Hi there! Eu amo o clima de natal!!! Amo esse clima festivo que é celebrado em diversas partes do mundo, mesmo com algumas peculiaridades diferentes.

É bom lembrar que nós, brasileiros, emprestamos várias tradições da Inglaterra, apesar de celebrarmos nosso natal no verão. Ao contrário do que acontece no Brasil, a Ceia de Natal é feita no dia 25, e não no dia 24. 

Dia 24 – Véspera de Natal (Christmas Eve)

Na véspera de Natal, as famílias cristãs do Reuni Unido geralmente vão à missa meio-noite para participar da “midnight mass“. Eles também adoram participar dos corais ou cantatas natalinas, os “christmas carols” e saem por aí cantando músicas típicas de natal. As crianças penduram meias de natal na lareira (Christmas Stockings) enquanto o Papai Noel (Santa Claus ou Father Christmas) entrega seus presentes. Eles também deixam algumas guloseimas para supostamente alimentar o Papai Noel e suas renas (reindeers). O mais comum é deixar as mince pies (uma tortinha de frutas), junto a sherry (xerez, bebida similar ao vinho), um pouco de leite e cenouras.

Dia 25 – O dia de Natal

O dia 25 é o grande dia, dia de abrir os presentes! Muitas famílias acordam bem cedo e as mais religiosas vão à Igreja também no dia 25. Também tem ceia de natal (Christmas Dinner) por lá, com um cardápio um pouco diferente do nosso no Brasil. Eles também têm o famoso peru de natal (turkey) como prato principal (main course), mas também servem batatas (assadas – roast potatoes – ou como um purê – smashed/mashed potatoes), gravy (um molho feito a partir da redução de caldo de carne), pigs in blankets (uma linguiça assada coberta com bacon), Yorkshire pudding (um pãozinho feito à base de farinha, leite e ovos. Geralmente, ele é servido com carnes assadas e muito molho) e legumes e vegetais cozidos (vegetables).


Christmas Menu
Christmas Menu

Na sobremesa não tem rabanada, mas tem um delicioso Christmas Pudding, um bolinho recheado com frutas secas e molho de conhaque sempre presente na mesa das famílias britânicas nessa época do ano. Algumas famílias tem o costume de esconder uma moeda dentro do Christmas pudding. Segundo à tradição, quem encontrar a moeda poderá fazer um pedido e ele será realizado.

A palavra “pudding” tem uma curiosidade. Ela pode ser usada para se referir a uma sobremesa. Veja só:

There’s ice-cream for pudding.
Tem sorvete de sobremesa.

A: What’s for pud? – O que tem de sobremesa?
B: There’s ice-cream for pud. – Tem sorvete de sobremesa.

Xmas Pudding
Xmas Pudding

Outra coisa que eu adoro no natal dos britânicos são os Christmas Crackers presentes nas festas natalinas com a família ou no trabalho. O cracker é uma espécie de bombom gigante e dentro tem um presentinho e uma coroa de papel. Eles ficam na mesa junto à ceia, as pessoas cruzam os braços (como se fossem abraçar a si mesmas) segurando em uma ponta do cracker enquanto a pessoa que está ao seu lado segura a outra ponta, formando uma corrente. Todos devem puxar as pontas juntos para ver de que lado fica o presentinho, os presentinhos são sempre alguma lembrancinha. Ah, muitos usam também uma coroa de papel na cabeça ou a famosa touca do Papai Noel.

Christmas Cracker
Christmas Cracker
Christmas Cracker
Christmas Cracker

Muitos britânicos também param nesse dia para ouvir o discurso da rainha (atualmente Elizabeth II).

Queen Elizabeth II
Queen Elizabeth II

Algumas igrejas e prefeituras – pessoas em casa também – capricham no Nativity Scene (presépio). Alguns Nativity scenes chegam a ser verdadeiras obras de arte! Em algumas regiões eles também chamam de crèchemanger scene ou apenas crib.

E para desejar Merry Christmas (Feliz Natal) e Happy New Year (Feliz ano Novo) para alguém você pode dizer:

  • Merry Christmas and a Happy New Year! (Feliz Natal e Feliz Ano Novo!)
  • Wishing you a prosperous new year! (Te desejo um própero ano novo!)
  • All the best for the coming year! (Tudo de bom no próximo ano!)
  • Happy holidays! (Boas festas!)
  • Have a good Christmas! (Tenha um Feliz Natal.)
  • Wishing your family peace and love at Christmas and always. (Desejo à sua família paz e amor no Natal e sempre.)
  • Blessings, love, and peace to you this Christmas. (Benção, amor e paz a você neste Natal.)
    May the magic of Christmas bring you Happiness, Cheers and Fun into your life. Merry Christmas to you. (Que a magia do Nata traga a você felicidade, alegrias e diversão à sua vida.)
    On this Christmas Season, may the Joy and Happines spread like the lights of Christmas Trees. Merry Christmas to you. (Neste Natal, que a alegria e a felicidade se espalhem como as luzes das árvores de Natal. Um Feliz Natal para você.)

Outra dica legal é que a palavra Christmas (Natal) geralmente é abreviada para Xmas em mensagens escritas. Então se você receber um recado, email ou cartão com um “Merry Xmas!” ou “Happy Xmas!” você já sabe o que é 😉

Mais vocabulário de natal…

Angels – anjos
Carve the bird – cortar o peru
Candle – vela
Chimney – chaminé
Christmas baubles / Christmas balls – bolinhas da árvore de natal
Christmas card – cartão de natal
Christmas carol – cântico natalino
Christmas decoration – decoração de natal
Christmas ornaments – enfeites de natal
Christmas spirit – espírito natalino
Christmas time – época de natal
Christmas tree – árvore de natal
Fairy lights – luzinhas pisca-pisca
Fireplace – lareira
Gifts – presentes
Manger – manjedoura
Secret Santa – amigo secreto, amigo oculto
Sleigh – trenó
Snowman – boneco de neve
The Star of Bethlehem – a Estrela de Belém.
The three wise men – Os três reis magos
Trimming the tree – montando a árvore, enfeitando a árvore.
Walnuts – nozes

E aí, agora não tem mais como errar, você já aprendeu essa! AQUI no meu blog também tem um ebook gratuito pra você baixar e descobrir de que maneira você aprende melhor. Então CLIQUE AQUI, faça o download e faça o teste pra descobrir o seu estilo de aprendizagem. Depois me conta o resultado do teste. =)

Me conta aqui também se você gostou das dicas e compartilhe com seus amigos! =)

See You!

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!