HI, THERE! A lógica é bem simples: você não nasceu “lá”, logo você não vai falar exatamente igual a um nativo.

Mesmo quem chega perto de aperfeiçoar a fala a tal ponto, leva muitos anos de treino intensivo e prática diária com foco em amenizar o sotaque. E geralmente com ajuda de algum especialista.

Hoje mesmo eu respondi a uma mensagem que eu recebi aqui em nossa comunidade Fast Mover de alguém me dizendo que não consegue falar ainda porque não conseguiu ainda chegar na pronúncia perfeita… whaaaat?

Tenha mais carinho e compreensão com você [email protected]

Você não precisa ter uma fala perfeita para se comunicar em inglês. Muitas vezes nem o próprio nativo tem uma fala perfeita.

Afinal o que é falar perfeito uma língua? Isso não existe no inglês e é a mesma lógica que temos no português quando se trata de sotaques, erros de pronúncia, uso errado da gramática e dialetos.

Até aqui no Brasil nós vemos, diariamente, pessoas cometendo erros, usando dialetos das regiões de onde vieram que não fazem sentido para pessoas de uma região diferente (Sudeste, Sul, Nordeste, etc). E mesmo nessas regiões não há um único dialeto ou sotaque predominante. Por exemplo, aqui no sudeste temos os Paulistas e Cariocas que possuem sotaques diferentes, expressões diferentes e até usos da gramática de formas diferentes (sem discutir o que é certo e o que é errado nesse momento).

Portanto, livre-se da âncora que se instalou em sua mente de que você precisa falar o inglês perfeito para se comunicar. A menos que queira seguir uma carreira jornalística em uma TV e queira passar como um local, dificilmente lhe será cobrado que se comunique sem erros.

E se eu te contasse a quantidade de pessoas que são bem sucedidas nessa questão de dominar o inglês, falam pelos cotovelos, são compreendidas e super utilizam o inglês no dia a dia, mas possuem sotaque carregado, você não iria acreditar.

Eu mesma quando estava em Londres por quase seis anos e pude trabalhar com inúmeras pessoas do mundo inteiro e que falavam inglês, todas, sem exceção, traziam um Inglês carregado do sotaque da “língua-mãe” deles.

Todas. 

Então, pare de se cobrar tanto para ter a fala perfeita e foque em conseguir se comunicar.

Mais amor com você [email protected] nesse ponto específico do processo da sua aprendizagem, okay?

STAY STRONG.


 

Quer Fazer Parte da Lista VIP?

Ao assinar, você se tornará VIP e se juntará a milhares de outros estudantes que recebem em primeira mão conteúdos inéditos e exclusivos, além de receber, antes do público em geral, os e-books e outros materiais que eu crio e disponibilizo primeiro para quem é VIP. E tudo o que eu enviar através desta lista você receberá de GRAÇA! Você não paga nada pra fazer parte da nossa lista VIP.

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit