A primeira coisa que você precisa saber é como diferenciar as duas expressões em termos de número.  THERE IS e THERE ARE significam “há” ou “existe”. Mas você usa o “There is” para falar no singular e o “There are” para falar no plural.

“Ok, Ina, me parece muito simples, mas por que as pessoas se confundem tanto?”

E a resposta é simples. A maioria das pessoas quando estão aprendendo o inglês tendem a pensar em português e em seguida traduzir ao pé da letra. Neste caso, em português, nós usamos incorretamente a palavra TEM ao invés de ou EXISTE e quando vamos traduzir para o inglês o que acontece? Isso mesmo! A tradução sai errada. Veja o exemplo:

Há/tem café fresco na cozinha.

Have fresh coffee in the kitchen. (ERRADO)

There is fresh coffee in the kitchen. (CORRETO)

Quando falamos algo no sentido de existência, “existir”, não podemos usar o HAVE (como na primeira frase do exemplo), pois o HAVE é geralmente usado para dar o sentido de posse.  Portanto, vai acompanhado de um pronome (eu, você, ele, ela, eles, nós). Por isso usar a estrutura “Have + algo existente” é bem errado.

Eu sei que leva algum tempo para a estrutura do “THERE is/are” entrar na cabeça porque eu também já estive onde você está. Mas com a prática isso vai ficar automático para você.

Para reforçar: basicamente, THERE IS e THERE ARE significam . Eu sei que é super-simplificar a estrutura, mas comece por aqui e vá tranquilo, lembre disso.

O THERE ARE funciona da mesma maneira, só que para o plural, logo, para os exemplos ao lado você poderia dizer: “There ARE many people” (há muitas pessoas) / “There ARE many dogs” (há muitos cachorros)…

Para fixar vou dar mais alguns exemplos: Se você tem um cachorro na sua casa, então, “THERE IS A DOG” (há um cachorro…). Se há uma pessoa em tal lugar, então, “THERE IS A PERSON” (há uma pessoa…), e por aí vai. Pegou? Ainda não? Então vamos a mais alguns exemplos:

Vamos aprender mais alguns exemplos?

There is a problem here.
Há/tem um problema aqui.

There are too many people in this place.
Há/tem muitas pessoas neste lugar.

There is a girl waiting outside.
Há/tem uma menina esperando lá fora.

There aren’t many clouds in the sky today.
Não há/não tem muitas nuvens no céu hoje.
(Para o negativo basta acrescentar o not – there are not)

There was a paper on my desk.
Havia/tinha um papel na minha escrivaninha.
(No passado o singular de IS é WAS)

There wasn’t any traffic today because there weren’t many cars.
Não havia muito trânsito hoje porque não havia muitos carros.
(No passado o plural de ARE é WERE)

There wasn’t anyone at the reception.
Não tinha ninguém na recepção.

Bom, é isso. Espero que tenha gostado da lição de hoje :).

Lembre-se de deixar aqui embaixo o seu comentário e compartilhe com os seus amigos. Isso ajuda bastante o blog e me ajuda a continuar trazendo conteúdos bacana para vocês. Compartilhe nas suas redes sociais e ajude também quem você conhece a aprender um pouco mais do inglês. Bora fazer o Brasil falar inglês?!

Stay Strong.

 

Inamara Arruda
Teacher
Bárbara Oliveira
Editora-Chefe

 

 

 


 

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.