Muitos de vocês me perguntam a respeito de experiências fora do país e sobre este assunto, eu tive o prazer de conversar com o Leo Rodrigues, do blog DELES PARA ELAS, que nos conta um pouco sobre seus planos de morar na Alemanha. (atualmente ele já está morando e trabalhando lá como DBA na MyToys).

Aproveite e visite o blog dele também que é focado em textos para nós mulheres, mas escrito na visão deles, os homens.

E se você pretende se mudar para outro país é importante você se planejar e conversar com pessoas que já passaram por isso. Eu ouço muita gente falar mal do Brasil, mas aqui tem coisas boas e coisas ruins, assim como qualquer lugar do mundo.

Quem foge do seu país se torna um refugiado.

Lembre-se que nenhum lugar é perfeito. Então não pense em se mudar para fora do Brasil para resolver seus problemas pessoais, familiares ou financeiros. Apesar de tudo isto ser um motivo para se mudar, não faça da mudança para outro país, uma rota de fuga. Mesmo que você vá legalmente, fugir dos problemas é um motivo fraco frente ao desafio e as oportunidades de crescimento que irão se mostrar à você.

O MELHOR MOTIVO PARA TUDO O QUE FAZEMOS É SEMPRE AQUELE QUE ESTÁ ALINHADO À ALGO POSITIVO.

Para dar alguns bons exemplos do porquê você poderia se mudar para outro país, pense que você poderá conhecer novas pessoas de culturas muito diferentes e crescer com isso; poderá conhecer a história e os hábitos destas pessoas em lugares interessantes; poderá estudar em escolas com colegas de classe com hábitos muito diferentes do seu; terá que desenvolver sua independência para se virar, terá que sair da zona de conforto e até eventualmente acabará descobrindo um sentido maior para sua própria vida. Na pior das hipóteses, te garanto que no mínimo você irá aprender a ponderar mais e a ser mais compreensivo ou compreensiva com o próximo. Afinal, você acabará conhecedo tanta gente diferente que automaticamente a diversidade será algo que passará a ser normal na sua vida. 

Eu acredito que viver uma experiência de médio a longo prazo fora do Brasil, nos ajuda demais a crescer como pessoas. Se me perguntar se eu recomendo isto, minha resposta será um sonoro “Sim!”. Mas, só vá se seus motivos forem positivos. E nada de ir morar lá fora só pra aprender inglês.

E é importante deixar claro que não é preciso morar lá fora para aprender uma nova língua. É possível ficar fluente estudando no Brasil e milhares de brasileiros que são fluentes no inglês nem sequer viajaram para países de língua inglesa ainda. 

Deixe aqui nos comentários o que você achou da decisão do Leo de ir para Alemanha, deixe suas dúvida e compartilhe esse post com seus amigos nas suas redes sociais. Além de ajudar o blog e me ajudar a continuar trazendo conteúdo bacana, quem sabe também não dê aquele incentivo para aquele seu amigo que já estava pensando em ir pra fora!

See You!


Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit