hi there! Há alguns anos eu venho estudando profundamente a questão da fala para estudantes da língua inglesa. Eu percebi que a maioria das pessoas que começam a estudar inglês têm a mesma dificuldade que eu tive no começo dos meus estudos: sensação de que até consegue entender o inglês, mas na hora de falar simplesmente travam. Por isto, desenvolvi um método exclusivo para destravar a fala que envolve diversas ferramentas e técnicas para desenvolver os músculos da fala e o ato de falar.

Mas antes de começar a falarmos de speaking, é importante ressaltar a ordem das coisas. Você não terá um speaking bem desenvolvido sem um listening afiado. ENTENDER o inglês é o principal. Acredite, os maiores especialistas do mundo em speaking dizem que a principal técnica de desenvolvimento de speaking é o listening, mas não é qualquer tipo de listening (eu falo bastante sobre input/output aqui no meu blog e nas minhas lives no youtube), você pode começar seus estudos de listening pelo CICLO ELO. Você vai começar a perceber as nuances da fala como o Connected speech, começa a prestar atenção nos linking sounds, nas reduced words e a maior parte da comunicação em inglês flui através deste tipo de pronúncia reduzida. Conseguir entender isto é um passo gigante no desenvolvimento do seu Speaking.

Vamos falar um pouquinho sobre o estudo de textos com áudio (ciclo elo). O clico ELO tem três passos (não confunda com 3 etapas, 3 etapas significa que você tem que terminar uma etapa antes de ir pra próxima e não é essa a forma mais eficiente, apesar de ser a mais usada e ensinada em todos os canais do youtube). Esta abordagem é mais eficiente, apliquei em mim mesma e percebi com meus alunos que funciona muito bem trabalhar esta questão em ciclos e passos (onde um passo começa antes do outro terminar – afinal é assim que funciona quando nós  andamos, um pé já começa a levantar do chão enquanto o outro ainda está terminando o movimento da pisada no chão).

Também é importante treinar sozinho, sem ninguém te julgando. Esta é a hora de se concentrar, praticar e estudar. Sim, eu sei que até aquele olhar penetrante do seu gato pode te deixar meio coagido, então vai para um lugar onde você possa falar sem a sensação de ter alguém julgando seu Speaking, porque este é um treino para FALAR!

Neste treino você vai ouvir, falar, comparar e melhorar. Só conseguimos melhorar aquilo que medimos. Por isto procure sempre ouvir, falar, comparar e medir para então ver onde pode melhorar.

Mas afinal, o que é o The Speaking Cure? O TSC é um programa, ou seja, um Conjunto de métodos, técnicas, ferramentas e conceitos usados de forma integrada para produzir um único resultado, atingir um único objetivo: TE AJUDAR A FALAR! Em outras palavras, o TSC é a soma do PIP (Pronunciation Intensive Practice), imitation e sistemas como o Connected Speech pra atingir o objetivo do programa que te ajuda a colocar o inglês pra fora. Todos os conceitos, explicações de métodos e ferramentas são desenvolvidos com mais profundidade lá na plataforma de estudos para os meus alunos , para dar embasamento à eles. Aqui nós vamos focar na prática. Na nossa primeira aula do The Speaking Cure lá na nossa comunidade fechada de alunos nós entendemos com profundidade o que é o connected speech, por exemplo, e todas as suas variações e aí nós praticamos. O que vou te apresentar aqui vai englobar connected speech, ritmo, entonação e de quebra até expandir o vocabulário. Então aqui neste post/video você terá pouca teoria e muita prática.

A ideia é sempre fazer você praticar aí da sua casa: eu te orientando daqui e você praticando aí do outro lado.

Algumas pessoas me dizem: “Ah Ina, mas eu não tenho ninguém pra praticar… Guys, eu adoro desenvolver meu speaking sozinha, sem depender de ninguém! Os seus treinos você tem que fazer sozinho. Depois de treinar bastante sozinho, aí você pode treinar a conversação com alguém, mas tem muitas coisas que devem acontecer antes.

Como eu disse, primeiro você deve desenvolver o listening, não adianta fazer aula de conversação se seu listening não está afiado. Depois de desenvolver bastante o seu listening tem que fazer os treinos de speaking cure: falar ouvir e comparar com o nativo, falar ouvir e comparar com o nativo… e então lááááá na frente, quando você estiver bem desenvolvido nestas questões, aí você passa para coisas mais avançadas, mas não dá pra pular etapas.

O que eu proponho aqui é um tipo de treino pra quem já tem alguma base. Se vc não sabe nada nada de inglês, nem o alfabeto e nem os números por exemplo, então tem alguns passos que vêm antes (tem que fazer o ciclo ELO, treinar vocabulário com um sistema de SRS e aos poucos você vai desenvolvendo sua pronúncia e sua capacidade de falar).

A dinâmica da aula é a seguinte: Nós vamos pegar um post do meu blog, na categoria aprendendo inglês no youtube, que é uma categoria que eu separei pra quem quer estudar sozinho. Com o material que tem ali você pode treinar o ciclo ELO e também dá para praticarmos a fala. Nesta categoria você vai ter cada post com um video rápido/curto, a transcrição e a tradução. Você deve focar apenas em prestar bastante atenção no áudio, ou seja vamos praticar o listening de maneira bem intensa e focada, e como consequência praticar a fala. Você só vai ter uma boa pronúncia e falar com confiança se o seu ouvido estiver afiado. Então a nossa prática aqui será acompanhar o áudio (junto com a transcrição) – inclusive se você tiver um bom fone de ouvido, coloque o fone pra você escutar com bastante atenção –  para conseguirmos identificar as palavras com clareza e em seguida repetir, falar! Então hoje é aula pra falar, já pegue uma garrafinha de água porque hoje vai dar até nó na língua de tanto que vocês vão falar! Não tem jeito, pra falar bem em inglês tem que falar!

Importante: Eu sempre falo para vocês, já que você vai estudar, aproveite pra estudar com um conteúdo que te inspira, um conteúdo relevante. Aí você já aprende duas coisas ao mesmo tempo: aprende o inglês e o conteúdo que está em inglês. E olha só, a gente vai praticar nosso speaking aqui com o maior coach do mundo, meu mentor virtual o Anthony Robbins!

Vamos explorar aqui esse texto/transcrição em 3 passos:

1) Vamos assistir tudo, acompanhar todo o áudio (este video tem 2:08 de conteúdo, por isso é legal pegar videos/audios curtos, aí não fica tão cansativo de fazer as repetições).

2) Vamos voltar, vamos ouvir frase por frase, eu vou praticar junto com vocês também, e depois que a gente treinou a fala, de todas as frases, aí eu vou deixar uma lição de casa para vocês. Uma dica: feche o olho na hora de escutar, isto ajuda bastante a se concentrar nos sons que você irá pronunciar.

Assista a aula ao vivo no #youtube:

 

Agora o passo 3, a lição de casa de vocês: Agora vocês vão fazer o shadowing, que é uma técnica muito bacana pra treinar a fala, mas tem que saber aplicar. O shadowing ajuda na entonação, no seu ritmo, no seu connected speech, no seu sotaque dentre muitas outras coisas. Shadowing vem de shadow, que significa sombra. Você vai fazer o sombreamento na fala. Portanto, preste bastante atenção: você deve falar acompanhando o áudio (a pessoa falou você já vem atrás falando junto), quase que por cima da fala e isto exige treino. É muito legal porque os resultados são incríveis guys e isto é muito motivador, por mais que às vezes pareça difícil, acaba sendo até divertido esse pequeno desafio 🙂 

Agora diga pra mim, você não vai se sentir mais confiante de fazer o The Speaking Cure sozinho depois de aprender aqui como eu faço? É assim que eu melhoro a minha pronúncia, é assim que eu percebo a diferença entre americano e britânico, é assim que eu sei quais são as possíveis contrações.

Desafio #speakingeveryday: agora é com você! Te desafio a praticar o speaking por pelo menos uns 10 minutinhos por dia , todo dia. Não pode furar hein! Furou um dia começa do zero! Quero ver vocês praticando e me marcando no instagram pra eu ver se vocês estão levando a sério mesmo os estudos. Depois de uma semana eu quero que vocês venham aqui e me digam se estão tendo resultados! Você pode fazer seu treino com música, com entrevista, com filme (com filme é até legal porque você pode ir imitando o personagem).

E aí, agora não tem mais como errar, você já aprendeu essa! AQUI no meu blog também tem um ebook gratuito pra você baixar e descobrir de que maneira você aprende melhor. Então CLIQUE AQUI, faça o download e faça o teste pra descobrir o seu estilo de aprendizagem. Depois me conta o resultado do teste. =)

Me conta aqui também se você gostou das dicas e compartilhe com seus amigos! =)

See You!


 

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit