Muitos de vocês já me perguntaram quais aplicativos e sites que podem ser úteis na hora de estudar inglês. Bom, a primeira coisa que precisa ser esclarecida é que essas ferramentas são um extra, um bônus, um complemento aos seus estudos. Elas te ajudarão – e muito – a praticar o idioma e estar sempre em contato com ele, o que definitivamente é mais do que importante; mas não é porque você a utilizou a semana inteira que você será fluente. 😉

Ainda assim, isso não desmerece em nada a contribuição que cada um desses sites e apps terá em seus estudos. 

Depois de muito pesquisar e testar, eu selecionei os melhores sites e aplicativos para que sua jornada de aprendizado fique ainda mais dinâmica. Eu os separei em 5 categorias: Dicionários, Writing, Reading, Listening e Speaking

DICIONÁRIOS

Todo bom estudante de idiomas – independente de qual língua é o seu alvo – tem que ter um bom dicionário. É imprescindível e com certeza faz muita diferença. Vou deixar aqui algumas opções para que você possa escolher o que melhor se adequa ao seu estilo de estudo:

  1. Cambridge Dictionary

Eu particularmente uso bastante esse dicionário. Além do significado das palavras, você também encontra frases dessas palavras para entendê-las melhor dentro do próprio contexto e a pronúncia correta. 

Clique AQUI para acessar o site.

Outros dicionários que seguem essa mesma linha e que também podem ser eficientes pra vocês são: Oxford Dictionary, World Refference, Collins Dictionary 

2. Macmillan Dictionary 

Esse é um dicionário direcionado para quem está um pouco mais avançado nos estudos. Ele é bem completo e traz significados diferentes, diversos exemplos e a fórmula para usar os verbos, isto é, qual a estrutura, qual preposição usamos com ele e assim por diante. Além disso, ele marca com estrelinhas as palavras mais usadas, te ajudando a saber quais você deve priorizar e estudar primeiro. 

Clique AQUI para acessar o site. 

3. Linguee

O Linguee não é exatamente um dicionário, mas sim um tradutor. Você pode digitar a palavra, phrasal verb ou expressão idiomática que te deixa em dúvida e ele te trará os seus possíveis significados com diversas frases de exemplo. 

Clique AQUI para acessar o site.

4. Google Tradutor

Vocês já me perguntaram muitas vezes se o Google Tradutor é confiável e bem, digamos que mais ou menos. Ele funciona muito bem para traduzir palavras isoladas, quando colocamos frases mais longas ele já dá uma “bugada”. Então pode usá-lo a vontade, mas tendo essa consciência e quem sabe, conferindo em uma dessas outras opções para te ajudar. 

O Google Tradutor também tem um recurso muito bacana que talvez você não conheça. Ao clicar no ícone da câmera você pode apontar a câmera do seu aparelho para um texto em inglês que ele irá traduzi-lo. 

5. Hi Native

De todos esses que listei anteriormente, acredito que o Hi Native seja o mais interessante. Com ele você consegue ter contato direto com nativos para responder suas dúvidas. Você perguntar como está sua pronúncia em determinada frase, perguntar sobre a diferença entre uma expressão ou outra e muito mais. Vou deixar alguns prints pra vocês aqui:

Você também pode acessá-lo pela web clicando AQUI.

6. Ozdic

O Ozdic é um dicionário muito interessante. Vamos supor que você está em dúvida se diz “do a pie” ou “make a pie”. Você digita a palavrinha “pie” no Ozdic e ele te mostrará qual verbo usar. 

Nós chamamos essa combinação de palavras de collocations. Um tema muito bacana que vale a pena aprender. 

Você pode acessar o site clicando AQUI.

READING

A leitura é uma das coisas mais importantes para quem estuda um idioma. Ela é uma das etapas do Ciclo ELO e essas ferramentas podem ser incluídas no seu cronograma de estudos para te auxiliar nessa tarefa: 

  1. Beelinguapp

Aqui, além de você poder praticar o seu reading, você também pode treinar o seu listening. O Beelinguapp te mostra trechos de textos em inglês e português simultaneamente, onde você também pode escutar a narração desse trecho em inglês. Alguns dos audiolivros são gratuitos, enquanto os mais populares são pagos. 

2. News in Levels

Um site muito bacana para você treinar o seu reading é o News in Levels. Aqui as notícias são divididas em 3 níveis e você pode ir avançado a medida que evolui. 

Acesse o site clicando AQUI.

3. Phrasal Verbs

Como eu sei que os phrasal verbs são super queridos, eu não poderia deixar de indicar um aplicativo específico para eles. Com o nome homônimo, esse app te mostra apenas phrasal verbs de diversas maneiras. Observe as imagens:

4. Quiz Your English

Esse aplicativo me lembra muito o famoso “perguntados”. Com ele você treina o seu reading e seus conhecimentos do idioma. Você pode desafiar um amigo ou participar do jogo com pessoas aleatórias e bem, quem responder primeiro ganha pontos.

5. Music x Match

A maioria dos estudantes ama praticar inglês com música e esse aplicativo te ajuda não só no listening, como também no reading. Você pode sincronizá-lo com o seu iTunes ou Spotify e ele vai te mostrando a transcrição e a tradução da letra enquanto você ouve a música.

LISTENING

Como vocês já estão cansados de saber, ter um bom listening é sinônimo de ter um bom speaking. Sempre que possível é importante praticá-lo e muito. Aqui vão alguns sites e aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa:

  1. YOUGLISH

Se você está em dúvida em determinada palavra em inglês e gostaria de vê-la sendo usada em um contexto mais “profundo”, digamos assim, é só acessar o Youglish. Lá ele te mostra vídeos com a palavra que você procura e você ainda pode escolher um sotaque de sua preferência.

Você pode acessar o site clicando AQUI.

2. RADIO GARDEN

Talvez esse seja o site mais legal que descobri em tempos. Com ele você realmente treina o seu listening, sem enrolação ou qualquer desculpa. O Radio Garden te permite sintonizar em qualquer rádio do mundo para ficar ouvindo. 

Você pode fazer essa viagem clicando AQUI.

3. ANKI

Eu não poderia deixar de mencionar o ANKI. Meus alunos usam para praticar SRS (Spaced Repetition System) para reter o que estudam na memória e dá muito resultado! Você pode acessá-lo tanto pelo celular (gratuito para Android e pago pelo iOS) quanto pela web (gratuito). Eu fiz um post completo explicando tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta muito poderosa de estudos. Clique AQUI para entender mais.

4. BBC LEARNING ENGLISH

Esse é um aplicativo para você treinar não só o seu listening, como também o seu reading. Ele é bem completo e traz diversos assuntos interessantes para estudantes de inglês. Nele você encontra aulas pequenas de no máximo 6 minutos sobre determinada temática com a transcrição do conteúdo. Além disso, em alguns tópicos você também encontra um quiz referente a aula. 

WRITING

Essa é uma habilidade também imprescindível para quem quer aprender inglês. Essa é uma tarefa muito particular, que depende muito mais de você do que de qualquer outra coisa, por isso, essa categoria tem uma indicação única:

  1. GRAMMARLY

Eu já havia mencionado o Grammarly antes e ele é muito bom para quem está praticando a escrita em inglês. Essa ferramenta te ajuda a identificar possíveis erros no seu texto, te explicando o motivo do erro. 

Você pode acessá-lo clicando AQUI.

SPEAKING

Assim como o writing, o speaking também é uma atividade um pouco mais complicada no sentido de prática, mas eu trouxe algumas opções de ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa:

  1. TOPHONETICS

Eu sempre falo desse site quando me perguntam sobre dúvidas de pronúncia. É importante que se você tem dúvida de pronúncia sobre alguma palavra que você não apenas escute, mas também fale, para que dessa forma memorize aquele som. O Tophonetics te ajuda nisso. 

Você pode acessar o site clicando AQUI.

2. LYRICS TRAINING

Bom, esse aplicativo na verdade é um combo de reading, listening, writing e speaking. Eu particularmente adoro o Lyrics Training. Com ele você pode treinar inglês com suas músicas favoritas. 

Ele te oferece duas opções: karaokê e múltipla escolha. O meu conselho é que se a música for nova para você, escolha o karaokê e atente-se a letra, a pronúncia e tente repetir. Depois disso, com a mesma música, escolha a opção de múltipla escolha, assim você poderá ir completando a música de acordo com o que você ouve. 

Se você quiser treinar o writing, use o site do Lyrics Training clicando AQUI.

Uma dica: quando você canta junto é bem mais fácil não errar. 

3. MOSALINGUA

Por fim nós também temos o app Mosalingua que, assim como Lyrics Training, também é um combo de reading, listening e speaking. Com ele você pode praticar várias frases em inglês sobre determinados contextos.

Essa foi a lista dos melhores sites e apps para te ajudar nessa jornada de aprendizagem ao inglês. 

Aproveite e me siga nas redes sociais, participe das nossas lives todas as terças-feiras e entre para o meu canal do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo:

TOQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL DO TELEGRAM

E lembre-se de compartilhar com quem você conhece se tiver gostado do material! 🙂

Stay Strong.

 

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.