Bom, eu queria começar dizendo que eu não sou uma daquelas pessoas com memória fotográfica, muito embora eu queira.
Eu não posso confiar na minha memória sozinha para se lembrar de cada palavra de uma palestra, livro ou aula de que eu assisti, eu preciso FAZER ANOTAÇÕES assim como a maioria das outras pessoas também.
FAZER ANOTAÇÕES é um método bastante eficaz de APRENDIZAGEM, em que você anota apenas as partes mais importantes de uma lição para ler e revisar mais tarde.
Por isso, eu separei 5 DICAS MUITO EFICIENTES PARA VOCÊ MELHORAR SUAS ANOTAÇÕES quando estiver estudando inglês e dar um gás na sua jornada à fluência.
1. ADICIONE DATAS E TÓPICOS
Se você é um Fast Mover ou me acompanha no Instagram, sabe o quanto eu insisto que, para se alcançar a fluência, você precisa de um bom método e o máximo de contato possível com o inglês.
Isso significa estudar absolutamente TODOS OS DIAS, nem que seja por 10 minutos apenas, mas estar sempre em contato e revisando tópicos antigos.
Portanto, se você faz isso ou quer começar a fazer, a minha primeira dica vai te ajudar muito a SE MANTER ORGANIZADO, porque lembrar quais tópicos foram discutidos durante as aulas pode ser confuso.
Portanto, é muito importante que você escreva a DATA e o TEMA do que será estudado no início de cada nova sessão de anotações, seja online ou em um caderno mesmo, combinado?
Isso facilitará encontrar o que você procura mais tarde, pode confiar.
2. PRIORIZE QUEM ESTÁ FALANDO OU O TEXTO
Todos nós queremos que nossas anotações sejam o mais completas possível, mas NÃO IGNORE quem está falando na live, na vídeo-aula, no texto que você está lendo ou então nos nossos Meetups da Comunidade Fast Mover porque você está muito focado em fazer anotações.
Sempre mantenha o ESPECIALISTA NO CENTRO DE SUA ATENÇÃO e faça anotações apenas para complementar seu aprendizado direto. Priorizar as anotações da lição é colocar a carroça na frente dos bois, concorda?
3. PREPARE-SE COM ANTECEDÊNCIA
Muita coisa passa pela sua cabeça no meio da aula ou durante uma sessão de leitura, eu sei. Se você tem dificuldade para FOCAR, eu tenho um post aqui no Blog para te ajudar a ter um FOCO poderoso para estudar inglês.
Procure sempre DIMINUIR A QUANTIDADE DE DISTRAÇÕES em sua cabeça SE PREPARANDO COM ANTECEDÊNCIA. Tenha sempre uma agenda com horários de estudos e garanta que você cumpriu com outras responsabilidades que possam te atrapalhar nesse momento de estudo focado.
4. REVISE AS NOTAS ENQUANTO ESTÃO FRESCAS
É comum que as pessoas guardem as notas e esquecem de sua existência até precisarem fazer uma atividade ou prova, mas não quero te incentivar a isso.
Meu curso fechado, o CIIA (Curso de Inglês Inamara Arruda), é para te levar a fluência e saber se COMUNICAR com qualquer cidadão no mundo por meio da língua inglesa, então a sua revisão deve ocorrer sempre, já que estamos sempre CONVERSANDO em inglês.
Outra coisa, revisar as anotações enquanto ainda estão frescas melhora muito a retenção de memória! Outros benefícios são verificar se você esqueceu alguma coisa ou esclarecer um erro de digitação/escrita. Se você perceber esses erros tarde demais, pode não se lembrar do que estava tentando dizer.
5. PRESTE ATENÇÃO AOS SINAIS NA AULA
Certas palavras ou frases mencionadas por mim durante o curso são bem importantes, assim como certas partes da lição, e eu estou sempre sinalizando isso, então preste atenção a esses SINAIS!
Assim você consegue se preparar para fazer anotações. Aqui estão alguns exemplos de SINAIS:
– início da aula
– final da aula
– repetição da mesma frase
– quando eu digo “por exemplo…” ou “por isso…”
Se quiser ficar de olho em outras dicas como esta, me siga no Instagram! Participe das nossas lives todas as terças-feiras no YouTube e entre para o meu grupo do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo:
Stay Strong. 😉