Hi There!  Você já pensou em morar fora do Brasil, ou ao menos imaginou como seria morar fora em um país de outra língua, mas aí parou e pensou: Eu não falo inglês, lascou? Então esse post é para você.

Nesse post eu quero conversar com você que já pensou em morar fora ou ainda vai pensar nisso… Pode acontecer, de repente te dá uns cinco minutos e do nada você acorda de manhã pensando “chega de Brasil, partiu mundo”?

De repente pode acontecer com você de estar de boa tocando sua vida calmamente e seu chefe te liga falando que conseguiu aprovar sua mudança, seu processo de expatriação para outro país, já pensou que maravilha?

Mas e aí? Para onde você vai? Se não for para Portugal, as chances de precisar do inglês são muito altas e aí eu te pergunto, “como está seu nível de inglês”?

Hoje há mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo que falam esse idioma… Em mais de 50 países o Inglês é a língua oficial, em muitos outros é a segunda língua mais falada e não há indicações de que isso vá mudar.

Hoje o inglês é a língua dos negócios e das viagens e há mais falantes que não são nativos do que falantes nativos, afinal até entre países vizinhos o pessoal se comunica em inglês.

Por exemplo, a Finlândia é vizinha da Suécia, mas eles não falam a mesma língua e quando eles vão bater um papo, trocar uma ideia, tomar uma cerveja juntos, a língua que eles irão usar será o inglês, mesmo que seja para ficar contando piadas a noite inteira ou falar de assuntos importantes como o futuro da Escandinávia…

Percebeu? Eles irão usar o inglês mesmo não sendo americanos ou britânicos ou canadenses.

E isso acontece em inúmeros países todos os dias. Centenas de milhões de pessoas que não falam inglês nativamente estão trocando ideias, experiências, se relacionando, enriquecendo culturalmente uns aos outros através da comunicação em Inglês. E se adicionarmos aqui a galera que fala nativamente então, temos praticamente o mundo TODO falando inglês.

Então se você quer morar mesmo lá fora e ter uma experiência rica, ter o domínio do inglês com certeza vai te ajudar e muito.

Não sei se você conhece minha história, mas eu morei em Londres por quase 6 anos e óbvio que eu não preciso nem dizer que eu precisava falar inglês, mas acredite, quando eu cheguei lá eu quase não conseguia falar nada e passei por muitos, mas muitos perrengues… alguns bem engraçados. Na verdade agora é engraçado, mas na hora alguns foram bem tensos. Depois de seis meses estudando com um método que eu montei para mim mesma, eu consegui alcançar a fluência.

Eu falo por experiência, não to aqui escrevendo que você precisa aprender logo inglês porque eu acho bonitinho e fofo. Eu morei lá fora na casa desse idioma, na fonte e trabalhei com pessoas do mundo todo em todos esses anos, pessoas da Suécia, da Itália, da Lituânia, de tudo o que é lugar e todos nós tínhamos que nos comunicar em inglês. E não era aquele inglês do tipo “Hi, do you like Sports?” era um inglês de trabalho, rico, complexo, que nos permitisse trocar informações para lidar com a complexidade do dia a dia. Mesmo quando estávamos nos divertindo e tomando um chá em algum lugar a gente usava o inglês pesadamente, afinal só dá para perguntar “Do you like Sports?” Uma única vez, né?

E posso dizer que foi incrível poder ter um nível de inglês que me permitisse ter momentos tão ricos com pessoas do mundo todos.

Por isso eu te pergunto: Se você quer mesmo morar lá fora, você precisa ser honesto com você e se perguntar “Como está meu inglês?”

E se seu inglês não está lá essas coisas, aqui vão algumas dicas para você se preparar para esse momento:

1) Coloque o inglês como prioridade na sua vida! Se ele não for prioridade, você vai fazer tudo menos estudar inglês. Você vai assistir Netflix, vai jogar joguinho no celular, rolar a barra infinita do Facebook ou Instagram, mas não vai estudar. Parece óbvio, mas muito pouca gente coloca o inglês como prioridade na vida. Isso inclusive é uma das primeiras coisas que eu trabalho com meus alunos no meu curso de tão importante que é. Então se você quer mesmo aprender, sua prioridade número vai ser APRENDER INGLÊS!!!

2) Tenha um cronograma semanal de estudos bem detalhado. Coloque dia a dia todas as atividades que você vai executar naquela semana e deixe todo o material que você irá usar bem organizado. Eu uso essa técnica para valer, eu monto um cronograma detalhado para meus alunos porque isso é um dos pontos principais. E aqui estou te dando essa dica que vale ouro. Monte seu cronograma detalhado.

3) Coloque datas. Depois de assumir que o inglês é prioridade já que você quer morar fora, agora é hora de colocar algumas datas importantes, conhecidas como MILESTONES, sem elas você pode acabar não alcançando o nível que precisa antes de viajar. Essas datas precisam ser realistas, mas ao mesmo tempo desafiadoras, ou do contrário você vai ficar desmotivado e sem a menor noção do seu progresso.

4) Tenha um método e conteúdo. Aqui no blog tem muito, mas muito material de excelente qualidade para te ajudar nisso, tem conteúdo de inglês, tem conteúdo de coaching de idiomas, tem dicas, tem curiosidades, tem e-book para te ajudar a descobrir seu estilo de aprendizagem (tudo na faixa). E se você quiser algo mais VIP tem o curso também, mas de toda forma, você precisa de um método e de conteúdo e pode começar pelo por aqui, através dos meus posts, que tem conteúdos incríveis.

Se você quer realmente morar lá fora, você precisa dominar esse idioma e aprender inglês não é esse bicho de sete cabeças que todo mundo pensa, você só não tinha aprendido ainda porque não tinha lido esse post … agora já pode dar o primeiro passo, seguir essas dicas super fáceis e ir morar lá fora e conquistar esse mundo como um verdadeiro FAST MOVER!!!!

E mesmo que você não vá se mudar para outro país e queira aprender inglês para trabalho, ou para viagens, ou mesmo só para assistir NETFLIX, pode seguir essas dicas também. =)

Bora aprender Inglês! Bora FAST MOVER!

See you!


 

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by Kit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo:

Inamara Arruda
English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.