Muitas pessoas se sentem desmotivadas para aprender um novo idioma por pensarem que não vão conseguir entender e absorver tantas palavras novas.
O grande problema é que elas acreditam que não têm memória para guardar tantas informações. Treinar seu cérebro para aprimorar sua memória é um bom exercício para te ajudar alcançar a fluência no inglês e também para perder o medo de aprender qualquer coisa. Então, veja 5 dicas que vão te ajudar a aprimorar sua memória no aprendizado do inglês
1. Use a emoção a seu favor
Toda memória é adquirida a partir de um contexto emocional. Por isso, é muito mais fácil se lembrar de uma grande decepção amorosa do que a cor do boné de quem abasteceu o seu veículo na semana passada.
Isso acontece porque o hipocampo, parte do nosso cérebro responsável pelo armazenamento de novas memórias, é gravemente influenciado por emoções, o que a torna, de certa maneira, manipulável.
Dessa forma, aprender inglês com tópicos que despertam emoções fortes, como músicas, por exemplo, é uma tática inteligente e eficaz para praticar o idioma, associar novos vocabulários e garantir uma memória duradoura do que aprendeu.
2. Melhore sua rotina de sono
As informações absorvidas quando a você está sob algum tipo de emoção forte são justamente aquelas aptas a conquistar, durante a noite, um lugar definitivo no seu cérebro. Isso mostra a importância de você ter uma rotina saudável de sono.
Um estudo da Universidade Harvard realizado, em 2017, aponta que os neurônios, durante o sono, fazem conexões entre informações aprendidas, de forma que elas são transferidas do hipocampo para o córtex frontal por isso, garantem a fixação do assunto, que acontece quando você está no estágio de sono profundo.
3. Crie rotinas para melhorar a memória
A memorização acontece em 3 estágios diferentes: o período de aquisição, quando nos deparamos com uma informação pela primeira vez; o processo de assimilação, realizado durante o sono; e, por fim, o processo de recuperação, que consiste na ativação da memória.
Manter uma rotina de repetição faz parte do processo de recuperação, e é isso que dita o ritmo da memorização de um idioma. Por isso, ao estudar, faça revisões periódicas para rever o assunto posteriormente, com o intuito de consolidar as informações e poder acessá-las sempre que desejar.
4. Priorize uma alimentação saudável
A alimentação é um fator de extrema importância quando o assunto é a memória. Nesse sentido, é coerente mencionar que Alimentos que contêm ômega 3 e vitamina B em sua composição estimulam a função cerebral, especialmente a parte relacionada à memorização.
Além disso, a gema do ovo, por exemplo, é um nutriente necessário à transmissão nervosa por possuir colina, um dos componentes do complexo B, responsável por aprimorar o funcionamento do cérebro e por promover a longevidade da memória.
5. Faça associações visuais
Nosso cérebro consegue absorver mais informações a partir de estímulos visuais, segundo o cientista e pesquisador americano Eric Chudler, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.
Há muitas técnicas de memorização, todas, no entanto, partem do princípio de o que você quer memorizar deve ter um significado pessoal. Ela precisa fazer sentido, estar inserida em um contexto de coisas já conhecidas, de forma que os estímulos visuais mexam com a sua emoção.
O aprimoramento da memória é consequência de uma cadeia de táticas e decisões conscientes, todas citadas anteriormente neste material, de forma que você precisa colocá-las todas em prática para alcançar seu objetivo de desenvolver a memória para aprender inglês.
Aproveite e me siga nas redes sociais. Participe das nossas lives todas as terças-feiras no YouTube e entre para o meu grupo do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo!
Stay Strong. 😉
Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/