Hi there! Você entende bem em inglês? Tem um vocabulário razoável? Parece que sabe inglês, mas trava na hora de falar? Não se preocupe, você não está sozinho!
Existem vários fatores que podem te impedir na hora de falar e o mais comum é a famosa insegurança. É possível que você seja inseguro para falar em português mesmo, por isso é importante ter clareza para não jogar a culpa só no inglês. Falar em público, por exemplo, pode ser algo assustador e nesse caso você precisa buscar confiança de outras formas (por isso o coaching é tão incrível! Existem ferramentas que trabalham seus pontos fortes e fracos potencializando a sua confiança).
Outro fator que pode estar te bloqueando é a comparação. É possível que você imagine que a pessoa com quem você está interagindo é melhor ou sabe mais que você. Nem sempre isso é verdade. Nossa mente adora inventar histórias e a gente adora acreditar nelas. Percebo que a comparação da maioria dos estudantes de idioma é feita (no nosso caso) de brasileiro para brasileiro. Ou seja, na hora de falar vem aquela frase na mente “o que será que meu colega vai pensar se eu pronunciar algo errado”.
Na maioria das vezes o colega tem as mesmas dificuldades e também as mesmas inseguranças. Portanto, uma grande bobagem. Se a conversa acontece com um estrangeiro, na minha opinião, fica até mais fácil de lidar. Pensa só, se um gringo chega até você falando em português, algumas coisas meio enroladas, sem concordância e tal, como você reage? Nós tendemos a agir de forma solícita, nos esforçamos para entender, fazemos mímica e até achamos divertida aquela experiência. Do outro lado não é diferente. Os estrangeiros ficam felizes em ver nosso esforço de tentarmos nos comunicar na língua deles, portanto, não há o que temer. Coletivamente, temos uma crença de que estrangeiros são superiores o que não necessariamente é uma verdade. Perceba qual é a imagem que você tem de você mesmo, com uma auto-imagem de inferioridade você não irá alcançar a excelência.
Como eu disse, os bloqueios são pessoais e podem ter raízes diversas, mas já vi alguns casos onde o aluno teve alguma experiência negativa há muito tempo atrás lá na escola, onde o professor não soube lidar com sua dúvida e houve algum constrangimento. Esse tipo de constrangimento por parte de algum professor pode ser fatal porque almejamos a aprovação deles quando somos menores, pois estão em um certo nível de superioridade sobre nós. Há o constrangimento por parte dos colegas também. Se alguém já zombou de você alguma vez por causa de algum erro que cometeu ao falar inglês é possível que esta situação te cause um estado de alerta na hora de arriscar de novo. E há também pessoas muito duras consigo e que exigem completa perfeição de si mesmos.
Antes de qualquer coisa se manifestar no mundo físico ela precisa primeiro ser criada na imaginação. Então imagine você na situação desejada, se coloque mentalmente na frente do gringo e fale com ele de maneira leve, onde vocês se entendem e até riem sobre algum assunto. Normalmente o que fazemos na hora de imaginar é ao contrário, imaginamos uma cena estressante, o gringo bravo com você, virando as costas e indo embora porque não conseguiu te entender. Use a sua imaginação ao seu favor. Quando você coloca a imagem desejada na sua tela mental você deve ativar a química certa no seu corpo, aquela que vai gerar confiança e te encorajar quando a determinada cena realmente for acontecer. Seja qual for a sua cena ideal, se coloque nela mentalmente e imagine como se ela já fosse real. Você irá criar novas sinapses e facilitar bastante na hora do “vamo vê”.
Então, identifique: o que exatamente te impede na hora de falar?
- Insegurança (ela acontece só no inglês ou no português também)?
- Comparação (com brasileiros e com gringos)? Preste atenção na auto-imagem.
- Medo do constrangimento.
- Muito duro e exigente consigo.
Na hora que realmente precisar falar em inglês (seja em uma reunião, em uma palestra, em uma viagem, etc) se coloque presente. Respire profundamente pelo nariz (é importante oxigenar seu cérebro!) e lembre-se daquele momento em que já se sentiu confiante antes. Como foi essa sensação? Reviva essa sensação! Nosso cérebro não sabe diferenciar o que é real do que faz parte do passado ou futuro. Volte naquela situação onde já se sentiu confiante e sinta novamente em cada célula. Esteja presente às frases desencorajadoras que passam na sua mente e não as deixe dominar. Lembre-se, é você quem está no comando!
Se você gostou das dicas deixe aqui embaixo nos comentários e compartilhe com seus amigos!
Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/