Hi there!

Você já deve ter ouvido de alguém que para falar inglês de verdade precisamos “pensar em inglês” e não traduzir tudo ao pé da letra. Pensar em inglês é um processo que é construído no seu cérebro e isso não acontece da noite para o dia. Contudo, essa prática é importante para acelerar o processo de compreensão do inglês, especialmente em uma conversa com outra pessoa.

O QUE SIGNIFICA PENSAR EM INGLÊS

Quando uma ideia nasce no seu cérebro ela não possui idioma. É o seu cérebro que vai expressar essa ideia através de palavras para permitir que a comunicação e a organização lógica ocorra dentro de um contexto compreensível. No nosso caso fazemos isso em português porque é nossa língua nativa. E a boa notícia é que dá sim pra configurar o cérebro pra que ele interprete a ideia que você acabou de ter na língua inglesa ou em qualquer outro idioma. Quando você alcançar esse nível sua comunicação irá melhorar de forma significativa. Logo, desde o início dos seus estudo para aprender o inglês, procure o máximo possível evitar a tradução e sim associar a ideia ao que você está aprendendo. Se for uma frase, procure associar aquela frase a ideia por trás, sempre procurando usar as palavras em inglês. E para te ajudar nisso, irei te dar algumas dicas que poderão te ajudar a reconfigurar seu cérebro para atingir este nível de domínio do idioma. Mas lembre-se que isso exige muita prática, okay? O seu cérebro precisa ser treinado.

Mas antes de te dizer o que fazer para aumentar as chances de sair do processo de tradução, eu vou te dizer O QUE NÃO FAZER:

  • Estudar gramática
    Estudar gramática serve pra outras coisas, mas não pra pensar em inglês.
  • Decorar um texto
    Não tem jeito, decorar nunca dá certo pois não corresponde a uma fala natural.
    Já diziam os sábios: Quem decora, não decola!
  • Forçar o cérebro pra pensar em inglês usando comando em Português
    Não adianta ficar “forçando” pensar em inglês usando seu raciocínio em português. Pensar em inglês vem após um processo de reconfiguração das suas sinapses. E isso exige muita prática.

Agora, vamos às dicas que vão te ajudar a aumentar suas chances de pensar em inglês:

Ouvir ou Assistir Em Inglês

Meio óbvio, né? Mas é impressionante como encontro alunos que ao invés de focar nisto estão tentando decorar as regras dos livros de exercícios de gramática. Portanto, escolha um filme que você gosta e assista ele por várias vezes, com legenda em inglês. Você irá perceber que depois da quarta ou quinta vez você nem precisará mais da legenda para algumas cenas, pois você já começará a se familiarizar com algumas palavras e expressões. Quando chegar nesse momento, experimente tirar a legenda. E lembre-se de sempre tentar imitar a fala que está rolando. Isso tem um poder enorme de criar novas sinapses para processar a língua no seu cérebro.

Não Traduzir Palavras E Frases Em Inglês Ao Pé Da Letra

Ao invés de “como traduz isso” pergunte “o que significa isso”. Assim como no português se você não sabe o significado de algo você vai no dicionário e ele vai te explicar pra você compreender o que significa, essa explicação não é uma tradução mas uma interpretação. Se for usar o dicionário para o inglês use o inglês-inglês.

Repetir Frases Em Inglês

Selecione algumas frases que você gosta e comece a repetir essas frases, mentalmente ou falando em voz alta. Sempre que puder, recrie aquela história mentalmente em inglês: o personagem fez isso, depois ele foi naquele lugar e falou tal coisa. Descreva a cena.

Usar Frases E Estruturas do Inglês No Seu Cotidiano

Sempre que tiver oportunidade USE e pratique as frases que você aprendeu. Se não tiver ninguém para praticar com você pratique com você mesmo. Quando for a algum lugar tente descrever o caminho, conte pra você como foi o seu dia, escreva no seu diário e fale sobre como está se sentindo, em inglês. Procure colocar em prática mentalmente o inglês, o máximo que puder!

Escrever Em Inglês

Antes de você colocar as palavras escritas no papel você vai ter que pensar naquela palavra e pensar na estrutura da frase. Escrever é terapêutico e em inglês a gente chama isso de journaling. Através da escrita você organiza e estrutura os seus pensamentos para que eles possam fazer sentido. Não importa se você cometer alguns erros. O que importa é que você vai forçar o seu cérebro a pensar em inglês para escrever as palavras da maneira correta. Quanto mais você fizer isso, mais natural será o seu processo de raciocínio em inglês.

Se Inscrever Para Fazer Meu Curso Online de Inglês

No meu curso  eu vou te ensinar a aprender a aprender além de facilitar seus estudos através das ferramentas de coaching. Eu irei abrir as turmas em períodos específicos, no máximo umas duas vezes por ano. Para saber quando as turmas estarão abertas, basta se inscrever no formulário abaixo.

E aí gostou das dicas? Conta aqui pra mim se você tem dificuldades de pensar em inglês ou se tem alguma dica que funciona pra você. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Stay Strong.

 

Inamara Arruda
Teacher
Bárbara Oliveira
Editora-Chefe

 

 

 


 

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.