Eu sei, eu sei! Esse som é complicado para os brasileiros, mas isso acontece porque esse som não existe no português. E não é só o TH que não existe no português, viu? Existem outros sons, mas vamos focar nesse bendito TH hoje.

Primeiramente, vamos descomplicar! Esse som não existe em português, mas é fácil de aprender. Existem duas formas de pronunciar, tem o desvozeado (θ) e o vozeado (ð).

1.  TH Desvozeado (θ)

A pronúncia do TH desvozeado é quando não há vozeamento nas cordas vocais, o ar simplesmente passa entre a língua e os dentes. Nos áudios mais abaixo você pode perceber melhor como praticar, mas você pode começar a sua prática com o “S”, que também é desvozeado. Tente pronunciar: sssssssss….. Quando você pronuncia o “S” a língua fica para dentro, para pronunciar o TH (θ) basta colocar a língua entre os dentes e soltar o ar. Sim, tem que colocar a língua para fora mesmo!

Você já deve ter visto ou ouvido alguém que possui a língua presa. É mais ou menos por aí, como uma pessoa com a língua presa pronunciaria “salsa, cebola e sossegado”? Sacou a idéia?

Portanto, cuidado para não buscar sons parecidos no português. Algumas pessoas pronunciam a palavra THin (magro) como Sin (pecado), Tin (lata) ou Fin (barbatana).

Outro erro comum é dizer “Tanks” na hora de dizer obrigado. Tanks significa tanques, o correto na hora de agradecer é THanks.

Vamos ver alguns exemplos:

Nothing = Nada

Everything = Tudo

Something = Algo

North = Norte

Mouth = Boca

Birth = Nascimento

Birthday = Aniversário

Thousand = Mil 

Through = Através

Math = Matemática 

Agora veja essas palavras aplicadas em frases: 

 There is something in his mouth.
Há algo na boca dele.

Thank you for everything.
Obrigado por tudo.

2. TH Vozeado (ð)

 A outra maneira de pronunciar o TH é através do vozeado. Nesse você pode começar imitando o “Z”, perceba a vibração nas cordas vocais. Aí é só colocar a língua entre os dentes mantendo a vibração. Atenção: é comum substituirmos o TH por V ou Z como “Viz” para “THis” e “Zat” para “THat“. Vamos ver os exemplos para não errar mais:

Mother = Mãe

Weather = Clima

Breathe = Respirar

This = Isso/Esse/Essa

That = Aquilo/Aquele/Aquela

These = Esses/Essas 

Those = Aqueles/Aquelas

Together = Juntos

Leather = Couro

Neither = Nem

Brother = Irmão

Father = Pai

Then = Então

They = Ele

Temos então essas palavras aplicadas em sentenças: 

My mother said that my brother has a leather jacket.
Minha mãe disse que meu irmão tem uma jaqueta de couro. 

They are perfect together.
Eles são perfeitos juntos.

Para finalizar, aqui vão dois vídeos do canal do Youtube que falam sobre a pronúncia do TH, vale a pena assistir:

Aproveite e me siga nas redes sociais, participe das nossas lives todas as terças-feiras no YouTube e entre para o meu grupo do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo:

TOQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DO TELEGRAM

E lembre-se de compartilhar com quem você conhece se tiver gostado do material! 🙂

Stay Strong.

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo:

English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.