Como ter tempo para estudar inglês
Como ter tempo para estudar inglês

Hi there! Ao longo de todos esses anos estudando e ensinando inglês eu entendi que o maior vilão dos estudos não é a gramática, nem a pronúncia, nem o listening. A maior dificuldade mesmo é tornar os estudos um hábito!

A primeira coisa que um estudante de inglês deve ter em mente é que aprender um novo idioma exige dedicação diária e isso leva tempo! Isso vale para qualquer idioma e eu recomendo no mínimo 1h por dia. Você só tem 30 minutos por dia pare estudar? Excelente! Estude 30 minutos, melhor que estudar 0 minutos, certo? E sim, tem que ser TODO DIA! Aprender um novo idioma precisa de treino constante assim como você precisa treinar um instrumento para poder tocá-lo com eficiência. Na academia também, você precisa treinar diariamente e por um bom tempo até chegar em uma performance razoável.

It is whats i its! Não tem muito como fugir dessa 😉 

O grande Coach Brendon Burchard sugere o seguinte exercício: describe your best self (descreva sua melhor versao). Aproveite este momento e faça uma lista de como você gostaria que fosse a sua rotina, os seus hábitos, suas habilidades. Qual lifestyle você gostaria de ter? Escreva livremente, sem pensar nos bloqueios, o porquê não dá, porquê não pode… Quem você gostaria de ser? Você gostaria de se orgulhar de quem você é e de quem você está se tornando?

-Então coloque no papel, vamos nos organizar:
Quantas horas você gostaria de dormir?

-Em um mundo ideal, que horas você gostaria de acordar e pra isso, que horas você gostaria de dormir?

Vai um pouco além, olha para os seus hábitos… você é um ser holístico, um ser complexo… pensa ai junto comigo:

-Você gostaria de se alimentar melhor? Que tipo de comida? Como você vai se organizar com as compras no mercado? Que horas você vai preparar suas refeições?

-E sua saúde? Você tem feito seus check-ups, tem se exercitado?

-E sua mente? Seu conhecimento? Que horas você idealmente gostaria de se dedicar a você? Pra alimentar a sua mente…

As coisas só mudam na nossa vida de duas formas: ou de dentro pra fora ou de fora pra dentro. De fora pra dentro pode ser uma promoção que você recebe do nada no seu trabalho, alguém vem e fala pra você: “oh, eu gosto muito de você, está aqui um presente”, você ganha na loteria, sei lá… coisas do acaso, sorte. Você pode contar com a sorte ou fazer a transformação acontecer de dentro pra fora, ou seja, você vai atrás, VOCÊ faz acontecer! E eu sempre digo “sorte não é uma estratégia, não de quem quer “mandar bem”, de quem quer estar em alta performance. A iniciativa tem que vir de dentro. Tenha ambição, sonhe alto! Se você sonha alto as suas metas e os seus hábitos vão se ajustar naturalmente. Sonhar baixo e sonhar alto dá o mesmo trabalho! 🙂

E muito importante: não faça metas baseadas nas suas circunstâncias ou competências atuais ou até mesmo em coisas que você viveu no passado. Observe quem voce é hoje e quem você quer se tornar. Raise your standards! Aumente seus padroes!

Vamos falar um pouquinho sobre as suas PRIORIDADES? Sim, para encaixar os estudos na sua vida você talvez precise abrir mão de algo e se organizar melhor. Você faz várias coisas na sua vida que toma seu tempo: redes sociais, jogos, futebol, novela, Netflix …
São escolhas. Portanto, take charge of your own life! (Tome conta da sua própria vida – esteja no controle). A gente tem que buscar ser excelente em todas as áreas da nossa vida, mas como encontrar esse equilíbrio? Eu sei que muitos de vocês realmente querem aprender inglês… a gente quer muita coisa, mas ir lá e fazer é algo completamente diferente. Eu tenho certeza que se eu perguntar aqui quem quer emagrecer a maioria vai “levantar a mão”! Querer a gente quer muita coisa, mas e executar? O que realmente nos faz sair da zona de conforto e ir lá e FAZER, ação!

De 0 a 10, o quanto você está no controle da sua vida? O quanto você está no controle das suas metas e das suas resoluções de ano novo?

Muita gente busca tomar as rédeas da vida e realmente colocar em prática tudo o que se pré-dispôs lá na listinha de metas para o ano novo, mas aí a pessoa vai e transfere as rédeas da vida para a TV, para a perda de tempo nas redes sociais, para as conversas fiadas que não agregam em nada. Então, você está ou não está com as rédeas da sua vida nas mãos? Sem essa ambição e sem essas rédeas nas mãos você só tem um destino, a mediocridade.

O que é ser mediocre? É ficar na media, ser mediano… nem lá nem cá… sem sal sem açúcar… a vida que passa na janela e você fica lá só observando. Se você está aqui acompanhando este conteúdo, se você se conecta com a minha mensagem eu sei que você não é mediocre, eu sei que você quer mais pra você, e eu quero te ajudar a alcançar esse proximo nível!

Se conecte com um proposito maior. Onde você quer chegar? Onde o inglês pode te levar? Quais portas o acesso a este novo idioma pode te abrir? Se visualize lá na sua meta, sinta com todas as células do seu corpo como é gratificante alcançar o que voce se propôs a alcançar. Se você não consegue se visualizar lá no futuro, alcançando as coisas que você quer, falando ingles em uma reunião, viajando e conhecendo pessoas e lugares, fazendo seu mestrado ou doutorado, trabalhando naquela cia aérea… Se você não consegue se visualizar la, então faz sentido você estar sem motivação, certo? Você não está motivado porque você não está se conectando com um propósito maior.

Pense assim: Se você não consegue imaginar, então você não acredita, se voce não acredita você não faz, você não se coloca em movimento.

Esta frustração só trás mais preguiça, mais apatia, mais desculpas e te faz desistir. Você tem que ficar obsecado pelo seu sucesso!

Outra coisa importante: Cuidado também com os seus relacionamentos. As pessoas ao seu redor estão te puxando para cima ou estão te puxando para baixo? É extremamente importante se rodear de pessoas que também estão em busca de alta performance, de crescer, de aprender, pessoas com quem você possa compartilhar as suas pequenas vitórias, ou quem sabe até praticar o inglês.

Sucesso é algo que você atrai pela pessoa em que se transforma ~ Jim Rohn

Percebem? Eu posso trazer aqui várias técnicas de produtividade, um calendário, um cronograma… mas enquanto você não se transformar por dentro nada disso vai ajudar!

Todos nós sabemos o que precisamos fazer, mas não fazemos essas tarefas com comprometimento. O livro “O Milagre da Manhã” chama isso de “lacuna de potencial”. No livro, o autor diz que você pode sentir que está muito perto do seu potencial e que alguns pequenos ajustes podem fazer toda diferença, ou pode sentir o oposto, achando seu potencial tão distante que nem sabe por onde começar.

Eu não sei se você sabe, mas o nosso mundo externo é reflexo do nosso mundo interno. Se a sua vida está uma bagunça então é melhor você olhar para a raiz da situação, você provavelmente está bagunçado por dentro.

Vamos falar um pouquinho sobre ROTINA DE ESTUDOS.

O ideal é que você aprenda pelo menos 10 frases novas em ingles (sendo uma palavra nova nesta frase que você não sabe). Invista pelo menos 30 minutos diários para isto.

Você também pode investir mais uns 15 minutos diários fazendo suas revisões (em um caderno ou em um programa de SRS, como o Anki por exemplo).

Também dá para treinar o #listening assistindo um video/filme em inglês e você também pode utilizar a categoria “Aprendendo Inglês no Youtube” aqui do meu blog para praticar o Ciclo ELO.

Tenha certeza de que se você estudar é inevitável, os resultados vem! É certo! Não tem como não acontecer!

E sem pensar em quanto tempo falta pra ficar fluente, foque no processo. Não deixe um tropeço virar uma queda. Se comprometa a estudar pelo menos 1h por dia!

E você pode dizer: “Ah Ina, mas eu tenho que estudar também a Pronúncia/Conversation”… Você não precisa aprender tudo ao mesmo tempo!

Faça uma coisa por vez:
– Vocabulario + listening
– Continua o listening + pronunciation.

Break things down into smaller pieces (Quebre as coisas em pedaços menores). Faça um plano de ação para cada um desses blocos, coloque no seu planner ou na sua agenda. Desta forma fica mais fácil se organizar visualmente, tudo estará alí no seu devido lugar e será executado no seu devido momento. Vai ficar muito mais fácil de colocar em prática as coisas que você quer fazer acontecer na sua vida, seja nos estudos, na saúde, nas finanças ou nos relacionamentos. Aprender inglês é uma das coisas que você quer resolver esse ano, certo? Então coloque como prioridade e encaixe na sua rotina. Você vai ter que deixar de fazer algumas coisas pra fazer outras e aí é questao de prioridade.

Você não aprendeu inglês ainda porque aprender ingles ainda não é uma prioridade na sua vida, simples assim. A hora que o inglês se tornar uma prioridade você vai naturalmente achar tempo pra estudar.

Sinta como se todo dia você tivesse que alcançar algo, se comprometa com metas pequenas. Quando você se compromete com metas pequenas e você vê que atingiu aquilo naquele dia, isso vai te motivar ainda mais e como consequência você terá um positive feedback loop (um ciclo de feedback positivo).

Você tem a sua listinha diária de tarefas? Não é bacana quando a gente olha para a listinha e percebe que cumpriu as tarefas do dia? Náo da uma sensação boa? Às vezes você não consegue fazer tudo, mas só de conseguir cumprir algumas coisas já dá uma sensação muito boa!

VOCÊ PRECISA DE UM PLANO, anote isso! Comece a semana fechando sua agenda com o que realmente importa. Não se perca na timeline infinita do facebook e instagram, vídeos sugeridos do youtube e conversa fiada que não agrega em nada.

Sair da zona de conforto significa ficar desconfortável, o crescimento só acontece fora da zona de conforto. Enquanto estiver quentinho e gostosinho o sucesso não vai chegar, o sucesso exige mais. Você tem que fazer mais que a maioria para se destacar, mais que a média para sair da mediocridade. Para ficar bom em alguma coisa (em línguas, em um instrumento, na academia, etc) você precisa ficar desconfortável, não tem jeito.

Então se pergunte agora, onde termina a sua zona de conforto? É para la que você tem que ir, isso é uma bússola. Então onde te desafia?

Se você se dispôs a fazer algo, se comprometa em ser excelente nisso. Faça o seu melhor! Você vai notando ao longo do caminho o que funciona melhor e aí você vai ajustando também. A frase do ano é Make it happen! Faça acontecer!

Conforme este novo hábito vai se tornando frequente na sua rotina ele vai se tornando cada vez mais familiar e aí fica menos amedrontador, você vai se sentindo menos sobrecarregado e consequentemente fica mais confiante. No começo parece uma montanha gigante na sua frente, mas depois você percebe que não passa de uma pequena lombada 😉

Ninguém mais está fazendo as coisas pela primeira vez, então busque se modelar em quem já chegou onde você quer chegar e aprenda a pedir ajuda, isso faz parte de gerar clareza.

Take more action! Make it happen! What’s next? What’s bigger than you?

Então, tomando como exemplo a minha própria jornada de transformação da minha vida e tudo que o inglês me proporcionou saindo das profundezas da mediocridade, de inventar desculpas e viver a maior parte do meu tempo sendo apenas aceitável ou mediano até conquistar objetivos que um dia pareciam impossíveis para mim, eu posso garantir uma coisa: o seu compromisso com o seu desenvolvimento pessoal diário será tão fundamental pra sua transformação quanto foi pra minha.

E aí, agora não tem mais como errar, você já aprendeu essa! AQUI no meu blog também tem um ebook gratuito pra você baixar e descobrir de que maneira você aprende melhor. Então CLIQUE AQUI, faça o download e faça o teste pra descobrir o seu estilo de aprendizagem. Depois me conta o resultado do teste. =)

Me conta aqui também se você gostou das dicas e compartilhe com seus amigos! =)

#LIVE NO YOUTUBE:

#PODCAST:


 

 

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo: