Hi there! No mundo do coaching de alta performance é muito comum ouvir essa pergunta: “Para que eu possa atingir a minha melhor versão é necessário aprender muitas coisas, e rápido. E como faz isso?” Deixe-me dizer primeiro o que não fazer, pois muitas pessoas querem aprender muitas coisas, querem aprender leitura dinâmica, técnicas de oratória, aprender idiomas e uma série de novas habilidades, mas na maioria das vezes essas metas não são reais.

Será que querem mesmo aprender tudo isso ou é algo que se fala da boca para fora? Eu ouço com frequência “um dia eu quero aprender inglês”, “nossa seria muito bom se eu falasse um outro idioma”, “quem sabe um dia eu me comunique em inglês”… e isso vale para outras supostas metas também como aprender a fazer vídeos, aprender a montar um blog para divulgar suas idéias, aprender a tocar um instrumento e por aí vai… Aprender não acontece “um dia lá na frente”, mas TODOS OS DIAS, de maneira constante. Se você realmente quer aprender algo rápido você precisa abordar o aprendizado de outra forma. Da mesma forma quando você se propõe a perder peso isso não irá acontecer se não houver uma visão maior de quem você é e de como isto está alinhado com a visão de quem você quer ser. Se você quer permanecer em um hábito de estudos você precisa ter uma visão maior pra você.

Portanto se você quer aprender mais rápido você DEVE estabelecer uma conexão entre o que você quer aprender e os seus sonhos, o verdadeiro estilo de vida que você quer ter. Não basta apenas fazer uma lista de todas as coisas que queremos aprender, porque queremos aprender uma porção de coisas, a natureza humana é uma natureza movida pela curiosidade. Todo mundo quer aprender 50 coisas novas, mas ninguém aprende de fato. Por quê? Porque não é um DESEJO REAL, mas algo passageiro, apenas no mundo das idéias. Se você quer se tornar um aprendiz de verdade, conecte-se ao seu objetivo.

E como funciona isto? Você precisa ter uma visão clara de onde você como você está inserido na cena, como, por exemplo, visualizar você fazendo uma apresentação em inglês para uma audiência, ou visualizar você caminhando pelas ruas de Londres interagindo e aprendendo com a cultura, ou ainda visualizar você fazendo uma entrevista em inglês e recebendo um feedback positivo. Foque na experiência e no quanto isto é importante para você. É seu sonho, é seu desejo que isto realmente aconteça. Sem essa visão clara disto  você nunca irá se colocar em movimento e fazer o que deve ser feito. Não adianta forçar porque sem o “porquê” você não vai sair do lugar. Antes de se tornar um mestre na arte de aprender você precisa visualizar (na mente e no coração) o que você realmente deseja para sua vida e como aprender algo vai de fato contribuir para que isso aconteça. Você é o dono da sua história e é você quem estabelece as experiências que quer viver e sem essa noção e clareza você simplesmente não saberá O QUÊ precisa aprender. Simplesmente ser curioso sobre algo não é o suficiente. O caminho trilhado por pessoas de sucesso é traçado por “porquês” e principalmente por uma definição clara sobre o que realmente esperam da vida. Para tanto, desenvolvem o conhecimento, as habilidades, as competências e capacidades para construir suas próprias vidas com responsabilidade. É aí que estão os aprendizes de sucesso!

Tudo o que aprendi até hoje foi fruto de bastante dedicação e as coisas que desejo e amo fazer como ensinar, treinar pessoas, empreender, escrever, palestrar, gravar vídeos, trabalhar de casa ou de onde quiser (e sem um chefe!) e ter presença digital faz parte de um estilo de vida pra mim. E para isso eu tive que aprender MUITAS coisas! Eu não iria aprender sobre tudo isso simplesmente por aprender, mas por estar profundamente conectada com a minha missão. Faz sentido? Você não vai saber O QUE aprender e como desenvolver competências e habilidades reais até que você tenha clareza sobre a sua missão ou de fato deseje com todo seu coração atingir o seu sonho de verdade. Sem isso você vai ficar “patinando” de lá pra cá, aprendendo uma coisa aqui e ali e dificultando o seu processo de aprendizagem ao evitar a imersão no assunto. Não estou dizendo que você deve definir em uma frase seu propósito de vida antes de começar a aprender alguma coisa, mas se você quer aprender mais rápido comece a definir as suas direções. Á partir daí você pode explorar algumas táticas:

MODELAGEM

Se você quer aprender algo rápido você precisa de modelos. Observe alguém que já fez isso, que já passou por isso. Leia seus livros, acompanhe seus passos. A pior coisa que você pode fazer quando quer aprender algo rápido é começar do zero. Sem uma base do que já funcionou antes com alguém, você simplesmente irá “reinventar a roda”. Sair por aí testando uma série de coisas não significa aprender, significa “bater a cabeça na parede”. Portanto, modele. Faça um curso de alguém que já atingiu o que você quer atingir, frequente suas palestras, leia seus livros, assista seus vídeos. Há tantos bons exemplos onde você pode se espelhar, aprenda com quem já chegou lá.

PRÁTICA

Você PRECISA praticar consistentemente as suas habilidades se realmente quiser aprender algo. O que isso significa? Simples, exposição e imersão DIÁRIA no assunto que você quer aprender. No nosso caso aqui, o inglês. Se você quiser ser um bom pianista, quantas aulas você precisa comparecer? Por quanto tempo? Isso não irá acontecer tão rápido se for às aulas e praticar uma vez por mês e eu diria que nem mesmo uma vez por semana. Se você realmente quer aprender algo, se conecte emocionalmente com a meta e siga alguém experiente como modelo. O próximo passo é praticar e estar imerso no assunto todos os dias. Não é um final de semana, não é um evento, não é uma aula ao vivo no facebook/youtube. Se você não está disposto a aprender algo novo relacionado a um sonho ou algo realmente importante para você todos os dias, então você não está administrando a sua vida com responsabilidade. Esse é um estágio onde aprender se torna uma arte. É parte de você! As pessoas irão te perguntar “Uau, como você ficou bom nisso! Como você conseguiu”? E você irá dizer: “Eu trabalhei pra isso. Todos os dias! É por isso. Eu fiz a minha parte. Não há mistérios. Eu fiquei bom nisso porque eu fiz isso todos os dias”. Imersão, prática, consistência e hábito. É isso que vai te levar para o próximo nível.

FEEDBACK

Você precisa de informações e opiniões externas como a de um coach ou mentor, por exemplo, que possa te dar um feedback sobre uma apresentação ou algum projeto, algo em que esteja empenhado em melhorar e mensurar seu progresso. Todo grande atleta tem um treinador acompanhando. É importante ter alguém experiente e que possa te dar opiniões relevantes por perto. Pode até ser um amigo, alguém que tenha um bom senso crítico e que tenha capacidade de avaliar e contribuir com um feedback construtivo sobre como você se expressa em inglês, por exemplo. Cuidado com julgamentos. Sua meta com o feedback é nunca parar de aprender. Se o feedback tem um tom escuro e hostil, deixe passar, não há nada de relevante ali. Você irá saber quando o feedback está rodeado de confiança e motivação mesmo quando não gostar do que ouvir. Foque em perceber se o conteúdo do que te dizem é relevante e capaz de te inspirar a ir para o próximo nível.

DEADLINE

Quando você irá se comunicar adequadamente em inglês? Perceba que não te pergunto quando irá aprender inglês, de maneira genérica. Nem mesmo quando irá falar inglês perfeitamente. Quero que você se questione sobre datas reais. Daqui há seis meses você irá participar de uma palestra em inglês? Daqui um ano quer fazer um intercâmbio? Estabeleça datas. É natural que você aprenda mais rápido, pois estará mais engajado com sua vida, com certeza terá mais entusiasmo para estudar. Você vai sentir que está crescendo e terá um senso maior de propósito.

Faz sentido pra você? Deixe aqui em baixo seu comentário e compartilhe com seus amigos, vamos espalhar essa mensagem =).

Bons Estudos!!!

See You!!!


 

Quer Fazer Parte da Lista VIP?

Ao assinar, você se tornará VIP e se juntará a milhares de outros estudantes que recebem em primeira mão conteúdos inéditos e exclusivos, além de receber, antes do público em geral, os e-books e outros materiais que eu crio e disponibilizo primeiro para quem é VIP. E tudo o que eu enviar através desta lista você receberá de GRAÇA! Você não paga nada pra fazer parte da nossa lista VIP.

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit