Eu sempre fui muito dedicada nos estudos. Eu buscava sempre otimizar meus resultados da melhor maneira e isso me levou a testar muita coisa. Eu não me formei em letras, eu sou como você, aprendi inglês para USAR, para ir para o “campo da batalha” e vencer!

Quando eu assumi a vaga de customer relations no Head Office da Jigsaw eu não tinha opção, meus textos TINHAM que ser impecáveis porque eu lidava diretamente com o cliente onde eu escrevia não só muitos e-mails todos os dias, mas escrevia cartas também. Sim, cartas à mão!

A habilidade escrever em inglês é muito valiosa. Com suas palavras você pode persuadir, convencer e entreter as pessoas. Essa á uma atividade de output, ou seja, você está colocando pra fora o inglês. 

Escrever bem é como um super poder. A habilidade de escrita é muito importante para você fazer uma prova, por exemplo, como o IELTS ou o TOEFL. Ela também pode te destacar na procura por um emprego. 

Praticar suas habilidades de escrita é o caminho certo para evoluir seu nível de inglês e é por isso que hoje eu trouxe 7 dicas que vão te ajudar a melhorar o seu writing!

1. COMECE DEVAGAR

Seja simples porque isso tem que ser algo que você consiga fazer todos os dias. Sua prática de escrita pode ser com qualquer coisa. Você pode escrever um post no instagram todo dia em inglês, ou transcrever um dos emails que enviou naquele dia para o inglês; mesmo que você não o envie para ninguém. 

Essas pequenas coisas podem funcionar, mas eu também quero sugerir a ideia de um diário porque essa pode ser realmente uma maneira fantástica para que você mantenha a consistência na escrita. Escreve algo pelo qual você foi grato naquele dia ou alguma coisa nova que aprendeu.

Apenas escreva sobre o seu dia e o que você fez. Ninguém mais precisa ler seus relatos. É apenas para você. 

Não subestime escrever palavras curtas todos os dias. É um excelente hábito para se ter.

2. PRECISÃO

Precisão é importante. No speaking e no listening você até pode escapar um pouco disso, mas não com o writing. A partir do momento em que você escreve suas palavras, elas estão oficialmente registradas.

Ter alguém para corrigir seus textos pode realmente melhorar suas habilidades de escrita. Caso você não tenha alguém para te ajudar nessa parte, você pode usar o aplicativo Grammarly. Essa ferramenta te ajuda a identificar possíveis erros no seu texto, te explicando o motivo do erro e sugerindo outra palavra para sua frase.

3. LEIA

A leitura é uma das melhores maneiras de se acostumar com diferentes estruturas e formatos de escrita que você pode usar em sua própria escrita. Então preste atenção a outros escritores. Que tipo de tom eles usam? Como eles estruturam sua escrita? Observe o vocabulário que eles escolheram. É bastante formal ou informal nesse tipo de escrita?

Você pode conferir aqui 6 dicas para turbinar sua leitura em inglês.

4. APRENDA A PRÉ-ESCREVER

Este é um bom hábito de se aderir ao iniciar sua própria prática diária de escrita. É uma das melhores coisas de escrever. Você tem tempo para pensar sobre o que deseja dizer e planejar. E esta preparação é o que irá ajudá-lo a melhorar a qualidade de sua escrita em geral.

Caso você realize um teste que tenha uma seção de redação, ou se você precisar escrever um texto longo, como um relatório ou um ensaio, por exemplo, essa técnica pode te ajudar e muito. 

Há muitas maneiras de colocar esse planejamento em prática. Você pode fazer uma mapa mental, por exemplo, ou quem sabe completar um esboço. Talvez você prefira listar palavras e pensamentos importantes de vocabulário que gostaria de incluir em seu texto.

Faça isso antes de começar a escrever, independente do tempo que isso leve. Não se preocupe em gastar alguns bons minutos pensando e planejando. Dessa forma você conseguirá ter uma escrita mais organizada, não irá se esquecer de dizer algo importante e o melhor de tudo, não precisará fazer tanto edição posteriormente. Resumindo, é uma ótima ideia para colocar em prática, certo?

5. PENSE EM INGLÊS

Pensar no idioma que você está escrevendo. Pense em cada palavra ou frase que queira escrever em inglês. Não é tão fácil, mas quanto mais você pratica, mais fácil fica. 

Você pode conferir um post completo sobre Como pensar em inglês para conseguir colocar em prática essa dica, ok?

6. COMETA ERROS

Cometer erros é normal e você precisa estar de boa quanto a isso. Lembra o que eu disse sobre começar devagar e simples? Então, não adianta você tentar escrever perfeitamente na sua primeira vez. Você provavelmente não irá muito longe. 

Além disso os erros são ótimas ferramentas para que você aprenda e melhore no futuro. 

A escrita não é algo totalmente definitivo, você pode escrever, reler, ver se está tudo certo, apagar, editar e reescrever. Tire vantagem disso. Caso você não tenha certeza sobre a gramática ou a estrutura da frase, investigue. Você pode falar com um professor de inglês ou um nativo. Mas, se não puder, o Grammarly também pode te ajudar nessa tarefa. 

Claro que nem sempre os computadores estão corretos – vide o corretor ortográfico – mas eles nos fornecem ferramentas para praticar quando estamos sozinho.

Então não tenha medo de cometer erros, quanto mais erros, mais oportunidades de melhoria para sua escrita. 

7. ENCONTRE UM PARCEIRO DE ESCRITA

Um parceiro de escrita não é um professor ou um amigo que vai ler o que você escreveu e corrigir. Seu parceiro de escrita deve ser alguém que também está tentando melhorar suas habilidades de writing em inglês. Alguém com quem você possa compartilhar seus textos.

Depois de encontrar seu parceiro de escrita, basta que vocês dois concordem o que cada um irá escrever. Não precisa ser um tema específico ou nem mesmo determinar quantas linhas o texto deve ter, mas marquem uma data para finalizar a atividade. Então, troquem os textos. Observem o que gostam na escrita um do outro e certifique-se de compartilhar isso, mas também ajude seu parceiro a encontrar e corrigir erros.

Esse hábito é muito importante porque você conseguirá manter consistência em sua prática de escrita. É mais fácil continuar quando você sabe que tem alguém para trocar informações sobre a atividade. Trabalhar a escrita com alguém que tem seu mesmo nível de inglês torna um pouco menos assustadora a ideia de cometer erros. Ele não irá te julgar por ter errado porque ele também cometerá erros em sua própria escrita; o propósito é que vocês encontrem esses erros e ajudem um ao outro.

Por fim, corrigir o texto de outra pessoa faz com que você consiga evoluir suas habilidades no inglês. Isso porque você precisa pensar se a gramática usada está correta e pesquisar, caso esteja em dúvida. Passar seu conhecimento para outra pessoa é uma ótima maneira de aperfeiçoar suas habilidades. É como ter estudado muito para uma prova e depois ajudar seus amigos com a matéria. O conteúdo parece se fixar ainda mais em sua mente, certo?

Você pode usar a internet a seu favor para encontrar esse parceiro de escrita. Existem pessoas que estão querendo aprender português, por exemplo, e assim você poderá corrigir os textos dela em sua língua nativa e ela os seus em inglês. 

Então, como lição de casa, quero que escreva, em inglês, qual foi sua dica favorita desse post. É praticando que você conseguirá adquirir confiança para alcançar a fluência. 

Aproveite e me siga nas redes sociais, participe das nossas lives todas as terças-feiras no YouTube e entre para o meu grupo do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo:

TOQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DO TELEGRAM

E lembre-se de compartilhar com quem você conhece se tiver gostado do material! 🙂

Stay Strong.

 

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by Kit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo:

Inamara Arruda
English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.