HI, THERE! A lógica é bem simples: você não nasceu “lá”, logo você não vai falar exatamente igual a um nativo.

Mesmo quem chega perto de aperfeiçoar a fala a tal ponto, leva muitos anos de treino intensivo e prática diária com foco em amenizar o sotaque. E geralmente com ajuda de algum especialista.

Hoje mesmo eu respondi a uma mensagem que eu recebi aqui em nossa comunidade Fast Mover de alguém me dizendo que não consegue falar ainda porque não conseguiu ainda chegar na pronúncia perfeita… whaaaat?

Tenha mais carinho e compreensão com você mesm@.

Você não precisa ter uma fala perfeita para se comunicar em inglês. Muitas vezes nem o próprio nativo tem uma fala perfeita.

Afinal o que é falar perfeito uma língua? Isso não existe no inglês e é a mesma lógica que temos no português quando se trata de sotaques, erros de pronúncia, uso errado da gramática e dialetos.

Até aqui no Brasil nós vemos, diariamente, pessoas cometendo erros, usando dialetos das regiões de onde vieram que não fazem sentido para pessoas de uma região diferente (Sudeste, Sul, Nordeste, etc). E mesmo nessas regiões não há um único dialeto ou sotaque predominante. Por exemplo, aqui no sudeste temos os Paulistas e Cariocas que possuem sotaques diferentes, expressões diferentes e até usos da gramática de formas diferentes (sem discutir o que é certo e o que é errado nesse momento).

Portanto, livre-se da âncora que se instalou em sua mente de que você precisa falar o inglês perfeito para se comunicar. A menos que queira seguir uma carreira jornalística em uma TV e queira passar como um local, dificilmente lhe será cobrado que se comunique sem erros.

E se eu te contasse a quantidade de pessoas que são bem sucedidas nessa questão de dominar o inglês, falam pelos cotovelos, são compreendidas e super utilizam o inglês no dia a dia, mas possuem sotaque carregado, você não iria acreditar.

Eu mesma quando estava em Londres por quase seis anos e pude trabalhar com inúmeras pessoas do mundo inteiro e que falavam inglês, todas, sem exceção, traziam um Inglês carregado do sotaque da “língua-mãe” deles.

Todas. 

Então, pare de se cobrar tanto para ter a fala perfeita e foque em conseguir se comunicar.

Mais amor com você mesm@ nesse ponto específico do processo da sua aprendizagem, okay?

STAY STRONG.


 

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by Kit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo:

Inamara Arruda
English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.