Hoje trarei uma dica de pronúncia que irá te ajudar muito. Quase todo mundo que está aprendendo inglês se depara com essa dúvida quando está lendo uma palavra que contenha a letra “i”: “Como eu pronuncio esse negócio? Será que ele é “AI” /aɪ/, será que ele é “I” /ɪ/, ou será que ele é um “I” puxando para um som de “E” /eɪ/

Acredite. Essa é uma dúvida global! Eu mesma quando estava estudando para destravar meu inglês me deparava com essa dúvida cruel até entender que existe um certo padrão que com o estudo, prática e repetição você acaba “pegando o fio da meada”.

E esse é um problema global. Todos os não nativos acabam tendo essa mesma dificuldade. Em Londres quando eu atendia clientes na loja onde eu trabalhei, me lembro de ouvir muito não nativos de muitos países e que possuíam o inglês não tão fluente, cometerem erros como pronunciar TO GIVE como TO GAIVE. As vezes eu tinha que parar um segundo pra entender que era TO GIVE por causa do contexto. (O contexto sempre te salvará, :D).

O problema mesmo é que o inglês é uma linha muito antiga e que foi absorvendo palavras de muitas outras línguas como o Alemão, Francês, Latim, Italiano, Grego e por aí vai. E o que acontece é que em alguns casos, a pronúncia em inglês acaba seguindo a mesma regra da língua original de onde ela foi derivada ou herdada. Por exemplo, é comum que as palavra que vieram do Latim tenham a pronúncia do “I” realmente como “I” /ɪ/ como em ignition/ɪgˈnɪʃən/.

E conversando com alguns nativos sobre essa questão da letra “I”, a real é que eles não estudam a pronúncia, apesar de terem aulas sobre isso também, eles acabam memorizando e é uma coisa que eles “sabem por saberem”. Se quiser se aprofundar verá que existe uma diferença, se for se for fazer um estudo linguístico, entre o Middle English (Inglês Clássico) e o Modern English (Inglês Moderno).

“Ah, Ina! Então vou ter que estudar várias palavras, repetir um montão, praticar infinito pra dominar esse trem?”

YEAP! Repetição aqui vale ouro!

“Não tem uma regrinha mágica pra ajudar? Um receitinha malandra pra eu saber a pronúncia sem precisar estudar e praticar?”

Nope. Você precisa praticar bastante. Essa é a receita mágica.

Mas eu posso afirmar para você que com o tempo, você vai entender alguns padrões e com isso, automaticamente vai acertar a pronúncia que se encaixem nesses padrões, mesmo que nunca tenha lido ou pronunciado aquela palavra.

Uma dica que eu dou é que se você tiver dúvidas sobre a pronúncia de uma palavra procure usar sites como o forvo.com, Google Tradutor (translate.google.com) entre outros.

E com a prática você vai notar que  própria escrita das palavras pode te auxiliar nesta questão. Por exemplo, o verbo WRITE /rt/ é pronunciado como “AI” /aɪ/, mas o verbo WRITTEN /ˈrɪtən/, o particípio de write tem som de “I”. Observe:

Write. Written.
Escrever. Escrito

 

Mas então como descobrir se a pronúncia é  AI ou I? Pay attention!

Tenha em mente que o som nunca será de “AI” /aɪ/ quando a vogal for seguida por uma consoante dobrada, como os dois Ts da palavra WRITTEN. Vamos ver mais alguns exemplos para ver como isso funciona na prática:

Bite /baɪt/. Bitten /ˈbɪtən/.
Morder. Mordida.

 

Trigger /ˈtrɪgər/.
Gatilho.

 

Tribe /traɪb/.
Tribo.

 

Dizzy /ˈdɪzi/.
Tonto.

 

Dice /daɪs/.
Dados.

 

Finger /ˈfɪŋgər/.
Dedo.

 

Ride /raɪd/. Ridden /ˈrɪdən/.
Passeio. Montar.

 

Wine /waɪn/.
Vinho

 

Winner /ˈwɪnər/.
Vencedor.

 

Conseguiram perceber a diferença? É claro que existem regras e aqui eu não quis explorar toda a engenhoca por trás porque nem os nativos estudam a pronúncia da letra “I” indo olhar regras (eles aprendem a pronúncia de milhares dessas palavras e sabem qual é a pronúncia correta e pronto.).

Até porque como eu disse antes, existe uma diferença entre o Inglês Clássico e o Inglês Moderno que complica a coisa até para quem nasce e aprende inglês como sua primeira língua. 

Por isso veja e reveja quantas vezes precisar os exemplos desse post para você entender onde estão os padrões.

E para ajudar ainda mais com seus estudos de pronúncia, eu escrevi um artigo completo e cheio de exemplos imperdíveis para você dominar o famoso MAGIC E. Com certeza esse artigo vai te ajudar demais nos seus estudos de pronúncia. Então confere ele também, combinado? 

Aproveite e me siga nas redes sociais, participe das nossas lives todas as terças-feiras e entre para o meu canal do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo:

TOQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DO TELEGRAM

E lembre-se de compartilhar com quem você conhece se tiver gostado do material! 🙂

Stay Strong,

 


Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by Kit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo:

Inamara Arruda
English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.