PRONÚNCIA… PRONUNCIATION… o maior desafio de quem aprende uma nova língua, logo depois de reter vocabulário e entender o que está ouvindo, é pegar a pronúncia das palavras no inglês.
Acontece isso: você acumula vocabulário, você entende bastante o que ouve em Inglês, mas na hora de falar, na hora de colocar a língua e a boca para se mexer e produzir alguma coisa em Inglês… mmmmm… sai tudo, menos o som que você queria ouvir. Você até tem a memória do som, mas vai falar e sai outra coisa.
“Ministério da Fluência adverte: Qualquer semelhança da história narrada acima com pessoas que você conheça, incluindo você mesmo, é mera coincidência!”
Isso aí é comum! Eu sei que você acha que só você não consegue falar, que tem algo errado aí, mas calma… seja gentil com você. Vamos por partes aqui… Lembre-se: VOCÊ ESTÁ BEM, VOCÊ SÓ NÃO MAPEOU AINDA EM QUE FASE DO CICLO EVOLUTIVO DA FLUÊNCIA VOCÊ ESTÁ AGORA.
A questão é que muito provavelmente você esteja na FASE 2 do Ciclo Evolutivo da Fluência. Talvez você esteja até na Fase 3, mas bem no início dela.
E em qualquer desses 2 pontos que mencionei, é comum acontecer exatamente isso que descrevi.
É natural que em um único artigo eu não vou conseguir compilar o que eu trabalho em mais de 10 módulos no CIIA, mas vou deixar aqui ao menos 3 dicas poderosas para te ajudar a destravar sua máquina nessa rodovia rumo à fluência, combinado?
1. Confira a transcrição simplificada
Existe um alfabeto fonético em inglês chamado IPA (International Phonetic Alphabet). Já viu aquelas transcrições que poucas pessoas entendem, exemplo:
TRYING (tentando) = /ˈtraɪ.ɪŋ/
Pois é… esquece esse tipo por hora.
O IPA é avançado e, apesar de ser o mais preciso, é provável que você fique mais confuso ainda.
Procure a transcrição simplificada. Nesse momento ela irá facilitar.
Aqui seria assim:
TRYING (tentando) = /tRuÁin/
Percebe como fica mais fácil entender assim?
Esse é o formato que os Fast Movers Speaking Masters destravam seu listening no CIIA.
TRYING (tentando) = /ˈtraɪ.ɪŋ/
e você pode estudá-lo para aprender a ler a fonética da palavra, dessa forma você sempre vai saber a pronúncia correta.
Por exemplo:
TRYING (tentando) = /ˈtraɪ.ɪŋ/
I just wanted you to know that this is me trying. Eu só queria que você soubesse que essa sou eu tentando.
Você encontra a transcrição de todas as palavras no dicionário da Cambridge.
2. Ouvir pessoas falando no Yarn
Esse é um site gratuito onde você busca por palavras ou expressões e encontra diversas cenas de filmes, séries e trechos de músicas de nativos e não nativos pronunciando, igual essa aqui embaixo, com a palavra LEARNING (aprendendo)
3. Pratique com frequência
Muitas vezes iremos precisar descobrir a pronúncia de apenas uma palavra para um momento específico.
Mas isso é pensar no curto prazo e não no longo prazo que é o de construir uma memória muscular e saber pronunciar uma palavra, mesmo que ainda não tenha visto ela.
E sim, existe uma maneira de destravar de forma bem simples a fala sem precisar ficar recorrendo a transcrições fonéticas simplificadas ou sites que é você participar toda semana das aulas do programa THE SPEAKING CURE.
Esse programa é atualmente o que mais destrava a fala através de lives 100% focadas em prática e, principalmente em construir memória muscular.
Toda terça-feira, às 20h no meu canal do Youtube (acessa, segue o canal e ativa o sininho)
Veja como a galera curte essas aulas. Então vem porque vai dar bom:
4. Utilize o CICLO ELO
Se você não conhece o Poderoso CICLO ELO, você precisa conhecer. Ele é um dos pilares do Método Fast Mover e com certeza ajuda a você a destravar o listening para entender a pronúncia de qualquer coisa e assim conseguir falar.
Ele se baseia em um ciclo formado pelas etapas Explorar, Explorar e Ler, Ler, Ler e Ouvir, Ouvir.
Você precisará de muitos treinos do Ciclo ELO com materiais adequeados ao seu nível para que ele tenha o efeito de longo prazo e produza memória muscular. E isso você encontra ao longo do CIIA: materiais, aulas e Walkthroughs para que consiga executar o CICLO ELO com perfeição.
Mas por hora, enquanto está aqui no BLOG, tente aplicar o CICLO ELO em materiais que encontrar na internet. Não se preocupe demais com o fato de se está ou não correto agora, apenas aplique as fases e colha resultados rápidos. Comece!
(e “mais tarde” conversamos sobre como você vai evoluir o CICLO ELO e destravar seu listening com ele)
5. Tenha a PIP (PRONUNCIATION INTENSIVE PRACTICE) como sua aliada
A PIP é uma das 14 técnicas e ferramentas do CIIA. Ela consiste em uma avalanche de vocabulários correlacionados e com frases de exemplo estruturadas e com material de apoio para você treinar.
Se você é um FAST MOVER, vá lá na nossa plataforma de estudos e assista as aulas de PIP e foque nisso. O PIP tem o poder para tirar qualquer tampão do ouvido no quesito entender a pronúncia.
Se você não é FAST MOVER, faça o seguinte, aqui no Blog há centendas de posts com áudios. Você irá separar os posts do seu interesse e que forem o mais correlacionados possíveis e irá treinar com esses áudios.
Ahhh!, mas eu não sei a técnica.
Não se preocupe com isso agora porque para entender você precisaria estar no CIIA. Agora foque em aplicar e já começar a ter resultados. E quando entrar no CIIA a gente refina isso.
Pegou?
Conseguiu entender as dicas?
Se tiver alguma dúvida sobre isso ou como entrar com os pés, mãos, cabeça, corpo e tudo o que tiver no inglês para destravar logo a sua fluência, você pode enviar uma mensagem lá no meu Instagram através do link abaixo:
Aproveite e me siga lá no Instagram, participe das nossas lives todas as terças-feiras no YouTube e entre para o meu grupo do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo:
E lembre-se de compartilhar com quem você conhece se tiver gostado do material! 🙂
Stay Strong.
See you!