HI THERE!!! Procrastinação. Quem nunca?
Procrastinação é um tema que já faz tempo que quero falar a respeito. Vamos simular aqui uma situação e veja se você se identifica: Eu tenho um problema serio com procrastinação, eu já deveria ter começado esse texto para colocar aqui no blog, mas eu ainda não comecei. Eu quero escrever esse texto porque é algo que eu gosto, mas por algum motivo eu fico esperando o momento perfeito, o clima perfeito, o silêncio perfeito. Para não ficar sem fazer nada eu vou fazer outra coisa menos importante. Só que aí eu fico irritada porque não fiz o que devia fazer. Aí eu fico mal e fico triste. Só que ai eu não faço nada, porque eu estou triste. E antes de fazer esse vídeo e esse texto eu pensei “isso é algo que muita gente passa, né? Mas como falar sobre procrastinação?” Bom, eu sentei na mesa pra escrever a respeito e me inspirar e eu olhei e pensei “nossa quanta poeira nessa mesa” não dá pra escrever assim. Então eu fui na lavanderia pegar produtos de limpeza e meu cachorro tava no caminho e ficou de barriguinha pra cima, não dá pra deixar isso passar, né? Aí eu fiquei alí acariciando a barriguinha dele uns 40 minutos…

Bom, alguma semelhança com a realidade? Com certeza, até com a minha (apesar de eu não ter cachorrinho ainda 🙁

Mas afinal, o que é a procrastinação? É o ato de não fazer o que você tem que fazer! E por que não fazemos? Simples, em algum nível você acredita que agir naquele momento será mais doloroso do que adiar, ou seja, naquele instante você associa mais dor ao ato de fazer o que é necessário do que a perda da oportunidade. Para muitas pessoas o medo da perda é muito maior que o desejo de ganhar.

Tem uma frase do Antony Robbins que se encaixa aqui:

“O segredo do sucesso é aprender como usar a dor e o prazer, em vez de deixar que usem você. Se fizer isto, estará no controle de sua vida. Se não fizer, é a vida quem controla você”.

Mas por que as pessoas podem experienciar dor e mesmo assim não mudar? Porque não experimentaram dor suficiente ainda, não atingiram o que o Tony Robbins chama de LIMIAR EMOCIONAL.

Todos nós já experimentamos situações na nossa vida que a gente diz “CHEGA! ISSO TEM QUE MUDAR AGORA!” Aí a dor se torna nossa amiga e nos leva a agir e produzir resultados. Portanto, as lições mais importantes que aprendemos na vida são as que criam dor ou prazer. Isto é muito pessoal então você tem que se autoconhecer, beleza?

Segundo o livro “Desperte Seu Gigante Interior” de Antony Robbins nós não somos guiados pelo que sabemos intelectualmente, mas sim pela maneira como aprendemos a associar dor e prazer no sistema nervoso. São as neuroassociações, ou seja, as associações que estabelecemos no sistema nervoso, que determinam o que faremos. Embora muitos queiram acreditar que é o intelecto que nos guia, na verdade são as nossas emoções, as sensações que vinculamos aos pensamentos, que realmente nos guiam. Então para que uma mudança seja permanente nós temos que vincular dor ao comportamento antigo, e o prazer ao novo comportamento.

A procrastinação aparece em 3 formatos:

1 – Muitas distrações. Instagram, Twitter, Facebook, Snapchat, Youtube. As redes sociais, por exemplo, são uma forma maravilhosa de nos conectarmos mas devem ser utilizadas com presença e consciência.

2 – Síndrome do “ainda não”. Eu ainda não posso fazer isso porque____ (complete a frase): ainda não estou pronto, ainda não fiz aquele curso, ainda não tenho dinheiro, ainda não tenho apoio, ainda não tem tecnologia suficiente…..cri cri cri… Use a informação que você tem e as ferramentas que você tem e vai!!! E tem o “ainda não sou como fulano”. Não compare o seu capitulo 1 ou 2 com o capitulo 20 ou 30 de alguém! Há uma expressão muito bacana que um dia ouvi de alguém que é “Não compare seus bastidores com o palco de alguém”. Você não sabe as lutas que aquele pessoa trava nos bastidores dela. O que você vê, muitas vezes é a estrela no palco. Mas será que ela não é exatamente igual a você nos bastidores. Cuidado com comparações. Se comparar com alguém de forma a se autodepreciar é a forma mais rápida para você se sentir triste.

3 – Perfeccionismo. Aqui vem embutido um “eu não sou bom o suficiente”. Deixa de ser virginiano, meu filho! (rsrsrs) Estamos juntos nessa! Acredite! Eu já passei e ainda passo por todos esses tópicos, mas nesta aqui eu aprendi que nós nunca estaremos totalmente “prontos”, a ideia da perfeição é uma ilusão. Você sempre vai ter algo a melhorar e isso é bom, né? Já pensou que chato não poder melhorar nada? 😉 Já ouviu a expressão: “Antes feito que perfeito?”… éééé… bom, se você é médico ou engenheiro de avião, essa frase não se aplica muito, mas você entendeu a ideia, certo?

Se você se encaixou nesses três padrões, não se preocupe, muitos se encaixam em um ou mais dele. E pra tentar sair dessa, tem duas dicas simples que você pode seguir:

Primeiro: aceite onde você está neste exato momento, tenha compaixão por esta parte sua que esta tentando te proteger. Não adianta querer ser produtivo sem entender realmente o seu porquê, o que te motiva e como você se auto sabota. Pare por uns minutinhos, se observe, se escute, veja onde dói, entenda o que te impede de fazer o que precisa ser feito, okay? Qualquer coisa, manda mensagem aqui pra tia Ina que a gente conversa.

Segundo: fortaleça a sua base e mantenha sua mira em foco. Não adianta apontar a arma pro alvo e olhar pro lado. Foco! Foco! Foco! E a melhor forma de manter seu foco é saber dizer “NÃO”. As pessoas mais bem sucedidas no mundo são as que mais dizem “NÃO”. Mas não é dizer “NÃO” para tudo, mas sim pra tudo o que te tira do seu propósito, do seu objetivo.

E com você? Você procrastina muito? Sofre com isso? Já sentiu que perdeu algo porque não tomou atitude e entrou em ação? Conta aqui nos comentários… Se esse vídeo e esse texto fazem sentido pra você se inscreva lá no canal e compartilhe com seus amigos!

With Love,
INA


 

Quer Fazer Parte da Lista VIP?

Ao assinar, você se tornará VIP e se juntará a milhares de outros estudantes que recebem em primeira mão conteúdos inéditos e exclusivos, além de receber, antes do público em geral, os e-books e outros materiais que eu crio e disponibilizo primeiro para quem é VIP. E tudo o que eu enviar através desta lista você receberá de GRAÇA! Você não paga nada pra fazer parte da nossa lista VIP.

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit