Hi! Quero falar com você sobre um “bicho-papão” que anda assombrando os estudantes de inglês. Parece que na hora de colocar em prática tudo aquilo que a gente estuda ele aparece de repente e deixa todo mundo com medo de falar em inglês.

Você já passou por isso? Eu já! Sei exatamente como é a sensação do medo de errar, medo de ser julgada, de pronunciar algo enrolado. E é interessante observar esse mesmo medo nos estudantes porque já conversei com muitos deles que conseguem manter uma conversa com um bom grau de complexidade, mas não importa o quanto eu diga que estão indo bem, ainda acreditam que faltam muito para poderem de fato dialogar com alguém nativo ou estrangeiro bilíngue.

No fim das contas, a imagem que temos de nós mesmos é o que importa.

Se você se enxerga como alguém que fala bem mal (apesar de não ser tão mal assim) e que só erra o tempo todo, as chances de você travar na hora de falar são bem grandes.

A primeira coisa que você precisa entender, se esse é o seu caso, é que O MEDO EXISTE APENAS NA SUA CABEÇA. É uma história que você está se contando e com isso, você provavelmente não está se encorajando como poderia.

Nessa condição, o que você precisa fazer é identificar qual é a história que você está se contando e mudá-la para outra mais encorajadora. Então, por exemplo, talvez você esteja dizendo para você mesmo: “Se eu errar as pessoas vão rir de mim” e eu te pergunto, “isso é verdade? E mesmo que seja, qual é a pior coisa que pode te acontecer se alguém rir de você?”. Outra história que você pode estar se contando é: “Se eu errar vou parecer bobo” e novamente eu te pergunto, “Isso é verdade? Quem exatamente vai te achar bobo? E qual é a pior coisa que pode acontecer se alguém te achar bobo?”.

Veja que não tem segredo, nem fórmula mágica, é você quem precisa se encorajar, é você quem está falando com você mesmo o tempo todo e lembre-se: você é o narrador da sua história! Se você continuar dizendo pra você mesmo que você vai parecer muito bobo ou boba quando falar, ou que você não é tão bom ou boa assim, ou que tudo vai dar errado quando você abrir a boca, ou que você vai ser demitido na hora que seu novo chefe te ouvir falando, ou qualquer outra história triste ou de terror que você esteja criando na sua cabeça, certamente você não vai conseguir falar nada e vai dar tudo errado mesmo porque “quem não se comunica, se estrumbica”, já dizia o Chacrinha #EntregueiAIdade

Na hora de falar pense: Eu vou conseguir! Eu posso tentar e se eu errar eu vou aprender com meus erros. Eu já consegui aprender muitas coisas antes, posso aprender essa também. Eu estou me esforçando.

Além de você se encorajar sempre, vou deixar aqui mais 5 dicas pra você parar de ter medo do inglês de uma vez por todas:

LEIA TEXTOS EM VOZ ALTA

Você precisa se acostumar com o som da sua voz em inglês. Isso também irá te ajudar na sua pronúncia e a memorizar algumas palavras que não estão muito presentes no seu vocabulário.

GRAVE SUA VOZ EM INGLÊS

Escolha um texto fácil e o leia repetidas vezes durante o dia. Através desta prática você será capaz de identificar o seu progresso e onde você precisa melhorar.

CRIE DIÁLOGOS MENTAIS

Mentalizando um diálogo você irá se deparar com possíveis frases comuns que acontecem em uma conversa na vida real. Isso vai te ajudar a pensar em inglês e a estruturar melhor perguntas e respostas, além de turbinar seu vocabulário.

PENSE EM INGLÊS

Algumas pessoas acham essa difícil em estágios mais iniciais do aprendizado e aqui eu quero esclarecer que ao praticar isto você irá buscar mentalmente palavras que possivelmente ainda não são tão naturais no seu vocabulário. Você vai notar maneiras diferentes de combinar as palavras em determinados contextos e terá mais chances de lembrar delas quando precisar. Você começa tentando descrever o caminho que você irá fazer até algum lugar, descrevendo a roupa de alguém ou até simular um possível diálogo pedindo informações. Mesmo que não saiba todas as palavras em inglês você começa a misturar o que você sabe com o que não sabe e consegue observar chances de melhoria.

RESPIRE

É natural a gente ficar nervoso em determinadas situações e na maioria delas a gente esquece algo vital, respirar! Inspirar profundamente pelo nariz além de oxigenar o cérebro e trazer uma sensação mais tranquila também vai te trazer para o momento presente. Nossa mente tende a divagar entre passado e futuro. O ideal é estarmos sempre presentes, pois a mente vai tentar te trapacear te fazendo lembrar de alguma outra vez em que você quis se expressar e acabou não se saindo tão bem, ou até mesmo vai inventar histórias que ainda nem aconteceram. Mas tudo bem, a mente faz isso para nos proteger, ativando áreas do nosso cérebro que estão lá para evitar que a gente entre em perigo ou evitar que a gente sofra. Praticando a respiração calma e pausada, você com certeza conseguirá se notar, ficar presente e com isso assumir o domínio dos seus pensamentos, pois é sempre você quem dá as regras ao seu cérebro, lembre-se disso.  As emoções estão no seu corpo, então é importante que você tome consciência delas para que possa estar no controle. Mantenha sua coluna reta e não olhe para baixo enquanto estiver praticando a respiração calma e pausada. É impressionante como a nossa postura e respiração comunicam ao nosso cérebro qual o nosso estado emocional. Você já conseguiu chorar olhando pra cima? Ou demonstrar alegria intensa de cabeça baixa e ombros caídos? Você já conseguiu estar calmo, zen, relax enquanto respira ofegante? Já conseguiu ficar nervoso, irritado e daquele jeito querer xingar no trânsito enquanto respira igual um monge? Logo, dependendo da sua postura ou respiração seu cérebro poderá entender que estudar inglês é algo divertido e bom ou algo maçante, perigoso e sofrido.

Olhe para si, veja sua postura, preste atenção na sua respiração. Desta maneira você também irá transmitir mais credibilidade e como consequência irá aumentar a sua auto-confiança enquanto estuda inglês e por consequência, enquanto fala em inglês.

E aí já passou por algo assim? Conta aqui pra mim se você teve ou ainda tem medo de falar em inglês e compartilhe com seus amigos, de repente esse texto pode ajudar alguém próximo a você 🙂

See you!


Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit