas frases são verdadeiras. Normalmente, pessoas tímidas são muito boas em atividades das mais diversas, apenas não percebem. Lembre-se: Inglês não significa SOMENTE FALAR. Falar é parte do processo de aprendizado, mas há outras habilidades. Talvez você seja um bom ouvinte, bom em gramática, talvez não saiba TUDO de gramática, mas entende bem os conceitos de present perfect (ou simple past, ou past perfect…). É possível que você tenha excelentes habilidades de leitura ou escrita. Então reconheça as suas capacidades, pois é possível que você seja bom em muitas coisas. Isso vai te ajudar a se sentir mais confiante 😉

Então escreva em um papel: “I am able to _________________” (Eu sou capaz de: ____). Você pode escrever por exemplo: “I am able to listen very well” ou “I am able to do well on my grammar test”. Foque nas suas forças e não em suas fraquezas.

2. TENHA METAS

Ao aprender um novo idioma é importante que você tenha metas. Escreva sua meta em um papel e se comprometa à ela. Mas cuidado ao descrever a sua meta, ela precisa ser expecífica! Você não pode simplesmente dizer “Eu quero melhorar o meu speaking“. Simplesmente “melhorar o speaking” é algo muito amplo, como você vai saber se melhorou ou não? Em um processo de coaching é possível trabalhar as evidências do seu goal, mas de um modo geral, você irá facilitar na hora de mensurar a sua meta se você usar números. Você pode dizer:

  • “Hoje eu irei falar 2 (ou quantas vezes você quiser) vezes na sala de aula”. Talvez na primeira aula você pode simplesmente ouvir, mas se comprometer a tentar na próxima aula.
  • “Eu irei perguntar a duas pessoas hoje: How is your day going today?

Você com certeza irá se sentir mais encorajado ao estabelecer metas. Comece com algo pequeno e simples e é importante que você escreva as suas metas diárias em um diário ou agenda. No final da semana você confere e monitora o seu progresso =)

3. NÃO SE COMPARE COM OS EXTROVERTIDOS (eles não são perfeitos)

Um extrovertido é o oposto do tímido, pois ele adora conversar. Os tímidos adoram observar os extrovertidos e pensar “Uaw, eu adoraria ser como aquela pessoa! Aquela pessoa fala tão bem”! É muito comum a gente se comparar, mas com certeza não é uma boa idéia. É possível que o extrovertido esteja cometendo alguns erros, você só não os está percebendo. Nestas horas, lembre-se da dica número um. Foque nas suas forças e não nas suas fraquezas.

4. APRENDA FRASES-CHAVE 

Quanto mais você praticar certas frases, mais fácil será na hora de falar. Você irá evitar ter que ficar buscando as palavras na memória por muito tempo e ficar se perguntando “como é que fala aquilo mesmo?” E nessas horas começa a pensar: “Ai meu Deus, o que eu vou dizer? Eu estou muito nervoso (a)”! Tenho certeza de que se você praticar algumas frases chave com frequência, não será tão difícil de lembrar delas na hora de falar. Então vamos supor que você encontre alguém e você quer “puxar conversa”, você pode dizer:

  • What is keeping you busy these days? – O que está te mantendo ocupado estes dias?
  • How is your day going so far? – Como está sendo o seu dia até aqui?

Quando você pratica bastante uma determinada frase você não precisa se preocupar com a gramática e até a pronúncia melhora. Se você for em um restaurante, por exemplo, você pode dizer:

  • I’d like a _____________ please. – Eu gostaria de um(a) __________ por favor.

Diga o que você deseja, um coffee (café), milk (leite), tea (chá), etc…

5. VISUALIZE

Simplesmente feche os olhos e imagine. Veja a cena da conversa simplesmente ao imaginar. Pergunte o que quiser e simule a resposta. Existem hoje inúmeras pesquisas e estudos a respeito desta prática poderosa e de como isto realmente pode te ajudar a aprender. Então se você for fazer uma apresentação ou conhecer alguém pela primeira vez, imagine o que você irá dizer.

6. CONVERSE COM VOCÊ MESMO

Pode ser até na frente do espelho. É uma excelente maneira de se preparar para qualquer situação que envolve a sua habilidade de falar, especialmente se você é tímido. Se você falar, praticar e repetir vai ficar muito mais natural na hora de lembrar o que dizer.

7. SE FAMILIARIZE COM O AMBIENTE

Pode ser a sala de aula, um auditório, em um bar ou até a sala de reunião. Vá até o lugar, faça um “reconhecimento de área”, se posicione no local onde você irá falar (se possível). Se não puder ir até o local, busque algumas imagens online e aí usar a dica número 5 (visualizar). Se você tende a ficar nervoso em situações como essa com certeza essa dica irá te ajudar!

8. ENCONTRE PESSOAS TÍMIDAS

Quando estamos aprendendo um novo idioma a gente fica super empolgado com as novas palavras e sabemos que precisamos praticar. Se você buscar conversar com colegas que são tímidos como você, é bem provavel que você se sinta mais á vontade. Desta forma não corremos o risco de ter alguém super extrovertido falando o tempo todo enquanto você só escuta. Não é tão ruim assim praticar com os extrovertidos, eles são bem vindos para praticar com você (pessoa tímida) pois tira um pouco a “pressão” para você falar, já que eles tendem a falar mais. Mas o ideal é que você pratique, então acredito que na hora de praticar você pode se sentir mais à vontade com alguém que é tímido também.

9. ENCONTRE PESSOAS COM AFINIDADES

Fala a verdade, é muito mais legal conversar com as pessoas a respeito de assuntos que são de interesse mútuo. Acredito que será mais fácil para você praticar seu speaking se você estiver falando de assuntos que você gosta. Se você gosta de ler, encontre um clube de leitura. Se você gosta de filmes, busque grupos que partilham dos mesmos interesses.

10. SORRIA

Há muitos estudos cientificos sobre o poder de um sorriso, sorrir realmente pode te ajudar a se sentir melhor. Já falamos sobre o poder da respiração em outros videos/posts, mas vale relembrar. Sorria e respire. Ao ficar alerta com sua respiração, inspirando devagar e profundamente você oxigena seu cérebro e induz uma sensação de tranquilidade. Se sorrir ao mesmo tempo os resultados vem em dobro 😉

Espero que estas dicas ajudem muitos tímidos por aí.

AQUI no meu blog também tem um ebook gratuito para você baixar e descobrir de que maneira você aprende melhor. Então CLIQUE AQUI, faça o download e faça o teste para descobrir o seu estilo de aprendizagem. Depois me conta o resultado do teste. =)

Me conta aqui também se você gostou das dicas e compartilhe com seus amigos! =)

See You!!!


 

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo:

Inamara Arruda
English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.