EU QUERO APRENDER INGLÊS PARA CRESCER NA CARREIRA

Se você caiu aqui nessa página é porque quer usar o inglês para crescer na sua carreira, ser mais produtiva, conquistar novos patamares profissionais e, obviamente, ganhar mais por isso. Talvez isso venha através de um emprego em uma Multinacional, ou se já está em uma Multinacional, talvez o que você quer é uma promoção e poder ser uma das pessoas que conseguem conversar com “gringos” seja em um jantar ou em uma reunião.

Mesmo que você não esteja em uma Multinacional, hoje, atualmente milhares de empresas brasileiras já fazem negócios no exterior via exportação ou importação. E pelo menos umas 150 empresas nacionais de médio e grande porte estão efetivamente rodando operações em outros países. Só Indústrias, de acordo com a CNI, são pelo menos quase 50 empresas. É um número baixo, mas se pensar inversamente, os números são gigantescos. Pense nas multinacionais estrangeiras com operação aqui, o número é enorme, não é? Basta pensar em todas as empresas automotivas que você conhece (Ford, Volks, Fiat, GM, Hyundai, Honda, etc), ou pensar em todas as empresas químicas (BASF, 3M, Unilever, etc), ou de tecnologia (Microsoft, Facebook, Google, etc), ou mesmo de alimentos (Nestlé, Coca-Cola, Grupo Pepsico, Bunge, etc) e você verá que o número de empresas onde com certeza o inglês é importante, será gigantesco. E sabemos que em muitos casos, os melhores salários estão lá.

Um amigo me contou, e juro que é verdade, que recentemente ele foi ver no mural de vagas da empresa onde ele trabalha, que é uma Multinacional, quantas vagas exigiam inglês e quantas não exigiam. Ele no caso, já fala inglês muito bem, mas quis checar isto para me contar depois. Lá no mural estavam 12 vagas anunciadas em diversas áreas da empresa e em diversos níveis, desde vagas em nível júnior até vagas em nível sênior. Das 12 vagas, apenas uma única vaga não exigia o inglês. Uma única vaga em 12. E esta vaga era para Auxiliar de Contabilidade com um salário por volta de apenas R$ 2 mil reais e com atribuições simples como receber Notas Fiscais e processar relatórios de despesa de viagem. Obviamente que este é um bom emprego para uma grande parte da população que ganha apenas um salário mínimo ou está desempregada e desesperada por emprego. E com certeza é um emprego digno. Mas, antes de concluir qualquer coisa, saiba que no mesmo mural, havia uma outra vaga para Analista Contábil Jr., ou seja, para alguém em início de carreira, talvez recém saída da faculdade, que a única diferença para a vaga de Auxiliar Contábil, em termos de exigência era o Inglês. Somente isto. O resto era muito parecido em termos de requisitos, mas mudava o fato desta segunda vaga requisitar o Inglês e com isso essa posição tinha algumas atribuições mais interessantes como preparar relatórios, fazer análises de dados para ajudar a controladoria, etc. Poréééééém, o salário era de R$ 5,5 mil reais. Ou seja, a empresa pagaria mais que o dobroooooo só se a pessoa soubesse falar o Inglês. Quer dizer que a mesma menina ou menino que estivesse disputando pela vaga de Auxiliar contábil, poderia disputar a outra vaga se soubesse falar Inglês e com isso ganhar mais que o dobro, ou quase 3X mais que a primeira vaga.

“Em média, quem fala inglês ganha até 61% mais que alguém na mesma posição, mas com conhecimento básico do idioma!”

Vou repetir, porque quando eu ouvi isso, confesso que também fiquei surpresa: Só de falar inglês, alguém no começo de uma carreira contábil (por exemplo, recem-formada na faculdade) em uma multinacional poderia, ao invés de se tornar uma Auxiliar Contábil, conquistar a posição de Analista Contábil Jr e com isso ganhar entre 2X e 3X o que ganharia se não falasse inglês!!!!

Sei que você não duvida disso porque já deve ter visto a quantidade de ofertas de empregos em Multinacionais que exigem o inglês e que com certeza quem fala Inglês, ganha mais e tem mais chances de viajar para fora pela Empresa. Segundo uma matéria que saiu no G1 (clique aqui para ver), em média, quem fala inglês ganha até 61% mais que alguém na mesma posição, mas com conhecimento básico do idioma! Simples assim!

Eu mesma tenho amigos pessoais que já me confessaram que perderam promoções ou oportunidades de emprego porque o inglês era obrigatório em nível avançado. 🙁

só 5% da população brasileira fala inglês, mas eu ainda acho que esse número é bem menor que isso.

Infelizmente, só 5% da população Brasileira fala inglês. Porém, eu acredito que esse número é bem menor quando a gente pensa em quem fala BEM o inglês. Eu vejo cada gerente e diretor de empresa que diz que fala inglês, mas que fala muito, mas muuuuuuito mal, gente.

Então, na minha opinião, o Brasil deve ter talvez 1% de pessoas que falam inglês bem.

O outro problema, é que conforme você sobe os níveis hierárquicos de uma empresa, você descobre que a maioria das pessoas (pelo menos em Multinacionais) falarão inglês. Logo, se você quiser crescer, vai ter que dominar esse idioma.

E, honestamente, mesmo em uma Startup o inglês já é fundamental. Há algum tempinho atrás tive algumas experiências com Startups brasileiras e em todas o inglês era presente na galerinha porque eles tinham muito contato com outros jovens lá de fora e mentores internacionais.

aprender inglês é super possível!!!

Mas antes de você começar a se desesperar ou ficar triste, pare por um instante e saiba, antes de mais nada que aprender inglês é super possível, e eu estou aqui para te ajudar.

Por isso, vou separar alguns vídeos para te ajudar a hackear algumas áreas do seu aprendizado e te ajudar a destravar isso aí. Fique ligada ou ligado nos seus e-mails porque vou enviar algumas coisas bem legais!!!

Bora aprender comigo e ser uma Fast Mover>>?

Então te vejo logo mais!

See You!!!