Fazer aquele PLANEJAMENTO lindo dos estudos é muito legal, mas o mais legal é conseguir manter o hábito e a motivação para estudar, não é mesmo? E isso não é tão fácil como parece.

Quando eu comecei a estudar, confesso que tive muita dificuldade para encontrar o que funcionava para mim, e eram sempre as mesmas duas coisas que me faziam desistir: a sensação de estar desconfortável – que, por isso, meu corpo instintivamente recusava a ideia de sentar para estudar – e de não conseguir focar mais do que 15 minutos.

O lado bom é que você não precisa ficar passando pelos mesmos problemas que eu, então bora conferir algumas dicas que, I SWEAR, salvaram minha rotina de estudos e me permitiram dar um gás para atingir a fluência.

1. FAÇA UM OVERVIEW DO SEU DIA

Você precisa primeiro escrever como é a sua rotina atual. Sem julgamentos, sem máscaras, escreva em um papel como é um dia normal na sua vida e os horários em que você faz cada coisa. O que me ajudou nessa época foi ter um caderno (hoje você pode usar seu bloco de notas do celular mesmo) onde eu escrevia literalmente todos os aspectos do meu dia.

Acordei tal horário, tomei café da manhã por tanto tempo, fiquei procrastinando por x horas.

A chave aqui é saber COMO VOCÊ ESTÁ INVESTINDO SEU TEMPO, e a ideia não é se condenar por passar tempo no seu celular ou fazendo nada, nós também precisamos disso. O objetivo aqui é ter noção DO QUE É POSSÍVEL SER ALTERADO ou não na sua rotina.

Com a visão clara do que você faz, no que investe o seu tempo, e quais os espaços que você pode tirar para estudar, você vai poder organizar melhor o seu cronograma de estudos.

INA’S TIP: Busque sinalizar quais horários você não consegue alterar, como horário de trabalho, aula na escola ou faculdade, por exemplo, compromisso com outras pessoas, etc.

2. TENHA SEU LOCAL DE ESTUDOS

Ter um local destinado apenas aos seus estudos não ajuda somente com a ORGANIZAÇÃO, mas também com o FOCO.

Conseguindo focar e ter progresso nos estudos, você se sente mais MOTIVADO a continuar, uma vez que seu cérebro notou o benefício daquela atividade.

Seu local precisa estar sempre:

  • Limpo e organizado
  • Ser fresco, nem quente e nem frio
  • Claro, de preferência com luz natural
  • Ter todos os materiais que você usa para estudar

3. TENHA UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS

Tenha sempre um plano para seguir, uma META traçada. O que você vai estudar durante essa semana, quando vai revisar o conteúdo?

Muitos acabam desistindo de aprender o idioma por falta de uma estrutura para se apoiar e um roteiro para seguir. No fim, muitos acabam deixando de conseguir uma promoção, uma ótima oportunidade de emprego ou até mesmo deixando de aprender outros idiomas usando o inglês.

4. SE ORGANIZE POR ENERGIA, NÃO POR TEMPO

Para estudar de maneira EFICIENTE e INTELIGENTE, tenha HORÁRIOS FIXOS determinados pelo seu nível de energia. Calma que eu vou explicar.

Tire uns dias para prestar atenção nos seus comportamentos e repare qual momento do dia você sente que tem mais energia e disposição para focar nos estudos.

Pode ser pela manhã antes do trabalho quando você está descansado, ou no final do dia, quando já fez todas as suas obrigações e agora pode focar “em paz”.

O que demanda mais energia para estudar? Listening, Speaking, Writing? Se você precisa dispor mais energia para aprender vocabulário novo, esse é o primeiro tema que você precisar estudar.

Estudar e focar no inglês gasta energia! Não faça quando estiver cansado.

5. NÃO FOQUE SÓ NOS ESTUDOS

Priorize sua qualidade de vida!

Se alimente bem, beba bastante água, determine porção do seu tempo para atividades físicas (10 minutos por dia é o suficiente!), garanta a sua saúde do sono, e cuide também da sua saúde mental.

Você não poderá colher os frutos de tudo que está plantando agora se estiver doente. Então se cuide, e descanse!

Eu costumava achar que descansar era perder tempo, que eu precisava estar o tempo todo ligada no 220, NÃO FAÇA ISSO! Essa linha de raciocínio vem da cultura BURNOUT, e é a pior coisa que você pode fazer.

Descanse, tenha tempo na sua agenda para fazer nada, para ficar no Instagram e Tiktok, para ver séries, para fazer algo que seja por você.

Claro que a metade do seu dia não pode ser destinado a isso se você quer alcançar a fluência no inglês, mas tire um tempinho todos os dias para fazer algo só porque você quer… tudo é questão de equilíbrio.

Espero que tenha gostado das dicas! Aproveite e me siga nas redes sociais, participe das nossas lives todas as terças-feiras no YouTube e entre para o meu grupo do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo:

E lembre-se de compartilhar com quem você conhece se tiver gostado do material! 🙂

Stay Strong.

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo: