A procrastinação é definida como “ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois” e pode fazer com que oportunidades escorram pelos seus dedos.
Muitas vezes na vida deixamos coisas importantes de lado e nutrimos o pensamento de “ah! Amanhã eu vejo isso” ou então “na segunda-feira eu começo”, e esse raciocínio é o que te impede de alcançar a fluência no inglês.
Confira algumas dicas para você parar de procrastinar de uma vez e buscar sua fluência no inglês!
1. PORQUE NÃO DEVEMOS ADIAR AS TAREFAS
O ato de deixar coisas importantes para depois faz com que se crie um padrão mental que nos leva a pensar que haverá mais tempo e melhores condições de execução da atividade no dia seguinte.
Inclusive, pesquisas neurocientíficas mostram que deixar as coisas inacabadas intensifica emoções como a culpa e a vergonha, ativando o córtex pré-frontal que é o responsável pelo sistema de recompensas do cérebro.
Mas o que isso quer dizer?
Isso significa que o cérebro nos recompensa de alguma maneira por nos sentirmos dessa forma, portanto, a associação de deixar uma tarefa importante para depois com o bem-estar, ainda que com as sensações desagradáveis, faz com que você fique mais propenso a repetir a conduta.
Então como superar toda a distração que implica na procrastinação, recuperar o foco e aprender a priorizar a aprendizagem do inglês?
2. EU FUTURO
O cérebro humano tem a tendência de valorizar as recompensas imediatas em vez das recompensas futuras. Portanto, quando você define a meta de se tornar fluente em inglês, você está planejando para o seu Eu Futuro, contudo, o seu cérebro está sedento por gratificação instantânea e pouco interessado em recompensas a longo prazo.
Por isso, você deve fazer com que as consequências futuras se tornem recompensas do presente, como, por exemplo, passar 15 minutos fazendo o que quer que você queira após cumprir 50 minutos de foco exclusivo aos estudos.
3. PLANEJAMENTO EFETIVO
É muito comum para um procrastinador planejar estudar diversas coisas em um dia sem considerar o tempo de execução de cada uma, afinal, planejar não é executar.
Uma grande lista de coisas vagas faz o sistema límbico, que clama por gratificação instantânea, ficar extremamente satisfeito, pois, ainda que sua mente consciente acredite que você pretende realizar as tarefas, ele tem certeza de que você não tem real intenção de executá-los.
Dessa forma, o planejamento efetivo é a melhor forma de te preparar para a fluência. Assim, procure fazer um roteiro de estudos efetivo dividindo os tópicos a serem estudados conforme a sua prioridade.
4. CONSISTÊNCIA
Todos que se tornaram fluentes em pouco tempo tiveram algo em comum: uma consistência muito grande nos estudos alinhado um cronograma claro e organizado.
Você precisa apenas se organizar e fazer um planejamento de estudos efetivo com uma meta. Minha sugestão é fazer metas anuais e metas mensais para alcançar a fluência e manter a consistência!
Um cronograma completo de fluência é uma das primeiras coisas que entrego para quem se torna um Fast Mover, com todos os materiais que serão necessários, a ordem em que devem estudar cada coisa e por quanto tempo.
Essa é a sua deixa para criar o seu planejamento ou se tornar um Fast Mover!
Aproveite e me siga nas redes sociais. Participe das nossas lives todas as terças-feiras no YouTube e entre para o meu grupo do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo!
Stay Strong. 😉
Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/