Você já deve ter ouvido de alguém que para falar inglês de verdade precisamos “pensar em inglês” e não traduzir tudo ao pé da letra. Pensar em inglês é um processo que é construído no seu cérebro e isso não acontece da noite para o dia. Contudo, essa prática é importante para acelerar o processo de compreensão do inglês, especialmente em uma conversa com outra pessoa.

Quando você não pensa em inglês sua fala é mais devagar e você tende a traduzir as coisas do inglês, sua fala não fica tão natural porque a estrutura da frase não é a mesma. Resumindo, sua proficiência em inglês tende a diminuir.

Quando uma ideia nasce no seu cérebro ela não possui idioma. É o seu cérebro que vai expressar essa ideia através de palavras para permitir que a comunicação e a organização lógica ocorra dentro de um contexto compreensível. No nosso caso fazemos isso em português porque é nossa língua nativa. E a boa notícia é que dá sim para configurar o cérebro para que ele interprete a ideia que você acabou de ter na língua inglesa ou em qualquer outro idioma. 

Quando você alcançar esse nível sua comunicação irá melhorar de forma significativa. Logo, desde o início dos seus estudo para aprender o inglês, procure o máximo possível evitar a tradução e sim associar a ideia ao que você está aprendendo. Se for uma frase, procure associar aquela frase a ideia por trás, sempre procurando usar as palavras em inglês. Conseguir pensar em inglês é uma chave para que você saía do nível intermediário e avance até chegar no nível avançado ou fluente.

E para te ajudar nisso, irei te dar algumas dicas que poderão te ajudar a reconfigurar seu cérebro para atingir este nível de domínio do idioma. Mas lembre-se que isso exige muita prática, okay? O seu cérebro precisa ser treinado.

1. VOCABULÁRIO SIMPLES

Para começar a exercitar seu cérebro a pensar em inglês comece com um vocabulário simples. Por exemplo, as coisas à sua volta. Por exemplo: 

Chair. Window. Pencil. Glass. Bottle. Shoes.
Cadeira. Janela. Lápis. Vidro. Garrafa. Sapatos.

 

Faça esse exercício em seu quarto, na sala, na cozinha, em seu ambiente de trabalho. Faça isso enquanto está indo para o trabalho, observe tudo a sua volta e pense em cada coisa em inglês. 

Depois disso você já poderá começar a colocar segunda dica em prática:

2. FRASES SIMPLES

Ainda utilizando o seu poder de observação, construa frases simples em sua mente. Por exemplo:

What’s she eating for lunch?
O que ela está comendo no almoço?

 

That chair looks really comfortable.
Aquela cadeira parece muito confortável.

 

I love that book that he’s reading.
Eu adoro aquele livro que ele está lendo.

 

Your hair is really long.
Seu cabelo é bem comprido.

 

Sempre que tiver oportunidade use e pratique as frases que você observou. Se não tiver ninguém para praticar com você pratique com você mesmo. Quando for a algum lugar tente descrever o caminho, conte para você como foi o seu dia, escreva no seu diário e fale sobre como está se sentindo em inglês. Procure colocar em prática mentalmente o inglês, o máximo que puder.

3. PLANEJE O SEU DIA EM INGLÊS

Antes de dormir ou quando você acorda você já tem uma lista mental de coisas que irá fazer durante o dia. Tente fazer com que o planejamento do seu dia esteja em inglês. Por exemplo:

After I eat breakfast, I’ll walk to the bus stop and I’ll catch the bus to work. On the bus, I’m going to read my book while I’m listening to some music. I’m meeting Jennifer for lunch today, and I think we’re going to get takeaway and eat it in the park. It’s going to be such a nice day.
Depois do café da manhã, vou caminhar até o ponto de ônibus e pegar o ônibus para trabalhar. No ônibus, vou ler meu livro enquanto ouço música. Hoje vou encontrar Jennifer para almoçar e acho que vamos pegar comida para viagem e comer no parque. Vai ser um dia tão bom.

 

4. ARTICULE CONVERSAS EM INGLÊS EM SUA MENTE

Talvez isso seja um pouco estranho ou até mesmo bobo pra você, mas acredite, isso ajuda muito. Sabe quando você está no banho ou totalmente sozinho, onde não há nada pra te distrair? Esses são os momentos em que você colocará isso em prática.

Crie possível diálogos em inglês em sua mente. Faça as perguntas e as responda em inglês. Também procure pensar em frases que podem te ajudar a sair de uma situação complicada.

Selecione algumas frases e comece a repetí-las mentalmente ou falando em voz alta. Sempre que puder, recrie aquela história ou diálogo mentalmente em inglês. Descreva a cena.

We were at the office when Janine asked me if I wanted to have a beer after work. She smiled at me, waiting for an answer and nodded my head and said: “yes, it’ll be fun.” I needed that because it was a tough day at work.
Nós estávamos no escritório quando Janine me perguntou se eu queria tomar uma cerveja depois do trabalho. Ela sorriu para mim, esperando uma resposta e eu concordei com a cabeça e disse: “sim, vai ser divertido”. Eu precisava daquilo porque foi um dia difícil no trabalho.

 

5. LEIA EM INGLÊS

Eu já fiz um post completo sobre a importância da leitura para aprender um novo idioma e esse tópico não poderia faltar por aqui. Consuma informação em inglês. Leia livros, revistas, notícias, procure estar em contato com o inglês o máximo possível. 

Mude, por exemplo, o idioma do seu celular e notebook. 

6. ESCREVA EM INGLÊS

Antes de você colocar as palavras escritas no papel você vai ter que pensar naquela palavra e pensar na estrutura da frase. Escrever é terapêutico e em inglês nós chamamos essa atividade de journaling. Através da escrita você organiza e estrutura os seus pensamentos para que eles possam fazer sentido. Não importa se você cometer alguns erros. O que importa é que você vai forçar o seu cérebro a pensar em inglês para escrever as palavras da maneira correta. Quanto mais você fizer isso, mais natural será o seu processo de raciocínio em inglês.

7. PROCURE UM ENTRETENIMENTO PARA EXERCITAR SEU INGLÊS

Você provavelmente gosta de ver filmes, séries e ouvir música. Faça de uma dessas atividades algo para te ajudar a evoluir no inglês.

Escolha um filme que você gosta e o assista por várias vezes, com legenda em inglês. Você irá perceber que depois da quarta ou quinta vez você nem precisará mais da legenda para algumas cenas, pois você já começará a se familiarizar com algumas palavras e expressões. Quando chegar nesse momento, experimente tirar a legenda. E lembre-se de sempre tentar imitar a fala que está rolando. Isso tem um poder enorme de criar novas sinapses para processar a língua no seu cérebro.

Você também pode ouvir sua música favorita em inglês e escrever a letra enquanto a escuta. Provavelmente você não entenderá tudo de primeira, então deixe uns espaços em branco se for preciso para depois verificar o que estava sendo dito. Com o tempo o exercício vai ficando mais fácil e os espaços em branco vão diminuindo. 

8. APRENDA PALAVRAS POR OBSERVAÇÃO, ASSOCIAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Mude a pergunta “Qual a tradução disso?” para “O que isso significa?”. Assim como no português se você não sabe o significado de algo você procura no dicionário. Lá você encontra uma explicação e não uma tradução; é uma interpretação. Aqui é importante que você use um dicionário do inglês para o inglês, tá bom?

Outra dica é procurar no Google informações em inglês ao invés de pesquisar em sua língua nativa. Vamos supor que você queira saber mais sobre gastronomia, ou cinema, por exemplo. Faça isso em inglês. Caso se depare com um novo conceito, vá no Google Imagens e leia o que aquela significa sem traduzir. 

Ao aprender novos conceitos e termos em inglês você evita a tradução para sua língua nativa.

E aí gostou das dicas? Conta aqui para mim se você tem dificuldades de pensar em inglês ou se tem alguma dica que funciona para você. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Aproveite e me siga nas redes sociais, participe das nossas lives todas as terças-feiras no YouTube e entre para o meu grupo do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo:

TOQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DO TELEGRAM

E lembre-se de compartilhar com quem você conhece se tiver gostado do material! 🙂

Stay Strong.

 

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo:

English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.