O Speaking é a habilidade mais almejada por todos os estudantes de inglês. A fala é algo muito importante que precisa ser exercitado de maneira consistente e efetiva. 

Speaking é produzir suas próprias ideias em inglês de maneira imediata. 

Mas como podemos fazer isso acontecer? 

Eu recebo muitas mensagens de pessoas que simplesmente travam ou têm medo de falar inglês. Medo de cometer algum erro, de esquecer o que precisava ser dito, de não entender o que está sendo dito depois de entrar em uma conversa, de apresentar suas ideias ou de falar com um grupo de pessoas. 

Esses “medos” podem até ser reais às vezes, mas na maior parte do tempo eles são apenas pensamentos dentro de sua cabeça. E é só isso que eles são. Nós temos o poder de decidir quais pensamentos são reais. Logo, é completamente possível que você possa dizer a si mesmo que esses pensamentos não são verdadeiros. Você não precisa acreditar neles!

Não fique dizendo que é ruim cometer um erro. Errar é uma das coisas mais poderosas que você pode fazer com seu inglês. Isso te dá a oportunidade de aprender e melhorar. 

Não dá pra ficar esperando o dia em que você só irá participar de uma conversa quando não errar porque eu te garanto, esse dia nunca chegará. Comece devagar, aos poucos e se permita sim errar. As pessoas conseguirão te entender de alguma forma porque elas estarão focadas na mensagem que você quer passar e não em qual tempo verbal você está usando, por exemplo. É dessa forma que você é capaz de melhorar sua pronúncia, ganhar confiança e experiência. E adivinha só… Na próxima vez você estará melhor. Vai ficando mais fácil. 

Com isso esclarecido, hoje eu quero te ensinar qual a melhor forma de praticar o seu speaking. 

Assim como acontece em todos os idiomas, a comunicação em inglês tem tom, ritmo, pausas, interjeições. A fala faz com que você use o seu cérebro, sua boca, sua língua, sua garganta… Existem diversos músculos que necessitam ser acionados quando precisamos falar. É uma outra realidade física. 

Imagine que você fosse surfar pela primeira vez na vida. Você acha que seus músculos estariam totalmente preparados para te ajudar a pegar a onda perfeita em poucos minutos? Não. 

Isso também acontece quando vamos falar inglês. É preciso treinar seu speaking, desenvolver essa musculatura para melhorar sua pronúncia. Ter uma boa pronúncia é um desafio que todos os falantes de inglês não nativos enfrentam. 

Lembre-se: sua fala não precisa ser perfeita para que você consiga se comunicar de maneira eficaz e criar uma experiência incrível. Assim como você falha ao falar português, os nativos da língua inglesa também falham e tudo bem. Perfeição não deve ser seu objetivo quando estiver falando. Seu objetivo aqui é conseguir se comunicar efetivamente, ok?

Quando nos dispomos a falar um outro idioma o desafio é conseguir lembrar da gramática ou quais são as palavras corretas para usar de maneira rápida. É por isso que você precisa treinar o seu cérebro a pensar em outras alternativas, a pensar de maneira criativa. E como nós podemos construir isso? 

Simples, com as habilidades de input. Ler e ouvir são muito importantes nesse processo. Uma outra maneira divertida de treinar o seu cérebro a pensar em alternativas é tentando descrever algo com outras palavras. 

Por exemplo. Vamos supor que você está em uma loja e precise comprar um vaso, mas você esqueceu como se diz essa palavra em inglês. Então você poderia dizer para o vendedor:

You put it inside your house. It’s like a box that you fill with water and put your flowers in it.
Você deixa dentro de sua casa. É como uma caixa que você enche com água e coloca flores dentro. 

 

Com certeza o vendedor irá entender o que você está se referindo a um vaso, em inglês – vase. 

Mas você pode praticar isso sozinho ou com amigos. Por exemplo, como podemos descrever a palavra beach sem utilizá-la? Você pode dizer:

A place where a lot of people go to have fun in the summer. It has salty water. It’s where the water meets the sand. The edge of the sea. It’s a place where you can make sandcastles.
Um lugar onde muitas pessoas vão para divertir no verão. Tem água salgada. É onde a água encontra a areia. A beira do mar. É um lugar onde você pode fazer castelos de areia.

 

Conseguiram entender o exercício? A ideia é que você não precise pensar tanto em precisão, mas sim em deixar que as palavras fluam e não se preocupe se não estiver perfeito, ok?

Agora eu quero falar com você sobre 2 técnicas que farão muita diferença no speaking. São elas o imitation e o shadowing

1. IMITATION

Essa técnica nos ajuda a consertar os problemas de pronúncia para que a fala seja mais clara e você ganhe mais confiança para falar. É eficaz porque ela te ensina a ouvir os sons e os padrões do inglês e te treina para reproduzir esses mesmos sons. Para isso é necessário muita repetição. 

Aqui você está treinando sua boca com seus ouvidos ao escutar os sons e imitá-los. É diferente de treinar a sua boca com os olhos ao ler e tentar adivinhar a pronúncia e o ritmo das palavras naquela página. 

Para realizar o imitation é preciso que você ouça e leia o que está sendo dito, ou seja, o material utilizado deve ser um texto com áudio. Você pode encontrar muitos conteúdos assim aqui no meu blog, na categoria Aprendendo Inglês no Youtube

Depois, é preciso que você escute o que está sendo dito, pause o vídeo ou o áudio e repita. Aqui a chave é a repetição e você precisa copiar exatamente o que ouve, ok? Isso pode ser feito repetidas vezes até que você perceba que está falando igual ao vídeo ou áudio.

2. SHADOWING

Essa técnica é a continuação do imitation. Com o shadowing você escuta o que foi dito e repete ao mesmo tempo, como uma sombra. Digamos que é como praticar ouvindo uma música. 

Com o shadowing você é capaz de ouvir o que está sendo dito no áudio e o que você diz ao mesmo tempo e assim ajustar o ritmo e os sons. 

Se você está iniciando seus estudos, não tem problema nenhum aplicar essa técnica. No começo pode ser difícil, mas com a prática fica mais fácil e você começa a se divertir. 

Colocando isso em prática você com certeza irá potencializar suas habilidades de speaking em inglês.

Aproveite e me siga nas redes sociais, participe das nossas lives todas as terças-feiras no YouTube e entre para o meu grupo do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo:

TOQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DO TELEGRAM

E lembre-se de compartilhar com quem você conhece se tiver gostado do material! 🙂

Stay Strong.

 


Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo: