Como destravar a fala em inglês
Como destravar a fala em inglês

Hi there!

Eu resolvi fazer um post/vídeo sobre esse assunto porque eu recebo muitas mensagens falando sobre a dificuldade de falar em inglês, muitos dizem que até conseguem entender, mas não conseguem fala. Eu pensei, eu pesquisei, eu preparei esse conteúdo para vocês então não é porque essa aula/post é gratuita(o) que ela não tem valor. Tem o valor do meu tempo preparando a aula, meu tempo aqui passando o conteúdo, minha experiência estudando ingles, ensinando inglês e morando 6 anos na Inglaterra.

Então eu peço que me ajudem se inscrevendo no meu canal, deixe seu like e compartilhe esta mensagem com seus amigos 🙂

Afinal, qual a melhor maneira de destravar a sua fala? FALANDO! A fala é uma habilidade física, então tem que treinar bastante. Assim como tocar um instrumento, você não vai ficar bom só lendo a partitura, certo? A grande maioria tem uma dificuldade em comum: nem sempre vocês tem alguém para conversar, certo? A não ser que você tenha algum amigo disposto a treinar o inglês com você. Eu conheci muitos brasileiros quando eu morava lá na Inglaterra que moravam lá há mais tempo que eu e mesmo assim não falavam tão bem, às vezes até me pediam para ajudar a falar com alguém, traduzir alguma coisa… e as dificuldades eram as mesmas: vergonha de errar e medo de passar vergonha.

Já tive alunos que confessaram para mim que tinham muitas oportunidades de interagir com “gringos” em eventos da universidade, ou no próprio trabalho, mas que por pura insegurança não arriscavam. Deixavam de fazer negócios, deixavam de fechar parcerias, ou até mesmo de fazer boas amizades. Olha quanta oportunidade a gente deixa passar por causa do medo.

Uma vez eu ouvi uma frase que mudou muito a minha maneira de me portar em situações onde eu tenho medo (eu também tenho medo viu gente, aliás todos nós temos algum tipo de medo eventualmente) e nessas horas eu penso:

Tá com medo? Vai com medo mesmo!

Eu já ouvi até uma variável dessa, não muito bacana, mas é essa aqui: “tá se cagando de medo? Bota uma fralda e vai!” Desculpe o vocabulário, mas a ideia é essa. Vencer o medo não é ter coragem, mas agir apesar do medo. Essa também é forte né! Vou repetir: vencer o medo nao é ter coragem, mas agir apesar do medo. Anota essa aí porque você vai precisar!

Eu super recomendo que vocês treinem muito sozinhos, sem ansiedade, sem pressa, sem ficar se cobrando e já que você estará sozinho mesmo, não precisa ter medo de errar, certo? E se errar, tenha compaixão com você mesmo, seja gentil com você, seja capaz de se auto motivar. Pensa só, como você falaria com um amigo que está no processo de aprendizagem? Você falaria “olha lá, que burro da zero para ele”? Sem bulling né! 😀

Seja VOCÊ esse amigo, seja você seu melhor amigo, esteja lá para você nessas horas! Seja capaz de chacoalhar o pompom para você mesmo, fale com você mesmo da mesma maneira que você falaria com alguém que você ama!

O que eu vou passar aqui para vocês serve tanto para quem está em nível básico quanto para quem já está mais avançado.

Primeira coisa: Leia em voz alta! Eu comecei a fazer isso quando eu percebia dificuldades para ler em voz alta na aula. O meu professor pegava um texto e pedia para cada aluno ler um trecho do texto e era nessas horas que eu percebia que eu tinha facilidade de pronunciar certas palavras, mas outras simplesmente não saía de jeito nenhum. A gente vai percebendo como juntar as palavras na hora de falar (a gente chama isso de connected speech, que é como as palavras vão se juntando naturalmente na fala). Então essa percepção desses detalhes eu só peguei na leitura em voz alta. Portanto, não leia os textos mentalmente, leia em voz alta. Você vai falar errado? Vai, várias vezes, mas esse é o caminho para que você possa aperfeiçoar (leeeeembra da parada de ser gentil com você mesmo? Tenha paciência, não se desespere quando não souber falar algo, vai treinando, vai sentindo onde dá para melhorar, e segue)

Ah, e lembre também que você tem ferramentas online para checar a pronúncia. Eu gosto do tophonetics porque alí eu vejo a diferença entre o inglês americano e o britânico, mas no próprio Google Tradutor você também pode ver o som da palavra além nos dicionários online. Comece com textos simples, não precisa pegar um noticiário da BBC se você está começando. No meu curso por exemplo eu forneço o texto, a explicação do texto (na minha video aula) e os áudios de nativos para que você possa treinar. Tem áudio dos Estados Unidos, da Inglaterra, do Canada, da África do sul e o meu, claro!

Leiam em voz alta! Eu faço isso constantemente até hoje, eu tenho vários livros em inglês, eu recebo a revista The Economist em casa, porque eu também não tenho com quem praticar todos os dias, mas eu estou aqui, fazendo o que posso com os recursos que eu tenho! 🙂

Então a partir do momento em que aprendeu uma palavra nova, já pratique a pronúncia dessa palavra. Isso vai ajudar não sá da sua fala, mas também na sua memória oral. Você pode ir no meu canal por exemplo, e assistir o vídeo de Business English onde eu ensino algumas frases para você usar nos negócios. Assista esse vídeo uma vez, anote o que você achar relevante e depois assista de novo, pausando sempre que eu ensinar uma frase nova. Você vai praticar seu listening, seu reading, seu writing (na hora de anotar) e seu speaking, porque essa será uma oportunidade de você treinar.

Você não precisa depender de ninguém para fazer isso, e eu sempre desafio vocês nas minhas lives/posts a colocar em prática todas as dicas e depois vir aqui dizer os resultados. Topa? 🙂

Outra coisa que me ajudou bastante com meu speaking foram as músicas. Você pode pegar aquela banda que você gosta, curtir aquele som e ao mesmo tempo aprender inglês.  Então essa atividade aqui é cantar, não só ouvir, além de aprender o vocabulário. Esse exercício é ótimo para acostumar a língua, os músculos do seu rosto, faça esses sons que muitas vezes são estranhos e diferentes para nós. Tem também o sotaque do cantor, o que é bem legal para aprender algumas nuances da língua também.

Você pode começar com musicas mais lentas, não precisa pegar um rap, um JayZ, um Tu Pac 😀 Vai com calma. Ah gente, atividade divertidíssima essa vai! =)

Uma outra dica que pode te ajudar muito com o seu speaking é falar sozinho. Eu sei que pode parecer coisa de maluco, mas funciona que é uma beleza! Vai lá para o seu quarto quando não tem ninguém olhando, ninguém te julgando a não ser você mesmo. Esse é o momento, a oportunidade para você praticar aquela fala mais espontânea. Se você está mais no começo (um básico / intermediário), comece resgatando tudo o que você aprendeu  durante a semana e construa frases do dia a dia , coisas da sua rotina, e fale em voz alta.

Exemplo:

  • Eu fui ao mercado ontem e comprei isso isso e isso vou vou cozinhar isso hoje a noite.

Se está no trânsito, no carro sozinho, tente descrever o que você está vendo, o que está acontecendo.

Revise o que você fez no dia anterior:

  • Eu acordei tal hora, escovei os dentes, comi isso e isso no cafe da manhã, etc.

Já sabe fazer frases no futuro? Tente:

  • Amanhã eu vou visitar meus pais, minha irmã estará lá com os filhos dela, nós vamos fazer essas atividades, etc etc.

Busque fazer frases no passado, no presente e no futuro. O mais importante é colocar em prática o que você já aprendeu. Ao invés de ficar se “descabelando” com o que você ainda não sabe, masterize aquilo que você já aprendeu, fique bom naquele assunto que você já viu. Funciona para quem quer destravar a fala, para quem já sabe inglês e não tem com quem conversar, funciona gente! Mas só funciona para quem tentar! Eu falo inglês até com a minha cachorra, coitada! 😀

Uma vez eu ajudei uma aluna a treinar uma apresentacao que ela ia fazer na empresa, ela escreveu o que ela tinha que falar, então eu corrigi algumas coisinhas e depois a gente ficava algumas horas passando aquela informação, para que não ficasse algo decorado, mas que ela pudesse expressar as ideias dela de maneira natural E veja só, não foi nem uma, nem duas vezes. Ela treinou dezenas de vezes! Falava no chuveiro, no carro, enquanto lavava a louça… mas saiu.

E claro se tiver alguém para praticar com você, aproveite essa oportunidade! Eu era a maluca do inglês no colégio, sempre que eu via alguma colega que sabia inglês eu já colava nela e tentava praticar, e tinha algumas lá que gostavam também, então era a maior festa. Na hora do intervalo as fofocas eram só em ingles, e isso era bom porque a maioria não entendia o que estávamos falando, então dava para fofocar =) Essa prática ajuda bastante a ganhar confiança na hora de falar.

#LIVE NO YOUTUBE:

 

#PODCAST:

 

E aí, agora não tem mais como errar, você já aprendeu essa! AQUI no meu blog também tem um ebook gratuito pra você baixar e descobrir de que maneira você aprende melhor. Então CLIQUE AQUI, faça o download e faça o teste para descobrir o seu estilo de aprendizagem. Depois me conta o resultado do teste. =)

Me conta aqui também se você gostou das dicas e compartilhe com seus amigos! =)

See you!


 

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo:

Inamara Arruda
English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.