Hey, psiu!Você aí! Você se acha inteligente? Será que as pessoas que tem muito sucesso são mais inteligentes que a maioria?

Se você vasculhar suas convicções mais profundas, você vai perceber que grande parte das suas frustrações, derrotas, medos e até mesmo a falta de ousadia tem sua origem em um secreto sentimento de falta de inteligência. Todos nós temos receio de não ter a inteligência necessária para fazer parte dessa minoria bem sucedida.

Pois é, essa ideia é tão natural em nós que raras vezes a percebemos e, por isso, ela quase nunca é questionada. Mas será que a inteligência é realmente tão importante assim?
Alguma vez você já justificou suas derrotas com a falta de inteligência?
Bom eu não posso deixar de mencionar aqui que as pessoas podem ser dívidas em dois grupos, aqueles que assumem a responsabilidade sobre suas vidas e criam os resultados que desejam através das suas escolhas e decisões e aquelas que assumem o papel de vítimas e se justificam atribuindo seus resultados às condições externas, a fatores que elas afirmam estar fora do seu controle. Mas “oh meu deus, o que causa essas atitudes tão distintas”? Se você acredita que não tem inteligência necessária para obter sucesso na vida você provavelmente foi induzido a acreditar nisso e aceitou essa situação como se fosse uma verdade inquestionável. E é sobre isso que eu quero falar com você!
Sem pensar muito, assinale mentalmente na escala de 1 a 10 o índice que você considera estar de acordo com a sua inteligência.

1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) 6( ) 7( ) 8( ) 9( ) 10( ) 

E aí? Poucas pessoas, ao responder esse questionário, marcam um índice superior a 8 ou inferior a 5. Se você é como a maioria das pessoas, você marcou o número 6 ou 7 😉
Mas o índice em si não importa muito, ele não é o objeto da nossa reflexão. A intenção é outra. Quero que você pense sobre como esse número que você marcou veio a sua mente. Se refletir um pouco, você vai perceber que o número que você marcou apareceu sem muito esforço. Você não precisou fazer cálculos, responder questionários ou resolver um quebra-cabeça para chegar a resposta. Ela já estava pronta! Saltou na sua mente espontânea e automaticamente.
Nós temos uma crença, uma convicção já estabelecida sobre nosso nível de inteligência. E mais interessante ainda, raramente paramos para pensar sobre isso. Então pensa comigo, o que é a inteligência? Você já deve ter ouvido falar sobre o QI, o coeficiente intelectual. Mas qual a importância do QI para a sua felicidade, sucesso e bem estar? Quase nenhuma. Por que?
Imagine uma pessoa que tenha um QI considerado elevado, mas sofre de complexo de inferioridade, insegura, que se esconde… ela não usa sua capacidade de raciocinar e não faz nada com sua habilidade de reter informação na memória. Ela tem um QI elevado, mas não faz uso dele. Em termos práticos, ela poderia ser considerada uma pessoa inteligente?
Segundo o livro SINGULAR, O PODER DE SER DIFERENTE, não. Agora vamos supor uma pessoa com um QI mediano, mas que possui uma atitude positiva, otimista, que lhe possibilitaria extrair o máximo da sua inteligência, em função disso ela teria grandes chances de alcançar resultados extraordinários.
Portanto, se você pensa quem não é capaz de obter o que deseja por falta de inteligência excepcional, precisa rever esse tipo de pensamento.
Isso já passou pela sua cabeça? Conta para mim aqui nos comentários se você alguma vez já deixou de fazer algo porque não se achava muito inteligente ou muito capaz, acontece com todo mundo. Aproveita e compartilha essa mensagem com seus amigos!

 

Stay Strong.

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo:

English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.