Se você está aqui porque quer se tornar fluente em inglês, eu vou te mostrar como você é totalmente capaz de alcançar esse objetivo. E, para concretizar essa meta, você precisa saber que cometer erros é algo inevitável para quem está aprendendo um idioma novo.
Tropeçar nas palavras, confundir expressões e esquecer o significado de algumas coisas faz parte do processo. O importante, na verdade, é que, ao cometer esse erros, você aprenda com eles!
Por isso, hoje eu resolvi trazer os 5 principais erros que os estudantes de inglês cometem com o propósito de que você aprenda com eles e possa avançar na sua jornada à fluência!
1. CONFUNDIR OS SUBSTANTIVOS CONTÁVEIS E INCONTÁVEIS
Atire a primeira pedra quem nunca ficou na dúvida se algum substantivo em inglês era contável ou não. Muitos alunos se confundem porque nem sempre um substantivo que é contável em português será também em inglês.
A pegadinha desse tema é que não há uma regra para saber se a palavra é contável ou não. Algumas são óbvias, claro, mas as outras você precisa buscar no dicionário. Agora, vamos ver as mais comuns:
Alguns substantivos incontáveis são: WINE (vinho), WATER (água), RESEARCH (pesquisa), MONEY (dinheiro) e RICE (arroz).
Alguns substantivos contáveis são: WEEK (semana), TASK (tarefa), CAT (gato), GIRL (garota) e STUDENT (estudante).
O que está atrelado a essa questão é o uso de MANY e MUCH, que muitos confundem o uso. A regra é simples: se você pode contar, você usa MANY. Se você não pode contar, você usa MUCH. Dê uma olhada nessas frases abaixo para ficar mais fácil de compreender a diferença entre elas.
He doesn’t have much time.
Ele não tem muito tempo.
How much salt do I put in this recipe?
Quanto sal eu coloco nessa receita?
I don’t have many clothes, you know?
Eu não tenho muitas roupas, sabe?
Michael has many friends.
Michael tem muitos amigos.
2. CONFUNDIR VERBOS REGULARES E IRREGULARES
Uma dúvida bem comum entre os estudantes de inglês está relacionada ao uso dos verbos irregulares. Quais são? Como sabemos se o verbo é irregular?
Eu tenho um post aqui no blog bem completo sobre como usar os verbos irregulares, e, por isso, vou falar brevemente agora.
Basicamente, não tem uma regra que define a razão de um verbo ser irregular. Você aprende, memoriza e segue com a vida. A parte “complicada” é que os verbos irregulares não se comportam da mesma maneira que os verbos regulares quando os modificamos para o passado.
Verbos regulares seguem a regra do ED no final, mas o irregulares têm toda uma modificação. Veja esses exemplos com os verbos: GO (ir), SEND (enviar), WRITE (escrever) e UNDERSTAND (entender).
I went to the beach last weekend.
Eu fui à praia semana passada.
She sent you an email, but you didn’t reply.
Ela te enviou um e-mail, mas você não respondeu.
They wrote me many letters, but never delivered them.
Eles me escreveram muitas cartas, mas nunca as entregaram.
I never understood why my father sold our beach house.
Eu nunca entendi porque meu pai vendeu nossa casa de praia.
Por isso, sempre que puder, confira em um dicionário se o verbo que você está modificando para o passado é regular ou não.
3. VERBOS AUXILIARES
É muito comum para quem está começando a estudar esquecer ou confundir os verbos auxiliares. Os verbos auxiliares em inglês (auxiliary verbs) são BE, HAVE, WILL e DO. Eles atuam como ajudantes do verbo principal da frase, indicando, assim, o tempo verbal da frase.
Eles não mudam o sentido da frase e, embora sejam apenas esses quatro, eles são uns dos verbos mais usados no Inglês.
Por exemplo, o verbo BE será usado com o present continuous, o verbo DO com o simple present, e o verbo HAVE com o past perfect e present perfect, e o WILLcom futuro.
Veja as frases para ficar mais fácil de compreender.
I had worked all night, but I took a break to rest.
Eu tinha trabalhado a noite toda, mas eu fiz uma pausa para descansar.
My teacher has been to London many times.
Minha professora esteve em Londres muitas vezes.
We are talking now.
Nós estamos conversando agora.
Her troubles will stop as soon as she pays her bills.
Os problemas dela vão parar assim que ela pagar suas contas.
Você já cometeu esse tipo de erro alguma vez?
4. ARTIGOS
Este é clássico! Quando usar ou não usar os artigos em inglês, quais são?
Em inglês, só existe um artigo definido, o THE e ele é muito mais fácil do que os do português. Prova disso é que esse artigo em inglês não se altera em palavras masculinas e femininas, assim como também não muda quando as palavras são singulares ou plurais. Veja:
The shirt was pretty expensive.
A blusa estava bem cara.
Please, would you pass the salt?
Por favor, me passa o sal?
What’s the highest mountain in Asia?
Qual a maior montanha na Ásia?
The kids wouldn’t stay still until I lecture them.
As crianças não paravam quietas até eu brigar com elas.
Fora isso, você NÃO DEVE usar o artigo THE antes de nomes próprios, como cidades ou nomes de pessoas, ao falar sobre idiomas ou quando quiser falar sobre coisas no geral.
Já os artigos indefinidos A, AN têm algumas particularidades no inglês que são bem diferentes do português: eles não existem no plural, ou seja, só podem ser utilizados com palavras no singular.
A diferença entre eles é que o A é usado antes de palavras que começam com consoantes e AN é usado para palavras que começam com vogais.
A boy.
Um menino.
An apple.
Uma maçã.
A clock.
Um relógio.
An eraser.
Uma borracha.
Você NÃO DEVE usar os artigos A e AN quando for se referir a substantivos no plural, como MEN (homens), WOMEN (mulheres), CHAIRS (cadeiras) ou para falar de substantivos incontáveis.
5. ERRAR A ORDEM DAS PALAVRAS AO FAZER UMA PERGUNTA
Em português, o que basicamente define a frase como uma pergunta é o tom com que você a pronuncia. Sabe aquele tom de pergunta? Esse mesmo que você pensou enquanto lia essa frase anterior.
Em inglês, o que denuncia se a frase é uma pergunta é a ordem das palavras! Ao formular a pergunta, a estrutura correta em inglês deve ser a partir da inversão do verbo auxiliar com o sujeito.
Veja os exemplos para compreender melhor!
Are they going out?
Eles estão saindo?
Will you go to the party next week?
Você vai à festa na semana que vem?
Can you do me a favor?
Você pode me fazer um favor?
Will you take me to the airport tomorrow morning?
Você me leva no aeroporto amanhã de manhã?
How are they doing after the car accident?
Como eles estão depois do acidente de carro?
E esses foram os 5 erros mais comuns que estudantes de inglês cometem! Agora, fique atento para aprender com eles e não errar mais, combinado?
Aproveite e me siga nas redes sociais, participe das nossas lives todas as terças-feiras no YouTube e entre para o meu grupo do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo:
Stay Strong. 😉
Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/