Hi There!Eu quero conversar com você sobre um assunto muito importante e que provavelmente está te impedindo de avançar nos seus estudos. Muitas vezes na vida nós acabamos perdendo muito tempo fazendo coisas que não nos trazem resultados e vamos deixando coisas importantes de lado ou até pensamos “ah deixa, amanhã eu vejo isso”, “depois eu estudo”, “não estou com muita vontade de estudar/de ir na academia” ou “agora eu vou ver essa série e depois eu estudo, juro, só mais um episódio!”

Tudo isso tem um nome, mais conhecido como o ato de Procrastinar. Você já está familiarizado com esse termo?

Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois. O problema disso é que enquanto deixamos para depois, o tempo vai passando. Quando você deixa de estudar inglês para fazer outra atividade, você está dando prioridade a essa outra atividade que te trará resultados diferentes. Então um dos pontos chave para evitar a procrastinação é você definir um FOCO. Saber qual é a sua prioridade vai te ajudar muito a chegar no seu objetivo e parar de perder tempo com coisas que não são tão fundamentais assim.

O adiamento de algumas tarefas não é necessariamente algo ruim, desde que você tome as rédeas e o controle disso ou isso vai tomar conta de você. Por exemplo, você pode muito bem decidir que você vai deixar pra estudar amanhã porque hoje você está muito esgotado, teve um dia muito difícil e não vai conseguir ter um estudo produtivo, porém, se quando esse “amanhã” chegar, você tiver um outro motivo para não estudar novamente, significa que você está deixando a procrastinação dominar você.

E o que você perde com isso? É até difícil mensurar a falta que o aprendizado do inglês pode trazer de resultados para a sua vida, você pode perder a oportunidade de emprego dos seus sonhos, você pode ver aquele colega ser promovido ao invés de você (mesmo sabendo que você tinha mais habilidades para o cargo), você pode se sentir frustrado ao precisar de ajuda para traduzirem tudo para você em uma viagem, você pode ficar se sentindo para trás em relação ao mundo porque você deixou de lado o estudo e o aprendizado do idioma predominante no mundo…se você não sabe inglês nos dias de hoje você simplesmente “ficou para trás”. Triste porém a nossa realidade.

Veja bem, não há problema algum em fazer outras atividades, porém você precisa definir o que é prioridade na sua vida para deixar de perder oportunidades importantes PRA VOCÊ.

A procrastinação na hora de estudar não é culpa sua, isso acontece porque você aprendeu a vida inteira a estudar do jeito errado, de um jeito massante, que faz você pensar “nossa, que negócio chato”, “lá vou eu ver o verbo to be de novo”, “esse idioma não é pra mim”, “eu não gosto de inglês”, “não vou aprender inglês”,
“estou no brasil e vou falar português” ou até “só quero aprender porque meus chefes mandaram, mas é muito chato”.

Vamos tirar tudo isso da sua cabeça, e vamos tirar agora! Aprender Inglês NÃO tem que ser massante e não tem que ser chato, você não precisa odiar o inglês. E essa é a primeira dica que vai fazer você deixar de procrastinar na hora de estudar inglês. Acredite, ESTUDAR É LEGAL, só vai te trazer resultados incríveis. Tudo que você precisa fazer é se conectar emocionalmente com sua meta, então busque por assuntos que já te interessam em português, só que em inglês. Imagine só você trabalhando com o que você ama em outro país, ou até fazendo negócios “lá fora”. Imagine você fazendo um curso na sua área (em inglês) e conhecendo pessoas incríveis e que te inspiram. Imagine você fazendo uma viagem incrível, interagindo com o local, conhecendo a cultura e as pessoas sem depender de ninguém para traduzir as coisas para você. Se conecte emocionalmente com seu goal! 

Em uma palestra do TED Talks, Tim Urban conta um pouco sobre a experiência de procrastinação e como deixamos tudo para última hora. Ele chama de Procastination monkey o ato de deixar as coisas para o ultimo momento. Assista o vídeo aqui.

Outra dica é: observe o que você está perdendo por não aprender inglês, por deixar para última hora. Há muitas palestras, conteúdos excelentes e produtivos como os vídeos do TED Talks, eles geralmente são em inglês e você está perdendo acesso à um conteúdo incrível. Então se pergunte agora: O que você perde ao não estudar e adquirir um novo idioma? Liste tudo que puder! E em seguida faça outra lista, se pergunte: “o que eu ganho ao adquirir esta nova habilidade? Agora veja ao contrário, perceba o que você ganha ao não estudar e o que você perde ao chegar no seu objetivo. O exercício de “perdas e ganhos” pode te ajudar a entender onde está a raiz na sua procrastinação e auto-sabotagem. Tudo na vida tem perdas e ganhos. Faça esse exercício e depois me conta nos comentários.

Acima de tudo, defina metas. Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.

Organize um cronograma de estudos. Compre uma agenda. Seja organizado. Isso vai te ajudar a ter clareza do que você precisa fazer e vai tornar o processo de “sentar para estudar” mais fácil e agradável.

Outra premissa: qualidade, não quantidade. Não pense: “ah, eu vou estudar tudo de uma vez e me livro logo disso!”. Estudar tem que ser prazeroso, você não precisa ficar decorando nada, você precisa absorver o conteúdo e entender o que está sendo estudado. E acredite, isso pode sim ser muito prazeroso!

Livre-se das distrações. Na hora de estudar, coloque o celular em “modo avião”, feche a porta do quarto, coloque um fone de ouvido se for ver aulas online, pegue uma garrafa de água, papel e caneta e ative o “modo AULA”. Esqueça o mundo lá fora e se entregue à atividade que você se propôs a fazer.

E sempre comemore! Depois de vencer a procrastinação, de conseguir sentar e se dedicar ao seu estudo, sinta-se contente e realizado por ter conseguido, a gratidão traz benefícios incríveis e uma sensação tão boa que você vai querer sentir de novo. E vai sentar pra estudar mais uma vez!

Esteja confortável, escolha um lugar tranquilo e agradável que te ajude a manter sua concentração, isso também vai ajudar.

E o mais importante…Comece!

Eu espero que essas dicas possam te ajudar e que você possa ver com clareza qual é o papel da língua inglesa na sua vida. Quais são os benefícios que aprender inglês trarão para você? Se pergunte, eu realmente não tenho tempo para aprender? Eu realmente não gosto de inglês? O inglês realmente não é para mim? Comece a se fazer essas perguntas e eu tenho certeza que as respostas vão te ajudar a se dedicar um pouquinho todos os dias para estudar e atingir o seu objetivo.

Lembre-se, você é o piloto, o motorista da sua vida e não o passageiro.

See you,

Ina


 

Quer Fazer Parte da Lista VIP?

Ao assinar, você se tornará VIP e se juntará a milhares de outros estudantes que recebem em primeira mão conteúdos inéditos e exclusivos, além de receber, antes do público em geral, os e-books e outros materiais que eu crio e disponibilizo primeiro para quem é VIP. E tudo o que eu enviar através desta lista você receberá de GRAÇA! Você não paga nada pra fazer parte da nossa lista VIP.

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit