Eu sempre digo que um listening afiado é de extrema importância para desenvolver suas habilidades para conseguir se comunicar em inglês. E é por isso que hoje eu te darei dicas valiosas de como você pode melhorar o seu listening. 

Mas, antes de chegar lá, vamos esclarecer alguns conceitos. Listening é a sua capacidade de entender o inglês, é a compreensão da oralidade desse idioma. Essa habilidade também é uma atividade de input, ou seja, o inglês está entrando. O inglês entra através do Listening e do Reading. E o inglês sai (output) através do Writing e do Speaking.

Tendo isso explicado, eu gostaria de deixar claro pra vocês porque essa habilidade de input é tão indispensável em sua jornada de aprendizado. Assim como acontece em nosso idioma nativo, há diversas versões do inglês; vários sotaques, gírias, dialetos, expressões e palavras que são típicas de determinada região. Trazendo todas essas diferenças para o âmbito nacional: eu, como paulista, possivelmente não entenderia uma gíria ou uma expressão típica do Rio Grande do Norte, por exemplo. 

Outra questão interessante. Você provavelmente se expressa diferente quando está com seus amigos. Há espaço para mais gírias, é uma conversa descontraída e informal. Agora, ao se pronunciar em seu ambiente de trabalho, sua fala provavelmente tem um tom diferente, você procura ser bem claro e não ambíguo ao explicar algo. 

Isso também acontece com o inglês. E é por isso que muitas pessoas têm dificuldade em conseguir entender os nativos. O tom e o vocabulário mudam de acordo com o lugar ou as pessoas que estão envolvidas naquela conversa. Por isso, a primeira coisa que eu preciso te dizer é: não se assuste. Isso é normal e por mais que pareça algo muito difícil de entender, continua sendo inglês; seu ouvido só não está familiarizado com esses sons. 

Com todos esses pontos esclarecidos, vamos falar sobre algumas coisas que te ajudarão a melhorar o seu listening.

1. ESCOLHA O MATERIAL ADEQUADO PARA EXERCITAR O LISTENING

O exercício do listening deve ser feito com muita atenção. Ou seja, você precisa realmente estar presente naquele momento e se atentando ao que está escutando. E claro, é necessário que você tenha cuidado na hora de escolher com qual conteúdo irá estudar. 

Se você está no nível básico, não tente assistir um filme sem legenda para exercitar o seu listening porque você ainda não estará preparado para esse tipo de experiência e tudo bem. A ideia aqui é que você pratique, evolua e não se sinta frustrado. 

Se você é do nível intermediário ou avançado, cuidado para não ficar apenas em um conteúdo que já está acostumado. Desse jeito você só conseguirá ficar estagnado no mesmo lugar e não é isso que queremos por aqui. 

Então, a minha indicação é que você encontre algo que você entenda minimamente. Algo que do seu nível com mais um grau de dificuldade. Dessa forma você consegue se desafiar. Se possível, exercite seu listening por pelo menos 30 minutos por dia. Isso será mais efetivo do que blocar um dia inteiro para praticá-lo. 

Você pode escolher qualquer tipo de material que tenha interesse. Pode ser algum podcast, vídeos do youtube, audiobooks (você pode encontrar algumas opções no aplicativo Beeliguapp), notícias e até mesmo documentários sobre o reino animal – isso porque a narração tende usar frases curtas e não ser falada com tanta velocidade. 

Caso o seu nível seja intermediário ou avançado, você pode optar por assistir reality shows que não tenha roteiros, como o The Voice ou American’s Got Talent; vídeos do youtube e podcasts continuam sendo boas opções, assim como os audiobooks. Aqui, você também já pode tentar assistir algumas séries e filmes. 

Se você está praticando o seu listening com um vídeo do youtube e não está conseguindo entender muito bem o conteúdo, você provavelmente ativará as legendas. Mas essa não é a melhor alternativa para praticar o seu listening. O melhor seria que você diminuísse a velocidade do vídeo. Isso vai dar mais tempo para que você consiga escutar o que está sendo dito e conectá-las a palavras que você reconhece.

Ao diminuir a velocidade do vídeo, você consegue: escutar os sons com mais clareza, reconhecer as palavras e identificar padrões no inglês falado. 

Aqui no meu blog você pode encontrar diversos conteúdos para praticar o seu listening na categoria Aprendendo Inglês no Youtube. Além de um vídeo totalmente em inglês, eu também deixo disponível a transcrição e a tradução do conteúdo, caso você queira fazer um estudo mais aprofundado do que está sendo dito, aumentando ainda mais seu vocabulário!

Para ajudá-los em encontrar algo específico para seu nível, vou deixar alguns conteúdos com os níveis de dificuldade aqui embaixo:

Básico: Inglês com Friends,Thandie Newton,Smash Mouth All Star but it’s a Ted Talk

Intermediário: Leonardo DiCaprio, Nicole Kidman, Emilia Clarke

Upper Intermediário: Consistency – Simon Sinek, Salma Hayek, Tory Burch

Avançado: Daniel Kaluuya, Adele, Tina Desai, Michael B. Jordan

2. APRENDA FILLERS

Os fillers são pequenas palavras que adicionamos nas frases para que possamos manter a fala fluindo naturalmente. Esses fillers são como estratégias que usamos ao nos comunicarmos verbalmente para evitar longas e frequentes pausas silenciosas. 

Essas palavrinhas estão ali para dar ao falante um pouco mais de tempo para pensar no que dizer depois. É natural para nativos usar os fillers, é inconsciente. Mas pode ser um empecilho ao escutar um nativo falando e seu discurso estar cheio dessas palavras extras que não significam muito. Aprender esses fillers e ter familiaridade com os mais comuns ajudará seu cérebro a pular essas palavrinhas enquanto você escuta-las; você se treina para ignorá-las e se atenta a coisas mais importantes que estão dizendo.

Alguns exemplos de fillers são:

Uh, ummm, er, erm, well, actually, you know, I mean, so, okay, right, sort of, kind of, like.

3. CONNECTED SPEECH

No dia a dia, quando você fala a sua língua materna, é bem provável que não pronuncie todas as sílabas de cada palavra. É natural do falante nativo emendar uma palavra com a outra e, às vezes, existirem palavras que nem são pronunciadas. A mesma coisa acontece com o inglês. 

Conseguir entender o Connected Speech é uma das chaves para melhorar sua habilidade de listening. Connected Speech é a forma como as palavras e os sons se conectam, eles se misturam e o som pode parecer diferente.

Os nativos não falam todas as palavras separadamente, na verdade, eles puxam uma palavra pela outra, isso faz com que alguns sons desaparecem ou mudem. Ter conhecimento disso é o primeiro passo, mas é preciso que você pratique. O connected speech te ajuda a entender melhor o que você ouve em inglês. 

As contrações podem evidenciar bem isso: 

I’m a Lawyer.
Eu sou um advogado.

I don’t like her.
Eu não gosto dela.

He doesn’t eat rice.
Ele não come arroz.

She’s fine.
Ela está bem.

Vamos ver mais alguns exemplos:

What do you do? = “Uáru iú du?”

I’m going to do some shopping. = I’m gonna do some shopping. = “Aimona du sãm xópin”. 

You = yuh

Do you want to go to the gym? = “Djiú uana gou tu de djim?”

What do you do for a living? = “Uá riu du fãr a livin?”

I’m going to go out to WalMart. Do you need anything? = going to = gonna = “Aim gonagou autu ólmart. Djiu nirenifin?”

Something = Somepthin

Can you give me something? = give me = gimme = “kéniu guimi sumpthin?”

Let me give you something. = Let me = lemme = “Lémi guiviu somepthin”.

Com esses exemplos acho que fica ainda mais fácil de você conseguir entender como o connected speech funciona.

4. ESCUTAR ATIVAMENTE

Ter um objetivo específico (um desafio que você precisa passar através da prática de listening) é uma maneira de você escutar ativamente o conteúdo que propôs. Você pode se desafiar a conhecer 10 novas palavras de um podcast, por exemplo, e escreve-las enquanto as escuta. Talvez até tentar entender o significado através do contexto do assunto. Você pode procurá-las depois para ver se conseguiu acertar. 

Você também pode usar um vídeo com transcrição. Depois de ouvir o conteúdo, tente explicar o que foi dito. Depois use a transcrição para entender o que você acertou. Nesse caso, os conteúdos que separei no tópico 1 podem te ajudar.

Se você por um acaso tem a sorte de ter intercâmbio de idiomas com alguém que está aprendendo português e que está te ajudando a praticar inglês, então pratique contando uma história. Depois tente resumir o que foi dito para seu parceiro ver o quão preciso você foi com seu listening.

Você também pode combinar diferentes habilidades do inglês, ou seja, combinar o listening com o speaking, ou reading com writing. Enquanto você está escutando, leia a transcrição, mas em voz alta. Pratique sua pronúncia, você pode aplicar as técnicas de Imitation e Shadowing. É uma maneira muito efetiva de melhorar a sua pronúncia e o seu listening, pois você irá identificar o tom e os padrões da fala. 

Tudo isso te ajudará a melhorar o seu listening, mas é necessário que você esteja realmente atento a esse exercício. Certifique-se de que você está pensando, compreendendo; você escuta mais de uma vez; você escreve algo e depois escuta de novo. 

Aproveite e me siga nas redes sociais, participe das nossas lives todas as terças-feiras no YouTube e entre para o meu grupo do TELEGRAM, onde eu envio dicas, conteúdos e muita informação bacana. Para entrar no grupo, basta tocar no botão abaixo:

TOQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DO TELEGRAM

E lembre-se de compartilhar com quem você conhece se tiver gostado do material! 🙂

Stay Strong.

Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by Kit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!

Conte-nos como poderíamos melhorar esse artigo:

Inamara Arruda
English Teacher, Coach, a True Believer. Acredita que todos podem aprender inglês mais rápido e com mais propósito com a ajuda do coaching. Logo, acredita que o inglês é a melhor, mais básica e mais rápida de todas as ferramentas disponíveis para que alguém mude sua vida para melhor. O inglês é a chave que abre portas, é a janela pro mundo, é a linha base que conecta ideias e pessoas dos quatro cantos do planeta.