GLOTTAL STOP
GLOTTAL STOP

Hi there! Quero conversar aqui com você sobre um assunto que nunca foi mencionado nas aulas de inglês que eu participei por tantos anos, tanto na escolinha de inglês (onde estudei por 5 anos) quanto no colégio (que era um colégio particular).

Eu aprendi muita coisa na prática e uma delas foi sobre o glottal stop – oclusiva glotal” e eu confesso que tive muitas dificuldades ao me deparar com algo tão comum no dia a dia (pelo menos em Londres, que foi onde vivi, mas acontece no inglês americano também).

Ao reparar a falta do T (dentre outros sons) em diversas palavras eu fui procurar saber um pouco mais sobre aquele fenômeno e somente então eu entendi que realmente se tratava de uma maneira diferente de pronunciar as palavras. Mas eu nunca tinha ouvido falar enquanto estudava, eu só aprendi porque era inevitável reparar na forma como eles pronunciavam, já que era tão comum.

Esse som acontece porque o espaço entre as dobras vocais é chamado glote e essa “parada glotal” é quando você abre e fecha rapidamente a abertura das cordas vocais. É mais ou menos o que acontece quando tossimos de leve e a garganta se fecha brevemente, o que interrompe o fluxo de ar. Essa interrupção no fluxo de ar acontece quando dizemos “ô ôu” (uh-oh!) como uma interjeição ou um “ops”. Quem lembra daquele som do ICQ? =) Algumas palavras onde vc pode encontrar essa particularidade:

🔸Mountain
🔸Button
🔸What
🔸Setup
🔸Forgotten
🔸Partner
🔸Forbidden
🔸Britain
🔸Better
🔸Little
🔸Bottle
🔸Water

 

Esse exemplo acima no vídeo, da “pequena garrafa de água“, é um clássico. Meu primeiro trabalho em Londres foi em um pub e já de primeira eu ouço essa! É claro que eu não entendi e pedi ajuda para um colega. O cliente me pediu uma pequena garrafa de água e eu simplesmente não entendi. Que mico! Preste atenção:

BRITÂNICO

🔸A little bottle of water.
   [ə ˈlɪtl ˈbɒtl ɒv ˈwɔːtə]

 

AMERICANO

🔸A little bottle of water.
   [ə ˈlɪtəl ˈbɑtəl ʌv ˈwɔtər]

 

Fonte: https://tophonetics.com

Veja só como eles usam esta particularidade nesta entrevista:


Post completo do The Guardian AQUI.

Então já fica aqui a dica pra você. Comece a prestar atenção na maneira que essas palavras são pronunciadas com sotaques diferentes. Isso vai facilitar MUITO a sua compreensão e claro, a sua fala 🗣

Fiz um vídeo em Londres também sobre esse assunto:

 

E aí, agora não tem mais como errar, você já aprendeu essa! AQUI no meu blog também tem um ebook gratuito pra você baixar e descobrir de que maneira você aprende melhor. Então CLIQUE AQUI, faça o download e faça o teste pra descobrir o seu estilo de aprendizagem. Depois me conta o resultado do teste. =)

Me conta aqui também se você gostou das dicas e compartilhe com seus amigos! =)

See You!


 

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit