Vamos testar uma coisa? Se alguém te perguntasse “how are you?”, o que você responderia?
Se a sua resposta foi “I’m fine, thanks, and you?” leia esse post até o final!
O reflexo dessa resposta possivelmente veio de duas vertentes: cursolândia ou escola regular, e tudo bem, não tem nenhum erro grotesco nessa resposta pronta, é só que nem tudo que nós aprendemos na escola é como as coisas são de verdade, e essa frase é mais uma prova disso.
Estou aqui para abrir seus olhos e dizer que, no campo de batalha, quando as pessoas perguntam como você está, raramente elas se importam ou querem saber de verdade. Muitas vezes elas dizem isso no lugar de “olá”, sabia?
Por isso, eu separei algumas alternativas do que dizer – e para quem dizê-las – quando te perguntarem “how are you”, tendo em vista que o ideal seria responder de acordo com a intenção da pessoa que te perguntou.
O QUE DIZER PARA ESTRANHOS
Bom, primeiro precisamos estabelecer qual nível de intimidade temos com as pessoas, não é mesmo? Por exemplo, se você for à farmácia e o farmacêutico perguntar se está tudo bem, seria no mínimo esquisito se você abrisse o seu coração, afinal ele não quer saber como você está de verdade.
Mas seria completamente compreensível dar uma resposta mais completa e detalhista se a pessoa que te perguntou foi o seu irmão ou melhor amigo(a), porque tudo se resume ao grau de intimidade.
Portanto, se algum estranho ou conhecido que você não tenha muita intimidade te perguntar “how are you”, uma alternativa seria:
Not bad.
Nada mal.
Algo que você definitivamente precisa prestar atenção é na tonalidade em que a resposta sai. Dependendo da sua intenção, “not bad” pode tanto ser uma resposta neutra como também bastante otimista!
I’m all right / All right.
Estou bem/ tudo bem.
Como eu disse, tudo vai depender da sua entonação. Se for um “all right” cabisbaixo, as pessoas podem entender como “podia ser pior mas também podia ser melhor”. Se sua resposta for mais animada, vai passar a impressão que de tudo está correndo conforme o planejado.
I’m good.
Estou bem.
Se surgir alguma dúvida quanto a gramática dessa frase, pode ficar tranquilo! Geralmente, quando nós estamos tratando de ações o ideal é usar advérbios no lugar de adjetivos, mas como estamos falando da estrutura I am, dizer good está perfeitamente correto.
Você pode ler AQUI no blog um post completo sobre quando usar adjetivo e quando usar advérbio!
O QUE DIZER PARA FAMILIARES E AMIGOS
Diferente do que vimos acima, se você der uma resposta curta e superficial, isso pode muito bem ser interpretado como algo grosseiro.
Então aqui estão algumas opções de como responder pessoas mais próximas que se importam com você e querem realmente saber o que está acontecendo em sua vida:
I’m exhausted.
Estou exausta.
I’m frustrated.
Estou frustrada.
Essa é a melhor situação possível para ser honesta e desabafar, afinal você estará perto de pessoas que te entendem e te amam, então a hora é agora!
I’m stressed out.
Estou estressada.
Essa opção é excelente para demonstrar que tem bastante coisa acontecendo com você agora e que está te colocando sob pressão.
I’m busy.
Estou ocupada.
Essa é uma resposta curta porém completa, mas é ideal que venha com uma certa “satisfação” junto, assim a pessoa não vai achar que você está a ignorando ou a tratando com indiferença. Olhe só esse exemplo:
A) How are you? B) Busy. I’m finishing my English class with Inamara Arruda, can I call you later?
A) Como você está? B) Ocupada. Estou terminando minha aula de inglês com a Inamara Arruda, posso te ligar mais tarde?
I’m okay / okay.
Estou ok.
Você deve saber que quando nós dizemos que estamos “ok”, na maioria das vezes é só para disfarçar que não estamos “ok”. Nesses casos, seus amigos e familiares devem insistir na pergunta para se assegurar de que está tudo bem e você está fora de perigo.
A) Are you sure you’re okay? Is there something going on that you want to talk about? B) I’ve been better.
A) Está certa de que está tudo bem? Tem alguma coisa acontecendo que você quer conversar? B) Já estive melhor.
Esse aqui não tem segredo, é honestidade de primeira. Quando as coisas já não vão bem e você precisa de um ombro amigo, esse é o melhor jeito de demonstrar.
Mas se você realmente não quer se explicar e nem preocupar ninguém, você pode dizer:
I’m great!
Estou ótima!
You know what? I’m great, can’t complain about anything, everything is great.
Você quer saber? Estou ótima, não posso reclamar de nada, tudo está ótimo.
I’m excited.
Estou animada.
Para ser sincera, essa é uma das minhas favoritas de ouvir como resposta, porque ela é usada para falar de coisas boas! Quando mudanças estão acontecendo, ou um bebê está a caminho, ou alguém conseguiu o emprego dos sonhos, ou que quer que seja, desde que seja algo bom, essa é a sua melhor opção para dizer.
I’m so excited! Barry proposed last night, and I said yes! We’re getting married!
Eu estou muito animada! Barry me pediu em casamento ontem a noite, e eu disse sim! Nós vamos nos casar!
Viu só? A chave é dar às pessoas um pequeno resumo com detalhes do que está se passando na sua vida naquele momento.
Agora eu tenho uma pergunta para você: How are you? Me diga nos comentários o que está passando na sua vida!
Aproveite e me siga nas redes sociais. Participe das nossas lives todas as terças-feiras no YouTube e entre para o meu grupo do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo!
Stay Strong. 😉
Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/