O ano começa e você escolhe várias metas para cumprir ao longo dele, chegar ao final cumprindo todas é o maior desafio.

O que acontece, e isso ocorre bastante, é que você começa super animado para cumprir as metas, porque elas vão te levar até seu sonho, mas os meses passam e você vai esquecendo de fazer o que precisa ser feito para chegar lá. E quando chega o final do ano: você não cumpriu nem 50% do que se propôs a fazer.

E olha, já estamos no meio do ano. Como está essa lista de planos que fez no começo do ano?

Começou a comer melhor?

Começou (e continuou) a academia que se propôs a fazer?

Começou (e continuou) com os planos de se tornar fluente?

E antes de achar que só você tem isso e que parece que todo mundo ao redor magicamente consegue cumprir as metas que planejou menos você, deixa eu te dizer: “Calma!”. Isso é mais comum do que imagina.

Acontece que a maior parte das pessoas acham que só escrever o objetivo final é o suficiente, e a verdade é que não é! Existem diversas técnicas que podem te ajudar como um cronograma claro do que fazer, um método de mapeamento do que está te atrasando ou potenciais recursos que poderiam ser aplicados e que você já possui, mas que não estão claros para você ainda.

E se você é um Fast Mover, lá dentro do CIIA, você tem acesso a todas as técnicas e ferramentas que usamos para acelerar a aquisição da fluência.

Mas se você ainda não é um Fast Mover, vai ser inviável explicar tudo aqui em um artigo, mas hoje irei falar de um ferramenta chamada SMART e que é muito usada em locais de alta produtividade como a Amazon, por exemplo.

E pode até ser que você já ouviu falar dela, mas é bem provável que se ela não faz parte da sua vida, é porque você não entendeu como usar isso de forma eficiente.

O modelo SMART foi criado por Peter Drucker. O método funciona como uma espécie de checklist, onde cada meta é avaliada com o intuito de entender se ela possui os requisitos para obter o resultado desejado.

Na palavra SMART, cada letra tem um significado:

Specific (Específico); Measurable (Mensurável); Attainable (Alcançável); Relevant (Relevante); Time based (Baseada em um prazo).

Vamos falar de cada uma delas?

Specific – Específico

A sua meta precisa ser específica. É necessário que você tenha clareza sobre o objetivo que quer alcançar. Essa é a hora de não ser subjetivo. O que você espera alcançar com essa meta? Por que essa meta é importante? De qual forma ela será alcançada?

Measurable – Mensurável

Ter uma meta mensurável é importante para que você consiga acompanhar o seu progresso e identifique se ela foi alcançada no final. Que resultado esperar com essa meta? Como esse resultado pode ser mensurável? Em quanto tempo a meta deve ser alcançada?

Attainable – Alcançável

Ao criar uma meta, você precisa entender se ela pode ser atingida. É aqui que separamos a ficção da realidade, ou seja, sua missão é estabelecer algo que seja realmente viável.

Essa é uma etapa muito importante, porque se você tem uma meta que não pode ser alcançada, isso irá te desmotivar e você ficará frustrado. Para que isso não aconteça, pergunte-se:

Com base no meu histórico, é possível atingir essa meta? Algo parecido já foi uma tentativa? Quais foram os resultados? O que pensam as pessoas envolvidas nessa meta?

Relevant – Relevante

A relevância da sua meta é importante para te manter motivado. Então, pergunte-se: Como eu e as pessoas envolvidas serão impactadas pela meta? É um bom momento para ir em busca da meta? Há prioridades que podem ser prejudicadas por essa meta?

Time based – Baseada em um prazo

Confia em mim, nada que você fizer sem um prazo vai ser executado de forma eficiente. Ter no mínimo uma noção de quanto tempo você precisa dedicar para que possa cumprir tal tarefa te ajuda a de fato cumprir a tarefa.

Minha dica é: teste. Faça um teste para ver quanto tempo leva para fazer cada atividade necessária e assim você pode colocar um prazo final para a sua meta.

Caso o seu teste inicial não esteja de acordo, ajuste e assim por diante. Tudo é teste!

Espero que esse artigo tenha te ajudado a ter mais clareza para estabelecer metas na hora de estudar inglês para ser fluente!

Aproveite e me siga nas redes sociais, participe das nossas lives todas as terças-feiras no YouTube e entre para o meu grupo do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo:

E lembre-se de compartilhar com quem você conhece se tiver gostado do material! 🙂

Stay Strong.
See you! 

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo: