Hi there! Senti uma certa urgência em falar desse tema pois vejo inúmeras pessoas cometendo os mesmos erros na hora de aprender um novo idioma. Não adianta você aprender um monte de coisa antes de alinhar a base. Então antes de qualquer coisa, precisamos esclarecer os 5 erros fatais que vão te impedir você de ter sucesso nos estudos. São eles:

 

  • TER PRESSA: E aqui eu diria pressa/ansiedade. Eu não sei porquê, mas a grande maioria das pessoas que iniciam uma jornada de aprendizado de idiomas tem uma expectativa surreal de que após 3 ou 4 aulas já deveriam assistir filmes sem legenda ou ligar para o amigo gringo e sair falando. Isso não existe. Toda e qualquer habilidade requer TREINO e treino requer TEMPO. E acima de tudo você precisa de PERSISTÊNCIA. É possível que estudando todo dia com a metodologia certa você irá “economizar” alguns anos de estudo, mas ainda não será da noite para o dia. Quantas aulas de piano são necessárias para se tornar um bom pianista? Em quanto tempo é possível ter um corpo “fit” cheio de músculos? Depende. Depende do estágio em que você está agora, depende do quanto se dedica e também a frequência do seu treino. Não há fórmulas mágicas. Seja paciente e observe seus micro-sucessos. A cada coisa nova que aprende, a cada nova fase do aprendizado, esteja presente e seja capaz de dar parabéns a si mesmo e se encorajar durante o caminho.

 

  • NÃO TER RESPONSABILIDADE: É essencial que você tome as rédeas do seu aprendizado. Não espere que o professor, o curso ou o livro transfira o conhecimento direto para o seu cérebro. Estes são meios para o aprendizado, mas vá além, seja curioso, tenha uma atitude pró-ativa e acima de tudo, trabalhe sua autonomia.

 

  • COLOCAR A GRAMÁTICA ANTES DE QUALQUER COISA: Para aprender um novo idioma você não precisa saber gramática. Ponto. Quando você aprendeu português, sua mãe não te disse o que era verbo, adjetivo, advérbio, etc. Você foi aprendendo alguns padrões da língua conforme a exposição. Se você quer falar outro idioma da maneira adequada o processo é o mesmo. A gramática surgiu depois que a língua já existia, já era falada. Um dia alguém foi lá e “deu nome aos bois”. A gramática ajuda a padronizar certos conceitos e facilita na hora de escrever, se você é um jornalista e precisa destes padrões para seu trabalho, por exemplo, a gramática será essencial. Mas no início, quando você está focando em aprender o inglês para se comunicar, estudar a gramática não é tão relevante assim.

 

  • TER MEDO DE ERRAR: É comum e natural nos sentirmos inseguros ou com vergonha na hora de falar em inglês, esse não é o problema. O problema é quando você permite que o medo domine você. Errar é normal e faz parte do processo (perfeccionistas podem grifar essa frase!). As crianças aprendem com facilidade porque elas não tem medo de errar, elas arriscam sempre, pois não estão condicionadas a crenças limitantes.

 

  • ACHAR QUE UM DIA VAI SABER TUDO: Vejo alunos buscando o curso ideal para aprender inglês em apenas 300 horas, 2 meses ou mesmo 6 meses. Não existe um aprendizado que dure apenas um certo período de tempo onde você não precisa estudar depois. Por mais que seu desempenho tenha sido excelente no período intenso de estudos, se você não manter o contato com a língua você vai acabar esquecendo muitas coisas, não vai renovar o vocabulário, além de perder a confiança e a dinâmica na hora de falar. Não sabemos tudo no português, quem dirá em um novo idioma.

 

  • Aprenda algo novo sempre!
    Aprender deve ser divertido! É um mundo novo recheado de conhecimento que se abre à sua frente. Qualquer que seja o assunto que te interessa, busque sempre se informar sobre novas formas de abordar esse assunto, em inglês. Tem muita coisa bacana rolando lá fora, novas idéias, novas formas de ver o mundo, inovação, tendências… informação é poder!
    .

E aí? Gostou da dica? Deixe aqui nos comentários o que você acha sobre o assunto e compartilhe com seus amigos!.

Stay Strong.

 

Inamara Arruda
Teacher
Bárbara Oliveira
Editora-Chefe

 

 

 


 

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.