Você já participou de uma entrevista de emprego na qual você acreditou ter dito todas as coisas certas, mas não foi contratado? Já parou para pensar que o problema pode estar nas palavras que você utilizou para se expressar? A escolha das palavras é uma parte fundamental para uma entrevista de sucesso e com certeza pode ser seu diferencial diante de outros candidatos, por isso, preparei algumas dicas de como você deve ou não se expressar durante esse processo. 

1. Não diga mentiras

Mentir no seu currículo ou durante a entrevista é o primeiro passo para não ser aprovado. Durante a conversa com o entrevistador, muito provavelmente, o profissional não terá grandes dificuldades para identificar se você está ou não falando a verdade e caso você seja descoberto isso irá comprometer todo o seu processo seletivo, afinal, ninguém quer contratar alguém em quem não se possa confiar, não é mesmo? Então lembre-se, always be honest! (Sempre seja honesto).

2. Não seja honesto demais

Não seja assim tão honesto? Mas esse não seria o oposto da dica anterior? Na realidade não! Ser honesto não significa que você não pode evitar alguns pontos durante a sua entrevista. Quando um entrevistador te perguntar a respeito de seus defeitos, por exemplo, você não deve dizer coisas como “I have many” ou “I have so many that I don’t even know where to start”, ao invés disso, foque apenas naqueles defeitos em que você reconhece que possui mas está tentando aprimorar.

3. Não foque nas coisas ruins

We all have flaws and that’s okay! (Todos nós temos falhas e tudo bem!). Saber que você tem pontos a melhorar é um ótimo começo para aprimorar essas falhas e você deve deixar isso claro durante sua entrevista. Foque nas suas melhores qualidades e não tenha medo de mostrar que você tem interesse de se aperfeiçoar em suas características pessoais para se tornar um profissional melhor.

4. Não fale mal do seu antigo trabalho ou dos seus colegas de trabalho 

Não falar mal sobre seu trabalho anterior ou sobre seus colegas de trabalho é não apenas uma questão de respeito para com eles, mas também uma ótima oportunidade de mostrar ao seu novo chefe que você é uma pessoa profissional e cordial, o que pode te garantir alguns pontos extra na entrevista.

5. Não dê respostas curtas

Aproveite sua entrevista para falar sobre suas experiências e dar exemplos de sua vida profissional, evitando ao máximo responder de forma muito sucinta. Ao responder à pergunta “Do you like reading?” (Você gosta de ler), por exemplo, não responda com um simples “yes” (sim), mas explore os motivos que te levam  esse hábito bem como seus livros favoritos na área em que você pretende ser contratado. Uma outra dica é evitar usar palavras como “basically” (basicamente) ou “kinda” (um pouco), já que elas deixam espaços vagos que você poderia estar usando para se expressar melhor.

6. Faça perguntas, mas tenha cuidado com elas

É natural que durante um processo seletivo, algumas perguntas surjam e é inclusive esperado que você às apresente, no entanto, evite fazer perguntas do tipo “What is my job position going to be?” (Qual vai ser meu cargo?), já que esse é o tipo de informação que você já deveria saber.

7. Fuja dos clichês

Palavras como “perfectionist, team player, motivated and dedicated” são comumente usadas para descrições  pessoais em processos seletivos, mas estas palavras já estão saturadas e não te darão o diferencial que você precisa para se destacar. Tente buscar sinônimos para estas palavras, ou busque características que realmente mostrem seu diferencial profissional.

Perfectionist = Perfeccionista.

 Team player = Alguém que trabalha bem em equipe.

Motivated = Motivado

Dedicated = Dedicado

8. Evite dizer que está nervoso

É normal que você fique nervoso durante um processo seletivo e o entrevistador já sabe disso, então não se preocupe em dar destaque para seu nervosismo, já que você pode estar passando a imagem de timidez e despreparação. Be confident! (Seja confiante!)

9. Não use gírias ou palavrões

Por mais que alguns entrevistadores se mostrem simpáticos, você não deve se esquecer de que está em um ambiente profissional, portanto, gírias e palavrões estão fora de cogitação. 

10. Tente usar “nós” ao invés de “eu”

É normal que você sinta a necessidade de falar sobre você, já que a entrevista é justamente para conhecer mais sobre quem você é no mundo profissional, mas não se esqueça de enfatizar os pontos positivos para os dois lados. Tente dizer “I believe we are going to make a great team” (Acredito que vamos formar um ótimo time) ao invés de dizer “I will learn a lot with this job” (Vou aprender muito com esse trabalho), afinal, sua contratação deve beneficiar tanto você quanto a empresa.

Agora que você já sabe o que dizer e principalmente, o que não dizer em sua entrevista, não se esqueça de relaxar e dar o seu melhor para conseguir aquele trabalho que você tanto sonhou. Good luck! 

Aproveite e me siga nas redes sociais, participe das nossas lives todas as terças-feiras no YouTube e entre para o meu grupo do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo:

E lembre-se de compartilhar com quem você conhece se tiver gostado do material! 🙂

Stay Strong.

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo: