Hi there!
Se você quer realmente ser fluente no inglês e com isso desbloquear outras áreas da sua vida, existe uma verdade que você precisa saber:
Em algum momento você vai bater no muro da fluência.
O listening vai parecer que parou de avançar e o speaking vai parecer que travou de vez. Você vai sentir que estuda, estuda, estuda e, quando dá play em algum video, não entende nada do que ouve ou quando vai falar com algum estrangeiro, não consegue abrir a boca.
E isso é o que eu chamo de bater no muro da fluência.
E a ideia é a seguinte: Quando você está começando, tudo é novidade e tudo o que você aprende é um motivo de alegria. Você sente que avança muito rápido. E um dos motivos de sentir que está avançando é porque o seu senso crítico ainda não está jogando contra você.
Você ainda não está se cobrando, você ainda não está esperando que logo no começo você já esteja fluente e, por conta disso, naturalmente seu filtro fica mais flexível.
Mas quando você percebe que após algum tempo você ainda não conquistou tudo o que queria com o inglês, existe uma tendência muito grande a se desmotivar e querer interromper sua jornada, jogar a toalha no ring e ir fazer outra coisa.
Mas calma! Não jogue tudo pro alto ainda.
É normal a gente sentir que batemos em algum muro em alguma área de nossas vidas!
Os maratonistas até usam essa expressão quando sentem que não conseguem dar mais nenhum passo pra frente: “I hit the wall”.
Mas isso não signfica o fim do mundo.
Muitas vezes isso acontece porque não estamos preparados ou não temos o apoio de um mentor nos mostrando um plano que funcione para nós.
Bater no muro da fluência é o que mais acontece quando você está estudando sozinho ou quando você está estudando com um método que foca na abordagem errada, que te faz perder tempo e te atrapalha. Seria como treinar apenas os braços pensando em correr uma maratona.
E toda semana eu respondo alguém nas minhas redes que bateu no muro da fluência e, quando vou ver o motivo, descubro que era porque ela estava perdida na “cursolândia” que são os cursos tradicionais que te enchem de gramática e te travam por completo ou os cursos online que são basicamente cópias de livros de gramática com uma roupagem colorida.
E como a gente resolve esse problema?
1. APRENDA A DESENVOLVER O MINDSET DA FLUÊNCIA
Há alguns dias eu abri meu Instagram e fiz uma live não planejada falando sobre como desenvolver o mindset da fluência de tal forma que na sua jornada você não encontre nunca mais nenhum muro que te pare até se tornar fluente.
E quando encontrar algum desses muros pelo caminho, você estará tão preparada que eles irão parecer mais com uma mureta ao invés de uma muralha.
Eu vou deixar o link dessa live aqui abaixo para você assistir e te ajudar a entender como construir esse modelo mental vencedor que vai te levar até a fluência.
2. ELEVE SEU MINDSET PARA ABRIR PORTÕES NESSE MURO
Você tentou assistir um filme sem legenda e não conseguiu. Ou tentou falar com alguém em inglês e a língua enrolou ou a fala travou feio…
E agora?
Ao invés de culpar-se, sentir-se inferior, encolher-se e evitar a próxima exposição ao inglês, mude seu mindset para abrir portões em cada muro que encontrar. Use o que vou te ensinar agora como tatuagens mentais para toda vez que sentir que bateu nesse muro, você entender que pode aprender e crescer com as suas experiências:
- Falar errado, não entender direito, sentir que travou não é uma característica sua, é só um momento na sua jornada. Sentir que falhou seja por qualquer motivo não define quem você é. Ninguém é chamado de “Falar errado”. Você já viu alguém se referir a alguém como: “Olha, Ina, ali está o senhor fala-errado-em-inglês. Isso não existe. Até eu às vezes erro a pronúncia de alguma palavra. A gente erra até no português. Você às vezes não entende nem o que o colega do lado falou pra você. Então, entenda isso: errar é só um evento, não é uma característica.
- Eu avanço ou eu aprendo, mas eu nunca paro. Isso é quase um mantra pra mim. Não tem uma única situação na vida onde eu acredite que errei, ou que tomei uma decisão ruim, ou que não tive o resultado que eu esperava que eu não repita exatamente isso: “Eu avanço ou eu aprendo, mas eu nunca paro”. Isso quer dizer que ou eu estou avançando rápido em alguma área da minha vida, ou estou em modo de aprendizagem para aprender como avançar, mas nunca parada. Então quando você sentir que tropeçou, que não atingiu o resultado que queria no tempo que esperava e por isso se demostivar, repita isso pra você: Eu avanço ou eu aprendo, mas eu nunca paro!
- Uma queda só é definitiva se você ficar no chão. Aqui a ideia é a seguinte: todos nós em algum momento vamos sentir que tropeçamos e caímos em alguma área das nossas vidas. E isso é muito comum quando estamos aprendendo inglês. Vai ter aquele momento onde você vai querer falar e não vai sair nada, ou que vai precisar de ajuda de alguém em outro país e não vai entender nada do que a pessoa vai dizer. Também vai ter aquela ligação do chefe da matriz dos EUA que você vai atender e vai entender 30%. Nessa hora você talvez até bata no muro da fluência com força e sinta aí que travou. Calma! Isso só vai ser um problema se você decidir parar ali. Se entrar em pânico, deixar a ansiedade tomar conta e decidir ficar no chão, imóvel. Não importa em qual área da sua vida, se você sentir que caiu, levante-se! E se for no inglês e olhar pra cima, quero que lembre dessas minhas palavras e me veja ali do seu lado te dando a mão para você se reerguer. Não pare na sua jornada rumo à fluência!
- Foque no que a fluência vai trazer pra você! Pode parecer óbvio, mas é comum eu conversar com alguém que quer ser fluente e o foco dela está apenas em falar igual a um nativo ou falar igual ao Luizinho ou a Joaninha e nem sequer mencionar que o principal motivo é de conquistar um emprego melhor, ir morar fora, conhecer novas culturas e por aí vai. Foque além da fluência. Pense no que vem depois da fluência. Nas oportunidades e no que você vai ganhar. Mirá lá. Não mire no Luizinho, nem no Zezinho e nem no Huguinho. Seu motivo para continuar na jornada está além da fluência. Está exatamente um passo depois de se tornar fluente.***
*** E isso aqui não é conselho barato. Você me conhece e sabe que tudo o que eu trago é baseado em NEUROLANGUAGE. Segundo uma gama enorme de estudos, visualizar o seu objetivo ativa diferentes áreas do cérebro responsáveis por concretizar um pensamento em ação, mesmo que a ação não ocorra porque o cérebro trata quase da mesma forma uma cena real e uma cena que é baseada na imaginação. E se você associa essa visualização a uma emoção positiva você fortalece ainda mais essas conexões sinápticas que serão responsáveis por te levar até seu objetivo já que vai ativar também o sistema límbico.
Lembre-se disso: na jornada até a fluência, bater no muro é inevitável, errar é inevitável, sentir que travou é inevitável. Mas nada disso é um problema. O único problema real é deixar isso te parar antes de dar o passo que quer dar além da fluência.
Então comprometa-se em aprender com os seus erros e com os seus atrasos. Aprenda a abrir portões nos muros da fluência ou a reduzí-los a muretas mudando seu mindset.
E não pare. Seu destino não é apenas ser fluente. É mais que isso. Seu destino é interagir em um ambiente global, ser independente e descobrir que não há fronteiras para suas ideias.
O mundo quer falar com você, mas quer falar em inglês.
E se quiser ainda mais conteúdo para estudar, aqui vai uma super lista que vai te ajudar 😉
Bora estudar 🚀
LET’S STUDY 💪🏽
⚠️LEMBRANDO⚠️ QUE TODA TERÇA ÀS 20H TEM LIVE NO MEU CANAL DO YOUTUBE.
⚠️ TOP 3 PARA VOCÊ FOCAR NOS ESTUDOS:
- Quantos % dos brasileiros são REALMENTE fluentes?
- A Neurociência da Fluência
- Como aprender inglês com Neurolanguage?
👉🏽 CONTINUE ESTUDANDO…
- Alternativas para “AND”
- Qual a diferença entre TO e FOR em inglês?
- Qual a diferença entre TRAVEL e TRIP em inglês?
- Como usar THERE IS e THERE ARE em inglês?
- 14 gírias britânicas
- Como usar o verto TO BE em inglês?
- Como pensar em inglês?
- Miss x Lose
- 5 formas de dizer WHY
- Quem é fluente se destaca
- 5 dicas para destravar seu cérebro
- Não trave ao falar inglês
- As chaves do sucesso que te levam à fluência
- Qual o seu objetivo ao estudar inglês?
- Essa é para quem não tem compromisso e quer muito mudar
- Aprenda novas palavras em inglês
PODCAST
Acesse os episódios no seu Aplicativo de Podcast preferido:
FOLLOW-ME
#telegram | Se você ainda não está inscrito em nosso canal do Telegram, eu te convido a fazer isso agora. Caso ainda não conheça esse aplicativo, ele é parecido com o Whatsapp, mas um pouco melhor porque possui uma série de funções que tornam a nossa experiência ali mais interativa. Então se quiser receber dicas de inglês, material de estudos exclusivo, entre outras informações, faça sua inscrição clicando aqui.
#whatsapp | E não sei se você sabe, mas há várias outras formas de receber dicas minhas. Uma delas é no Whatsapp, através da lista de transmissão. Para receber dicas ali, basta você enviar a mensagem “QUERO” para o número 11.95090-8395 que eu te adiciono lá. Saiba Mais
#messenger | E se você quiser se conectar comigo no MESSENGER e receber dicas diretamente no seu Facebook , é só CLICAR AQUI… 😀
#socialnetwork | Além disso eu publico dicas por todos os lados: Tem YOUTUBE, tem FACEBOOK, tem INSTAGRAM, tem LINKEDIN…
Siga-me em todas elas e compartilhe com seus amigos! Marque todo mundo que precisa aprender Inglês!
Bom, espero que você aproveite bem o material, BONS ESTUDOS e até a próxima Seleção VIP!
With all love,
Teacher Inamara Arruda
inamara.com
Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/