Esse é um post especial pois te mostrarei o passo a passo para aprender inglês utilizando a ferramenta ANKI, um programa de repetição espaçada que te ajudará a reter informações na memória e a não esquecer o que você estuda. Os alunos do meu curso de inglês fechado utilizam essa ferramenta todos os dias e eles adoram porque realmente funciona. É claro que o ANKI não funciona sozinho, você precisará de um método eficiente de estudos para que faça efeito como, como por exemplo, ao utilizar a técnica do CICLO ELO  alinhado ao estudo de vocabulário.

Entenda porque usar o Anki e como ele pode ajudar a sua memória ao estudar.

Imagine se você pudesse lembrar todas as informações que você adquire durante seus estudos (incluindo expressões e palavras novas em inglês). Alguns estudos desenvolvidos pelo psicólogo alemão Herman Ebbinghaus, mostram a capacidade do nosso cérebro de armazenar uma informação que você acabou de aprender, mensurando quais seriam os efeitos do tempo sobre nossa memória. É a chamada “curva do esquecimento” (ou Forgetting Curve).

Nosso cérebro tem realmente capacidades surpreendentes, mas se não colocarmos em prática tudo que aprendemos ou se não revisarmos aquela informação a tendência é que você esqueça tudo! Basicamente, seu cérebro entende que se algo não é muito importante não há necessidade de ficar “ocupando espaço” na sua memória.

Observe como funciona a Curva do esquecimento, e entenda como nos lembramos do que aprendemos:

Curva do Esquecimento de Ebbinghaus
Curva do Esquecimento de Ebbinghaus

O ponto A seria o início de um estudo, um dia que você aprendeu algo novo. Observe que, com o passar do tempo, você tende a esquecer aquilo que aprendeu. Esquecer é absolutamente normal! A curva vermelha demonstra que depois de 1 dia, se você não rever aquela informação seu conhecimento no assunto pode chegar a 30% e decresce gradativamente com o passar do tempo.

Portanto, para evitar que você esqueça tudo que aprendeu, é necessário revisar e treinar. Esta é uma excelente oportunidade de usar o Anki em seu favor. Um programa inteligente que te ajuda a revisar e treinar tudo que você estuda.

FORMAS DE USAR O ANKI

A primeira coisa que você deve saber sobre o Anki, é que há 3 formas de estudar utilizando essa ferramenta:

1. Fazendo o download do Anki para computador (Windows, Mac, Linux) – vou ensinar o passo a passo;
2. Utilizando o Anki Web (no navegador);
3. Baixando o aplicativo no seu smartphone (A versão iOS é paga e a versão de Android é gratuita).

Então o primeiro passo é criar uma conta no site do Ankiweb https://ankiweb.net/about

Você vai fazer um registro com e-mail, login e senha. Depois você deverá escolher qual será seu meio de estudo com o Anki; baixe e instale o programa conforme as orientações abaixo:


Para baixar o Anki aperte aqui 


Escolha a versão (Windows, Mac, etc) que você quer e faça o download, instale o programa (é bem intuitivo) e em seguida faça o login com a conta que você criou. Isso é importante porque o Anki faz uma sincronização da sua conta, então você poderá acessar de qualquer computador/dispositivo e os seus cartões de estudo (já vou explicar o que é isso) estarão disponíveis de qualquer lugar que você acessar, então lembre-se de fazer o login. 

Depois de ter feito o login (com seu email e senha), é hora de estudar com o Anki.

O Anki funciona através de “baralhos” (decks) de estudos que podemos classificar como o “tema de estudo”. Por exemplo, você pode criar um baralho para “Aprendendo Inglês” e outro para “Francês” e dentro desses baralhos nós teremos os cartões de estudos com FRENTE E VERSO, você deverá adicionar o conteúdo que você quer aprender nos seus cartões. No caso do estudo do inglês, nós adicionamos na frente do cartão a frase em inglês e no verso adicionamos a interpretação dessa frase. 

Essa é a carinha que o Anki tem quando preenchido, recheado de decks e cartões com frases. Assim que você instalá-lo, ele estará apenas com um baralho (padrão) e você pode criar novos decks em “create deck” ou se escolheu a configuração em português “criar baralho”.

Depois que você já separou o seu baralho, vamos fazer algumas configurações para o estudo ficar ainda melhor. Vou te mostrar abaixo um exemplo de como estudamos com o Anki.

Após fazer a instalação, colocar o nome do seu baralho, você poderá adicionar as frases para estudo, clicando em “ADD”, na frente do card coloque a frase em Inglês e no verso coloque a frase em português, depois clique em Add.

 

 

 

 

 

 

 

 

A grande “sacada” disso é que depois que você adiciona suas frases de estudo, o Anki vai te mostrar, ao entrar no programa, o que você precisa revisar. Veja:

 

 

 

 

 

Viu? Nesse exemplo, 7 novas frases, 0 para aprender e 0 para revisar, mas na medida em que você vai adicionando novas frases ele já vai mudando essas informações e te mostrando o que você precisa estudar. Ao entrar para estudar com a ferramenta, clique em STUDY NOW (ou estudar agora):

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeiro o Anki vai mostra apenas a frase em inglês. Quando você clicar em Show Answer ou Mostrar Resposta ele vai mostrar a frase em português:

 

 

 

 

 

 

 

Note que apareceram 3 botões: Again, Good e Easy para você escolher depois que a resposta apareceu. Ao clicar em Again você vai indicar ao Anki que essa frase é difícil e que você não se recorda de seu significado. Logo, ao revisar suas frases periodicamente ele irá te mostrar esse conteúdo novamente com mais frequência (pois ele entende que este conteúdo precisa de mais revisões). Ao clicar em Good você indica que não foi nem tão fácil nem tão difícil assim e ao clicar em Easy, significa que foi  “a piece of cake”, ou seja, super fácil!

Logo, ao clicar em AGAIN, ele vai te mostrar a frase de novo dentro de 1 minuto mais ou menos. Em GOOD, ele vai te mostrar de novo dentro de 10 min e em EASY ele demora 4 dias para te mostrar a frase novamente.

Para melhorar ainda mais a sua experiência de aprendizado com o Anki, é possível adicionar alguns complementos. Um complemento importante é a adição áudios em inglês nas frases, assim você treina seu listening (e até o speaking ao reproduzir o som) ao mesmo tempo também.

Para adicionar áudios no seu Anki siga esse passo a passo:

Ao entrar no Anki, clique em FERRAMENTAS>> Add-ons>>

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique em Get Add-ons e então;

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique em Browse Add-ons.

Ao fazer isso, uma página da web vai abrir e você vai procurar um item com o nome “Awesome TTS” nessa página:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seguida, clique nesse link e copie um código (números) que vai aparecer na tela:

 

 

 

 

Copie este código (selecione, Ctrl C), volte no Anki e cole (Ctrl V) estes números no campo CODE; feche o Anki e abra de novo.

Ao adicionar uma nova frase no seu baralho, você vai notar que vai constar um ícone de “alto falante” no canto superior direito (no momento de adicionar frases), clique nele com a frase em inglês copiada (copie antes de clicar no alto falante) e deixe o cursor do mouse piscando no final da frase.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vai ficar assim:

 

 

 

 

 

 

 

 

Atente-se a essas configurações:

Em “Generate using”: selecione ODDCAST;

Em “Voice”, você pode escolher a que mais te agrada, são muitas opções. Você pode clicar em “Preview” para conferir. Em seguida, RECORD.

Então vai aparecer assim:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O código do áudio está entre colchetes [], não altere nada.

Pressione o botão azul (descrito como “add“, se você estiver adicionando um cartão novo) ou “close” (se você estiver editando um cartão já existente) e feche a janela.

Você pode adicionar quantas frases quiser. Depois de adicioná-las, ao entrar no Anki ele vai te mostrar o que precisa ser estudado e revisado naquele dia:

 

 

 

 

 

Como nesse exemplo, ele me mostra que há 47 novos cartões de estudos, 1 que eu estou estudando/aprendendo e 6 que ainda preciso revisar. Todos os dias ele atualiza essa informação.

Depois disso você pode ver seu progresso no Anki ao clicar em STATS:

 

 

Então, o programa te mostrará um gráfico.

Você pode escolher se quer ver o gráfico por baralho, por período de tempo, pelo período integral desde que iniciou o baralho, enfim, fica a seu critério. Mas é bem útil para observar seus desempenhos no app.

Outra configuração importante antes de iniciar os estudos com o Anki, é ajustar o limite de cards.

Ao lado do seu baralho você vai ver um símbolo de engrenagem (configuração), clique nesse símbolo e depois clique em Options:

Ao clicar em options irá aparecer uma janela com algumas opções. Em NEW CARDS, você deve colocar 99999 e o restante não deve ser alterado:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois, clique em REVIEWS e faça o mesmo procedimento em maximum reviews:

 

 

 

 

 

 

Dessa forma, o Anki não vai te impedir de adicionar muitas frases e nem a quantidade de estudos de cards por dia. Logo, vai ajudar bastante!

No seu smartphone também é o mesmo processo. Se for Android você também consegue adicionar áudios (posso fazer um outro post ensinando como faz) e se for iOS você precisará sincronizar a sua conta do AnkiWeb com o celular para funcionar. Não é possível inserir áudios diretamente pelo iPhone. ⚠️

Espero que essas dicas com o Anki tenham te ajudado, pois essa uma ferramenta me ajudou MUITO nos meus estudos, e ajuda meus alunos também!

Então recapitulando…

PASSO A PASSO DE COMO ESTUDAR COM O ANKI

  1. Faça uma conta no AnkiWeb

  2. Baixe o Anki e faça a instalação (é bem intuitivo)

  3. Crie um baralho para seus estudos

  4. Adicione Cartões de Estudos nesse Baralho

  5. Coloque Complemento para Áudios

  6. Configure o Limite de Cards/estudo por dia. 

  7. Comece a adicionar suas frases

  8. Estude todos os dias revisando as frases de acordo com a sugestão do Anki.

Agora você já aprendeu como estudar com essa ferramenta incrível, prática e fácil e que dá MUITOS resultados! Depois me conta como foram as práticas de estudo com o programa e se está percebendo seus avanços.

Vejo você no próximo post.

Stay Strong.
Teacher Inamara Arruda

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.