Hi there! Neste post eu quero te ensinar os atalhos, te ensinar o que funciona e o que não funciona. Basicamente, só para que você entenda, minha experiência me trouxe até nesse ponto. Para resumir, foram anos estudando inglês (estudei em uma escola do bairro dos 13 aos 17 – além do colégio – ai estudei sozinha até os 21) e naquela época não tinha um monte de blog, canais no youtube, nada disso. Eu senti na pele a dificuldade de passar em entrevistas de emprego em inglês (passei o ano todo de 2006 fazendo processos de trainee e de estagio em multinacionais e sempre travava na entrevista ou dinamica de grupo em ingles), por isso eu decidi ir pra Inglaterra em 2007 fazer um intercâmbio… inicialmente era um intercambio de 6 meses e acabei ficando por lá 6 anos… o que eu quero que vcs entendam aqui é que eu já estudei muita gramatica, alias eu comecei por ela. Mas depois de tantos anos estudando através destes metodos que vcs provavelmente ja conhecem (a maioria de vcs ja estudou em escola de franquia ou ate no proprio colegio)… tudo isso nao me permitiu passar em uma entrevista de emprego em ingles e pior… quando eu cheguei na Inglaterra pra fazer meu intercambio parecia que o ingles britanico era outra lingua… eu nao tava acostumada com o sotaque… alem de nao conseguir me comunicar decentemente com qualquer um que nao fosse americano… pq na vida real vai vir um alemao falar ingles com voce, um indiano, um italiano.. Enfim.. Tem muita coisa envolvida… gente, vcs nunca pararam pra pensar? O Brasil é um dos paises que mais tem franquia de escola de ingles e um dos que menos fala ingles! Alguma coisa aqui ta errada, essa conta nao fecha… pesquisas dizem que de 3 a 5 % dos brasileiros falam ingles… como isso?

Bom, quem conhece a minha historia sabe que eu era casada com um europeu, ele era polonês, e lá na Inglaterra eu trabalhei muitos anos na Jigsaw (uma empresa de moda de luxo britânica), e nesses anos todos eu fui conhecendo poliglotas, fui entendendo outras maneiras de aprender (que a maioria de vocês não conhecem). Em 2012 eu voltei pro Brasil, fui dar aulas de inglês e me especializei em coaching. Estou mencionando tudo isso para que você saiba que eu não tirei tudo isso que eu vou mostrar aqui da minha cabeça. O que eu vou ensinar é fruto de muito estudo, de muita pesquisa e de muito teste no campo de batalha, tanto comigo mesma quanto com meus alunos.

Basicamente, o método CIIA tem como base a abordagem lexical que é quando você aprende chunks, pedaços de frase ou patterns. Aqui a gente não foca na gramática, mas nos padrões da língua. Uma vez que você aprende um padrão de uma estrutura e as combinações das palavras, então você só precisa trabalhar o seu vocabulário e a repetição espaçada (vamos falar um pouco sobre isso depois).

Para erguer uma casa mais rápido, use paredes pré-fabricadas ao invés de tijolos.

Estude frases e não palavras soltas. NUNCA ESTUDE PALAVRAS SOLTAS:

» I go to work by bus.
» I go to work by train.
» I go to work by helicopter.
» I go to work by plane.
» I go to work by boat.

» I go to school by bus.
» I go to university by car.
» I go to church by subway.
» I go to my English classes by bike.

 

Aprenda a contar uma história ontem, hoje e amanhã.

POV É extremamente importante que o aluno seja capaz de olhar pro mesmo fato de diferentes pontos de vista e isso não é gramática, o foco é sempre nos chunks, nos padrões da língua e a capacidade de expressar uma ideia por diferentes pontos de vista. EXEMPLOS:

» I went to England last year and I visited many turistic places.
(Eu fui para a Inglaterra ano passado e eu visitei muitos lugares turísticos)

» I am in England and I am visiting many turistic places.
(Eu estou na Inglaterra e estou visitando muitos lugares turísticos)

» I will go to England next month and I will visit many turistic places.
(Eu irei para a Inglaterra mês que vem e eu irei visitar muitos lugares turísticos)

COLLOCATIONS

Observe as frases à seguir e verifique a resposta correta:

» A decisão foi ………. Ninguém se opôs à nossa proposta.
  a. unânime b. uma c. única d. universal

» Não acredite nela! Ela sempre inventa uma desculpa ……….
  a. rasgada b. malvestida c. maltrapilha d. esfarrapada

» Esse é o tipo de coisa que só se vê no horário ………. da TV.
  a. rico b. real c. milionário d. nobre

Se pergunte, como você sabe a resposta? Quem te ensinou? Foi a gramática? Eu sou apaixonada por collocations, eu sempre achei muito gostoso estudar as combinações das palavras porque isso me aproximava mais da língua como ela funciona na vida real. E no português não é diferente, a gente também tem collocation no português.

Guys, o aluno precisa APRENDER A APRENDER. Eu sempre falo isso, uma vez que você sabe o passo a passo e o que fazer, então você cria um senso de AUTONOMIA e INDEPENDENCIA. E é claro que as escolas de franquia não querem isso né, elas querem um aluno que volta, que fica ali amarrado por alguns anos.

COLLOCATION AND IDIOMS

Muitas expressões idiomáticas são formadas a partir de uma palavra específica. Esse é o caso das expressões com a palavra “head”, veja só:

  • Be head over heels (in love)
    Estar completamente apaixonado, caidinho.
  • Be over your head in debt
    Estar com dívidas até o pescoço, endividado
  • Heads or tails?
    Cara ou coroa?
  • Not have a good head for heights
    Ter medo de altura
  • Put one’s head together
    Pensar juntos, planejar juntos

CICLO ELO + SRS

Nunca ninguém me falou sobre isso, eu tive que ir lá e descobrir sozinha! E eu faço questão de espalhar essa dica porque ela ajuda milhares de poliglotas ao redor do mundo! Preste bastante atenção!

Passo 1: Estudo de um texto com áudio + prática de leitura com áudio

Não é qualquer texto – tem que ser útil e que te inspire, tem que ser um assunto interessante e leve. Você deve primeiro explorar/estudar este texto e então (uma vez que já tirou suas dúvidas sobre o conteúdo) aprender a ler junto com o áudio. Inclusive tem material no meu blog pra quem quer usar essa técnica lá na categoria “aprendendo inglês no youtube”.

Primeiro você explora o texto, observa os chunks (padrões), tira suas duvidas, esse é o momento de estudoEstudou? Tirou as dúvidas? Entendeu cada linha daquele texto? Então você deve fazer os treinos de áudio acompanhando este texto junto com o áudio. E não é uma, nem duas, nem cinco vezes…. São dezenas de vezes… repetição é chave! Esse tipo de treino é muito valioso, parece que vai “abrindo os ouvidos”, os sons não ficam mais parecendo um barulho quando você ouve, as palavras começam a ter sentido ao ouvir. Você começa a pegar o ritmo, o connected speech (quando as palavras se juntam ao falar) e com essa prática você aos poucos começa a perceber a diferença de sotaques. Claro, precisa treinar. Mas os resultados são tão eficientes que se torna muito motivador. Por isso tem que ser um texto (um conteúdo) que você goste e que te agregue valor, senão você não aguenta ficar ouvindo por muito tempo.

O aluno tem que focar nesse áudio com um objetivo: entender pelo menos de 70 a 80% (sem ler). E esse áudio, como eu falei, não vai ser um barulho pra você porque você já fez um estudo prévio do conteúdo, aquilo já é familiar pra você. Novamente, você nao vai ouvir uma, nem duas, nem cinco vezes. O trânsito nunca mais será o mesmo. Está lavando a louça? Bota o fone de ouvido! Foi levar o cachorro pra passear, na academia, na fila do pão: fone de ouvido e treino de áudio! Fast Mover de verdade não desperdiça nem um minuto! Qualquer 10 minutos conta quando você realmente tem um objetivo e está focado em realmente fazer acontecer. A próxima vez que você estiver lá na timeline infinita do Facebook e do Instagram você vai lembrar de mim. Você vai pensar “puxa, esses 15 minutos que eu estou aqui fazendo nada eu poderia estar fazendo um treino de audio”…

Veja o resumo sobre o ciclo ELO aqui:

Então você irá se aprofundar no estudo do que você já viu naquele texto e naquele áudio. Você vai estudar baseado na abordagem lexical, com padrões da língua lembra? Você aperfeiçoa isso junto com o treino de áudio e uma ferramenta de SRS, que significa Spaced Repetition System ou seja, um sistema de repetição espaçada. Os meus alunos usam uma ferramenta de SRS chamada ANKI. Gente, o resultado é inevitável! O que mais vocês querem? 🙂

Ai se tivessem me ensinado isso há 20 anos atrás… 😉

É isso aqui que vai te ajudar a reter a informação na memória de longo prazo. Então perceba, tem um texto que você estudou e lá naquele texto tem várias palavrinhas ou expressões que você pode explorar. Então você retira estas expressões lá do texto (que você já viu e que você já conhece) e se aprofunda neste vocabulário. A partir daí, busque mais frases, mais formas de usar aquela palavra ou aquela expressão. Depois de estudar todas as variáveis de como se usa aquela palavra, então coloque todas essas frases novas lá no seu ANKI. Revise o ANKI todo dia!

Coaching

A minha jornada pessoal, de tudo que eu vivi aprendendo e ensinando inglês, morando e trabalhando na Inglaterra durante 6 anos, tudo isso me fez perceber o aluno de uma maneira integral. Eu entendi que o aluno tem outras dificuldades além de aprender um novo idioma. O aluno precisa de: auto-confiança, metas, planejamento de estudos, entender seus valores e como eles afetam as suas decisões e seu comportamento, entender seus pontos fortes e fracos e como fazer isso trabalhar ao seu favor, aprender a ter foco e concentração, rotinas e hábitos e principalmente destravar e desbloquear tudo que o impede de alcançar a excelência.

O coaching não ensina inglês. O coaching é uma série de exercícios que direcionam o aluno no seu objetivo e eu levo essa parte muito a sério com meus alunos porque eu sei o poder do coaching. Eu usei e uso as ferramentas em diversas áreas da minha vida. Aliás eu vou tirar a minha segunda certificação de coaching mês que vem! Estou muito feliz por isso, porque vai ser com a minha mentora Paula Abreu. Aliás, teacher também estuda, viu? Pelo menos deveria, tem muitos professores que se acomodam porque já sabem ingles, eu faço questão de me aprimorar todos os dias, para entregar o meu melhor para quem me segue e para os meus alunos.

Acho que já deu pra perceber que inglês com coaching você não encontra em qualquer lugar. Muitos professores não conhecem essas técnicas e são muito poucos os que tiveram uma experiência parecida com a minha na Inglaterra.

No coaching eu ajudo o aluno no processo de aprender, a gente estabelece metas com clareza (porque se a gente não sabe para onde vai qualquer caminho serve, certo?), eu ajudo o aluno a entender as suas prioridades e o que realmente importa. É um caminho de desafios, a vida acontece enquanto estamos buscando uma nova habilidade. Então você precisa aprender a se organizar, a focar, a entender sua real motivação, senão você pára no primeiro obstáculo e conforme vamos aprofundando nessas questões você começa a entender melhor como funciona seus bloqueios e travas. Não é apenas em uma aula e pronto. Eu dou 9 sessões de coaching para os meus alunos, a gente investiga muita coisa interna para que você realmente tenha todas as ferramentas necessárias para se manter firme no caminho.

Deixa eu te contar uma história, no ano de 2006 eu estava no último ano da faculdade, eu cursei marketing no Mackenzie. Eu trabalhava em um banco e eu fiz MUITOS processos de seleção de trainee para multinacionais. Eu ia bem em todo processo seletivo, mas quando chegava nas entrevistas e na dinâmica em inglês eu travava. E eu decidi que eu ia aprender inglês de uma vez por todas e eu nunca mais ia perder nenhuma oportunidade por não conseguir me comunicar. Eu era formada em comunicação e não conseguia me comunicar. E eu venci, eu cheguei lá. E hoje graças à Deus eu posso ajudar tanta gente.

Se você é alguém que se sente ansioso, que anda meio desmotivado e até meio perdido na hora de estudar, e você quer as ferramentas, a estrutura e a orientação para entender como extrair o seu melhor e fazer isso de uma maneira que funciona e realmente quer fazer a diferença no mundo, não existe um curso melhor pra vc fazer parte do que o CIIA.

Então se você sente no seu coração que existe oportunidades incríveis esperando por você dentro do meu curso completo de inglês e que você tem potencial para aprender, mas que não teve a chance ainda de fazer isso com uma metodologia diferente de tudo o que você já tentou, não quer ir sozinho nessa jornada e precisa das ferramentas de aprendizado, da estrutura e de suporte pra seguir adiante, o CIIA é o lugar pra você!

E se você não puder fazer o meu curso por qualquer motivo que seja, não tem problema. Aproveita o material gratuito do meu blog. Eu produzo tudo com muito carinho e com muita qualidade. Aliás, é importante que você desenvolva essa autonomia de estudar sozinho, de ir atrás de informação, mas não deixe de estudar. O que não pode é você continuar aí empacado, estagnado, onde a vida não vai pra frente. Isso não, isso eu não aceito. No que depender de mim, os meus seguidores e quem me acompanha serão sempre bombardeados de inspiração, de mensagens motivadoras e de conteúdo de excelência. Eu não vim para o mundo a passeio, eu vim aqui para transformar por onde quer que eu vá, presencial ou virtualmente! Eu estou longe de ser perfeita, mas o que eu sei e o que eu tenho pra oferecer pode transformar a vida de muita gente. E é isso que me torna única e autêntica. Se vocês evoluem eu evoluo junto e se eu evoluo vcs evoluem comigo. Estamos todos juntos nessa galera, sem essa ilusão da separação, nós somos um coletivo.

Chega de uma vidinha medíocre, chega de pequenez, bora brilhar e eu quero que vocês brilhem junto comigo! Eu gosto de acompanhar meus alunos bem de perto. Chega de mimimi, chega de “eu não consigo”, aluno meu é aluno empoderado, sabe o que quer, pra onde vai, a sua missão e o seu propósito. Esse é o Fast Mover!

Acompanhe esta aula ao vivo no #podcast:

E aí, agora não tem mais como errar, você já aprendeu essa! AQUI no meu blog também tem um ebook gratuito pra você baixar e descobrir de que maneira você aprende melhor. Então CLIQUE AQUI, faça o download e faça o teste pra descobrir o seu estilo de aprendizagem. Depois me conta o resultado do teste. =)

Me conta aqui também se você gostou das dicas e compartilhe com seus amigos! =)

See You!

 

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.