OI! Eu sou a Inamara Arruda, mas pode me chamar de Ina. Nasci em Osasco/SP, me formei em Publicidade e Propaganda no Mackenzie e em 2007 me mudei para Isle of Wight na Inglaterra para participar de um intercâmbio que tinha validade de 6 meses, mas acabei ficando pelas bandas de lá por quase 6 anos.
Eu fiz aulas de inglês em uma escola de idiomas tradicional desde os 13 anos de idade e aos 21 quando cheguei na Inglaterra percebi que eu ainda tinha muito para aprender e praticar. Eu estava empolgada com a idéia de aprimorar meu inglês, especialmente pela prática do inglês britânico, mas ao mesmo tempo preocupada pensando “onde foi que eu errei”? Eu sempre fui muito estudiosa e me incomodava com fato de me sentir desconfortável nas conversas, naquele primeiro momento, depois de ter estudado por tantos anos. Uma vez, me disseram que se eu quiser ter resultados diferentes eu preciso ter atitudes diferentes, então comecei a tentar outras formas de estudar, já que aquele método que usei por tantos anos não tinha me dado tantos resultados.
Sempre nos meus momentos de folga eu pegava um livro, meu dicionário (de papel, não tinha smart phone e muito menos aplicativos naquela época), um caderno para anotar palavras novas e estudava TODOS os dias! Quando ia passear, ligava o rádio local no celular (pelo menos rádio já tinha!) e enquanto estava no ônibus ou andando eu estava tentando entender aquele sotaque tão especial. O grupo de brasileiros que foi comigo voltou para o Brasil depois de 6 meses com pouco ou quase nada de progresso. Portanto, não é o intercâmbio que vai fazer diferença no seu avanço no idioma, mas como você se dedica ao aprendizado e o método que usa.
E foi aí que eu entendi o grande segredo. Eu tentei aprender o porquê do idioma por muitos anos focando em gramática e em frases prontas, mas nunca havia me dedicado de verdade ao listening (porque ouvir música serve para te motivar e mensurar seu avanço, para perceber o quanto você entende, mas não para APRENDER!). E eu não lia muitos livros ou revistas em inglês, com histórias com começo, meio e fim. Minha leitura se baseava em livros para aprender inglês ou seja muita explicação e pouca prática.
Mas quando eu mudei meus métodos meus estudos tiveram muito sucesso e, sem o domínio do idioma, eu não teria trabalhado em um dos escritórios mais importantes no mundo da moda Londrina, Jigsaw Head Office (onde a princesa Kate Middleton trabalhou antes de se tornar princesa).
Quando voltei para o Brasil em 2012, fui dar aulas de inglês em escolas tradicionais. Naquele momento eu também precisava reorganizar as minhas metas e foi aí que eu me aprofundei no coaching e me certifiquei nessa área com foco no aprendizado de idiomas. Seja qual for o objetivo que você quer atingir, é extremamente importante que seu planejamento passe pelas ferramentas de coaching. Isso vai gerar clareza e te dar confiança para atingir sua meta.
Hoje, minha missão é ajudar meus alunos a tomarem posse do seu poder pessoal e atingirem a sua melhor versão!
Love,
Ina
Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/