Muita gente quando está em uma jornada de aprendizado de um novo idioma alcança um certo ponto onde é possível “se virar” com a língua na hora de ler, mas para o LISTENING parece que não entende nada. Você quer ver um vídeo no Youtube, fazer um curso, assistir uma palestra, participar de uma reunião, mas sente muita dificuldade na hora do LISTENING. Mas calma que eu tô aqui pra te ajudar com isso! Segue o fio:

1. PRÁTICA

Eu já ouvi pessoas dizendo que “não têm o dom” para isso, que “é muito difícil” e que “entender o inglês falado é só para os inteligentes”. Será? 

Nada disso! Na verdade, você precisa treinar, não tem jeito e nem mágica. É TREINO! Se você tiver contato com o inglês constantemente TODOS OS DIAS, você com certeza terá resultados, é inevitável. E aqui não digo apenas de música. Estudar com música até ajuda, mas você precisa ouvir diálogos, INTERAÇÕES de verdade. A Internet está recheada de conteúdo, tem filmes, tem vídeo de gringo no Youtube, tem séries. Quanto mais você escutar mais você vai aprender! Tem que ser TODO DIA

Claro que quanto mais você treinar melhor será, mas se você começar com 15, 20 ou até 30 minutos por dia, aos poucos seu ouvido vai se ACOSTUMANDO e você vai acabar desenvolvendo essa HABILIDADE. Mas veja bem, não pode ser nem uma, nem duas, nem três vezes por semana. IT’S GOTTA BE EVERYDAY! E sem pressa. Um pouquinho todo dia, vira um montão!

2. ESCUTE COISAS COMPREENSÍVEIS PRA VOCÊ

Se você está bem no começo, comece com algo fácil, pequenos textos e pequenos diálogos com ÁUDIO são o suficiente. Comece com conteúdos mais próximo do seu nível e aos poucos você vai aumentando o nível de dificuldade. Se for muito difícil será a mesma coisa que ouvir barulho. Se já entende alguma coisa, aos poucos você vai treinando seu ouvido a entender novos sons e novas palavras. 

E aqui também cabe a AUTOAVALIAÇÃO. Você melhor que ninguém para saber onde precisa de mais foco e perceber onde houve evolução. Conforme você vai avançando SEMPRE SE PERGUNTE se o texto/áudio está muito fácil ou muito difícil. Você precisa se sentir DESAFIADO a aprender coisas novas, então precisa ter conteúdo que você desconhece. Mas não MUITO DIFÍCIL a ponto de você não entender nada. Além de não ser efetivo, você vai acabar desmotivado. O mesmo serve para textos e áudios MUITO FÁCEIS. Você não vai aprender coisas novas, não vai se sentir desafiado e como consequência não vai ficar motivado e terá poucos resultados.

3. UTILIZE MATERIAIS CONTEXTUALIZADOS E SOCIALMENTE RELEVANTES 

Ao contrário do que muitos dizem por aí, ADULTO NÃO APRENDE IGUAL CRIANÇA. A aprendizagem lúdica não funciona com adultos, porque simplesmente não faz sentido no cérebro. Não adianta tentar contar a história da tartaruga que fala ou da árvore encantada, pois não é interessante para o adulto, não vai gerar FOCO e consequentemente a informação não vai ser armazenada

Por isso é que trabalhamos com CONTEÚDOS SOCIALMENTE RELEVANTES. Eles vão ativar o HIPOCAMPO, área do cérebro que trabalha com o FOCO, você vai ter mais atenção durante as práticas e vai COMPREENDER O CONTEXTO e armazenar a informação. 

4. INPUT E OUTPUT 

Se você acompanha as minhas lives de terça-feira do The Speaking Cure, você já sabe que precisamos estar muito atentos no porquê estudamos e como estudamos, certo? Então, é sobre isso! Temos sempre que ter em mente que primeiro praticamos muito o INPUT para depois reproduzirmos o OUPUT. Mas o que isso quer dizer, Ina? Fácil, quer dizer que primeiro o inglês tem que entrar com o INPUT para depois sair com o OUTPUT

E como praticamos isso? O melhor jeito é com o CICLO ELO (Método exclusivo desenvolvido por mim para o meu Curso) que trabalha transcrições de textos com áudio de nativos para a aquisição do vocabulário. E para a retenção de informação, usamos  o SRS (Spaced Repetion System) do app ANKI, que vai trabalhar com a curva do esquecimento. Depois de praticar bastante com o CICLO ELO e ANKI, você vai ver como vai ser fácil de entender o inglês falado! 

5. CONNECTED SPEECH

Outra coisa que você deve ficar atento também para turbinar o LISTENING e melhorar o entendimento é CONNECTED SPEECH que é onde a gente trabalha os LINKING SOUNDS. Nunca nos meus 5 anos na Cursolândia ninguém me falou sobre a importância disso, por isso eu faço tanta questão de mostrar para os meus alunos, porque era uma dor minha.

Mas enfim, vamos lá, o que é o CONNECTED SPEECH? É basicamente a forma como você conecta o som das palavras na fala natural. Assim como no português, no inglês do campo de batalha nós não falamos palavra por palavra pausadamente, e sim buscamos falar de forma natural e fluída conectando os sons.

Existem muitos LINKING SOUNDS, mas aqui vão alguns exemplos:

phone number – Temos o ‘e‘ que é mudo em ‘phone‘ e então juntos o ‘n‘ de ‘phone‘ e o ‘n‘ de ‘number‘ e pronunciamos apenas um ‘n‘. Confira no áudio:

feel like – Aqui cortamos o ‘l‘ de ‘feel’ e pronunciamos uml‘ só.

enough for – O ‘gh‘ de ‘enough‘ tem som de ‘f‘, então cortamos esse som e pronunciamos só umf‘.

and I – Aqui temos ‘and’ que termina com consoante e ‘I’, que é uma vogal, juntamos tudo.

Agora veja outros exemplos e tente identificar os LINKING SOUNDS:

many years

did you

don’t they

with them

big girls

red dress

an apple

Nice to meet you

That’s a nice silver ring.

We should go on a date at some moment in the future.

6. DON’T GIVE UP!

Todas as pessoas de sucesso que conheço tem algo em comum: elas NUNCA DESISTEM! Quando temos uma meta que envolve uma habilidade é mais difícil mensurar o SUCESSO. Metas como melhorar a auto-estima, confiança para falar em público ou até aprender um novo idioma precisam de um cuidado maior na hora de IDENTIFICAR SEU PROGRESSO. No Coaching nós trabalhamos as EVIDÊNCIAS, ou seja, qual a evidência vai te comprovar que você está evoluindo? LISTE TODAS ELAS! Com o aprendizado de idioma, chega um determinado momento que parece que você não está evoluindo. Parece que você escuta e escuta e sente que há um limite, a partir dali não consegue evoluir seu LISTENING. Isso é uma ilusão! Na verdade, você está melhorando, mas a sua percepção da melhora acontece em SALTOS. Você passa algumas semanas ou meses praticando e de repente, boom! Parece que seus ouvidos “abrem” e você começa a compreender melhor. Você vai perceber que no início as EVIDÊNCIAS da sua evolução são mais claras, mas depois de um tempo isso vai acontecer em SALTOS. E eu digo DON’T GIVE UP! porque muita gente desiste nesse meio tempo. Sua avó não dizia que “De grão em grão a galinha enche o papo“? Então, ela estava certa! Um grão de cada vez, uma hora enche! Fique atento às EVIDÊNCIAS.

Eu gravei um vídeo para o meu Canal sobre esse tema também. Check it out!

E um tempinho atrás fiz uma live. Vai lá conferir também! 😉

Aproveite e me siga nas redes sociais. Participe das nossas lives todas as terças-feiras no YouTube e entre para o meu grupo do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo


Stay Strong. 😉

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo:

Inamara Arruda
English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.