Hi There!

Às vezes você sente que aprender inglês parece algo distante?

Dependendo da sua experiência tentando aprender inglês e do que viveu na cursolândia, pode ser que você ache que não é capaz de ser fluente.

E isso não é verdade.

Como quase ninguém no Brasil sai fluente de uma escola ou curso tradicional, você acaba acreditando que talvez o inglês seja difícil, que tem que decorar muita regrar, que precisa dominar gramática.

Se eu perguntasse sobre gramática do português para alguém na rua e pedisse para me explicar o é um adjunto adnominal, quando usar a ênclise ou próclise, quais as diferenças entre verbos transitivos diretos e indiretos ou me desse todos os termos constituintes da oração, as chances são que a pessoa não conseguisse explicar nada disso. E tudo bem porque ela não precisa disso pra ser fluente em português.

Só que quando o assunto é aprender o inglês, a cursolândia te convence que você precisa decorar regras pra formar uma frase.

E é nessa história que você acreditou e por isso acha que o inglês não é pra você.

Mas a real é que é quase impossível você se tornar fluente se focar nisso.

O inglês não seria uma língua universal se fosse uma língua difícil. É totalmente o oposto. Ele é a língua universal porque ele é mais fácil que a grande maioria, muito mais fácil que o português, por exemplo.

️Só para dar um exemplo, em média, um Fast Mover leva por volta de 12 meses para se tornar um fluente proficiente de acordo com a nossa pesquisa de conclusão do curso.

E para rechear esse fim de sábado chuvoso (pelo menos aqui em Indaiatuba) e te dar ouro puro, separei bastante conteúdo e duas chaves importantes que precisa ter se quiser se tornar fluente.

🔑: Mais campo, menos sala.

​Eu irei falar mais disso entre os dias 5 e 11 de abril, no próximo evento online e gratuito que irei fazer antes de abrir a próxima turma, a T20.

Mas aqui a ideia aqui é simples.

CAMPO é onde você pratica e se desenvolve, já SALA é onde você se aprofunda e entende um pouco mais sobre as questões práticas (e se estiver na sala errada é onde você perde tempo também).

Aprender um novo idioma, como eu sempre digo, é aprender uma habilidade e, como qualquer nova habilidade, você só alcança o domínio com a prática constante.

Imagine alguém que quer aprender um novo esporte.

Se você quer aprender qualquer novo esporte, você vai encontrar livros e mais livros sobre as técnicas e regras, vídeos demonstrando como aplicar e até mesmo artigos acadêmicos. Mas tudo isso é teoria, ou seja, é sala.

Você vai até entender, mas não vai se desenvolver.

O desenvolvimento e o domínio da nova habilidade só acontece no campo com a prática constante.

É assim que a gente constrói memória muscular.

Então se quer desenvolver seu inglês, você vai precisar praticar muito.

E pra isso há três formas de você praticar, e que combinadas eu chamo de Prática 3Ps.

A sua fluência depende de aplicar esses três Ps.

Prática Solo
Prática Bilíngue
Prática 100% em Inglês.

Começando pelas duas últimas, para a prática bilíngue e a prática 100% em inglês você vai precisar de outras pessoas para conseguir aplicar, não dá pra fazer isso sozinho.

Igual a jogar futebol, vôlei ou tênis. Você não vai conseguir praticar o jogo completo sozinho. Aqui você vai precisar estar em um curso ou estar em um ambiente que te permita praticar isso junto com outras pessoas.

Se você é um 🚀 #fastmover ou um 🥷 #speakingmaster você tem muitos encontros para aplicar esses dois Ps. Tanto nos encontros bilíngues quanto nos encontros de conversação com as tutoras nativas.

Mas se nesse exato momento você não tem como aplicar os 3Ps por completo, ao menos você pode praticar sozinho com tudo o que separei aqui sem precisar de outras pessoas. É aqui que entra a prática solo.

E essa seleção VIP está recheada de conteúdo pra te ajudar a fazer essa prática solo. Cada material aqui tem conteúdo que você pode usar para minerar frases, para treinar o listening e praticar imitation e shadowing.

E se quiser algo mais intenso, toda terça-feira, às 20h no Youtube, tem aula comigo ao vivo pra praticar o speaking.

Mas não deixe de aplicar pelo menos a prática solo, combinado?

🔑🔑: Princípio FCP

​Também irei falar mais sobre isso em Abril, mas preste atenção aqui.

Isso é ouro puro.

Nada na vida acontece com maestria sem o domínio desse princípio.

Foco. Consistência. Persistência.

Você precisa de foco para gerar atenção e ativar o seu hipocampo – que é a sede da sua memória.

Uma vez que você focou no seu objetivo, priorizou o inglês e começou a estudar, você vai precisar ter muita consistência.

Crie um hábito, mantenha o ritmo e estabeleça um cronograma geral de estudos.

E saiba que não vai ser fácil. Vai ter semana que você não vai conseguir avançar tanto. Talvez você sinta uma resistência enorme em querer continuar e acabe se desmotivando.

E aqui entra o terceiro pilar que é o da persistência.

Mesmo que precise desacelerar, mantenha a sua prática, o seu foco! Relembre dos seus objetivos. Tenha o motivo real do porquê você quer aprender inglês sempre facilmente acessível na sua mente e tenha claro o que você ganha ou perde se parar.

Eu vou falar de mais técnicas sobre como ser persistente no estudo do inglês em abril, mas por hora, ao menos escreve o seu motivo e torne isso público pra sua família pra que você tenha mais comprometimento: “Eu quero ser fluente pra conseguir A, B e C na minha vida”.

Se preferir, ao menos responda a esse e-mail me dizendo o seu objetivo real com o inglês. O que você sonha alcançar quando se tornar fluente?

Vou ficar esperando sua resposta!

Você é capaz de aprender inglês e de se tornar fluente.

Eu acredito nisso. E você acredita?

Agora vamos aos nossos conteúdos da seleção VIP.

Let’s go!

⚠️ TOP 3 PARA VOCÊ FOCAR NOS ESTUDOS:

  1. 7 diferenças do inglês americano e britânico
  2. 22 expressões idiomáticas para soar mais fluente
  3. Como expressar opinião em inglês sem usar “I Think”

👉🏽 CONTINUE ESTUDANDO…

E aproveite e compartilhe os conteúdos que você mais gostar para ajudar outros a estudarem também.

PODCAST

Acesse os episódios no seu Aplicativo de Podcast preferido:

Spotify
deezer
SoundCloud
TuneIn
Stitcher
PodBean

FOLLOW-ME

#telegram | Se você ainda não está inscrito em nosso canal do Telegram, eu te convido a fazer isso agora. Caso ainda não conheça esse aplicativo, ele é parecido com o Whatsapp, mas um pouco melhor porque possui uma série de funções que tornam a nossa experiência ali mais interativa. Então se quiser receber dicas de inglês, material de estudos exclusivo, entre outras informações, faça sua inscrição clicando aqui.

#whatsapp | E não sei se você sabe, mas há várias outras formas de receber dicas minhas. Uma delas é no Whatsapp, através da lista de transmissão. Para receber dicas ali, basta você enviar a mensagem “QUERO” para o número 11.95090-8395 que eu te adiciono lá. Saiba Mais

#messenger | E se você quiser se conectar comigo no MESSENGER e receber dicas diretamente no seu Facebook , é só CLICAR AQUI… 😀

#socialnetwork | Além disso eu publico dicas por todos os lados: Tem YOUTUBE, tem FACEBOOK, tem INSTAGRAM, tem LINKEDIN

Siga-me em todas elas e compartilhe com seus amigos! Marque todo mundo que precisa aprender Inglês!


Bom, espero que você aproveite bem o material, BONS ESTUDOS e até a próxima Seleção VIP!

With all love,
Teacher Inamara Arruda
inamara.com

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo: