Cronograma de Estudos
Cronograma de Estudos

Aprender inglês é uma necessidade. Se você quer aprender inglês, mas no momento não tem como pagar um curso ou um professor particular, hoje eu vou te mostrar como é possível aprender inglês sozinho. A receita básica para fazer funcionar? Um bom cronograma e dedicação.

Aprender inglês sozinho é uma dificuldade para muitas pessoas, principalmente porque a grande maioria ainda não sabe por onde começar seus estudos. Muitos acabam desistindo de aprender o idioma por falta de uma estrutura para se apoiar e um roteiro para seguir. No fim, muitos acabam deixando de conseguir uma promoção, uma ótima oportunidade de emprego ou até mesmo deixando de aprender outros idiomas usando o inglês.

Se você é uma dessas pessoas, a partir de hoje você não terá mais problemas em conseguir estudar inglês sozinho! A única diferença entre você e uma pessoa que está estudando o idioma com um professor é que o seu aprendizado dependerá única e exclusivamente de você e claro, exigirá mais do seu foco e disciplina. 

Eu já escrevi um post sobre os desafios de estudar sozinho que com certeza será muito enriquecedor para sua jornada de aprendizado. Clique AQUI para conferir o post completo.

Antes de irmos para o nosso cronograma, baixe meu e-book gratuito para entender qual o seu estilo de aprendizagem para melhorar suas estratégias de estudos do idioma.

Agora vamos lá:

  • Segunda-feira: Pratique o seu reading

Selecione algum texto do seu interesse e de acordo com o seu nível de aprendizagem. Faça da leitura em inglês um hábito e separe no mínimo 2 livros para praticar. 

Lembre-se de ir com calma. Procure anotar as palavras que não conhece e pesquise qual é seu significado dentro daquele contexto específico. 

Você também pode separar algumas frases para analisá-las, destrinche cada termo e pesquise tudo que ainda não sabe. Tente ficar sempre em contato com essas frases para que assim você passe a se familiarizar com aqueles termos, então, a escreva em um post it e cole em seu computador, ou a deixe no espelho, enfim fica a seu critério. Também tem um post completo AQUI sobre como não esquecer o que estuda e guardar tudo na memória! 😉 

Procure consumir conteúdo em inglês todos os dias. Siga perfis no instagram que estejam em inglês (como o da Netflix, por exemplo, ou de algum artista que você gosta), atente-se as legendas das fotos e pesquisa por qualquer palavra que você ainda não tenha conhecimento. É assim que seu vocabulário irá se expandir.

Com o reading, sua mente será exercitada porque será necessário que você faça conexões com tudo o que já leu, ouviu e viveu em inglês para conseguir compreender o que está escrito. É uma atividade muito poderosa.

Bookstacks e Manybooks são dois sites onde você pode encontrar livros em inglês para baixar gratuitamente em PDF. 

E aqui está uma lista de sites que podem te ajudar a estudar inglês sozinho:

  1. Cambridge Dictionary
  2. News in Levels
  3. Lyrics Training
  4. Forvo – O guia de pronúncias
  • Terça-feira: Treine seu listening com o Ciclo ELO

Bom, todas às terças-feiras nós temos aulas às 20 horas para que juntos possamos praticar nosso listening (e também o speaking!). Clique AQUI para ser notificado sempre que rolar uma #LIVE.

No meu blog você pode entrar na categoria Aprendendo Inglês no Youtube e utilizar todos os materiais disponíveis para treinar o seu listening. Nessa categoria você encontrará vídeos de no máximo 5 minutos com a transcrição e a tradução do conteúdo

A melhor maneira de treinar o listening é através do Ciclo ELO (estudamos com profundidade com esta técnica dentro do meu curso fechado). O Ciclo Elo consiste em 3 etapas: Estudar/Explorar – Ler (junto com o áudio) – Ouvir (sem ler e sem colar 😉).

Então a primeira coisa que você deve fazer neste estudo de 3 etapas é Estudar e tirar todas as suas dúvidas, observar cada frase em inglês e entender seu equivalente em português. Você pode tirar suas dúvidas com pesquisas, com o dicionário e até com um professor.

Na segunda etapa você irá Ler, mas desta vez será acompanhando o áudio. E este treino não deve acontecer apenas uma ou duas vezes. O ideal é que você treine dezenas e até centenas de vezes! Sim, repetição é chave! Ao acompanhar a leitura junto com o áudio você irá treinar muitos outros detalhes como pausas, entonação, connected speech, ritmo dentre outros aspectos da fala. Além disso, você também começa a treinar seu cérebro para ler e entender o significado sem necessariamente traduzir tudo ao pé da letra mentalmente.

E o terceiro passo deste ciclo é Ouvir, mas sem ler! Nesta parte do treino você realmente vai turbinar o seu listening, lembrando que aqui temos um ciclo e que você sempre pode voltar na etapa inicial e tirar alguma dúvida nos seus estudos se necessário. Feche os olhos e foque realmente em aguçar suas habilidades de listening, dessa forma você consegue se concentrar nos sons que você irá pronunciar posteriormente.

Desta maneira, ao treinar seus ouvidos em um novo idioma, o que você estará escutando não será apenas mais um “barulho”, onde você não consegue identificar onde uma palavra termina e onde outra começa. Isso acontece porque já houve um estudo prévio do tema. Logo, as chances de você assimilar o conteúdo são muito maiores! 

Ter um bom listening é a base para desenvolver o seu speaking.

  • Quarta-feira: Treine seu speaking

E assim chegamos na quarta-feira, onde a live do dia anterior ainda estará disponível e você poderá usá-la para continuar seu cronograma de estudos.

Assista ao vídeo completo, volte, acompanhe frase por frase para depois treinar a fala de cada uma delas. Atente-se aos detalhes da fala com o conteúdo do dia anterior. Há duas práticas importantes no speaking: imitation e shadowing.

A prática de imitation se dá ao ouvir uma frase em inglês e buscar imitar a fala, dando pausas. Ouve em inglês, repete. Ouve em inglês, repete. Por isso é bom ter um listening bem afiadoPerceba o ritmo, a entonação e a forma como aquela pessoa está se comunicando para então realizar o shadowing.

Shadowing vem de shadow, que significa sombra. Neste caso, você irá fazer o sombreamento na fala, ou seja, você deve falar acompanhando o áudio (a pessoa falou, você também fala junto – como fazemos quando cantamos), praticamente por cima da fala e claro, isso exige treino. Esse pequeno desafio traz resultados incríveis e é muito motivador.

Praticando o speaking você automaticamente afina seus ouvidos, deixando seu listening ainda mais poderoso. É uma via de mão dupla 🙌🏽

  • Quinta-feira: Estude gramática

A gramática não deve ser o foco de seus estudos, mas é importante que você conheça as estruturas do idioma. Nesse post eu explico como você pode aprender inglês sem focar na gramáticaProcure conteúdos na internet que possam te auxiliar. 

Se você está começando, no meu blog você pode encontrar alguns posts que te ajudarão nessa etapa. Vou deixar aqui algumas sugestões:

  1. Simple Past x Present Perfect
  2. Como usar a vírgula em inglês
  3. Verbo To Be
  4. Como fazer perguntas com o verbo Be
  5. Qual a diferença entre This x These | That x Those
  6. Como usar o That em inglês
  7. Como usar o ING em inglês
  8. Magic E
  9. Extreme adjectives
  10. Como usar o “rather” em inglês

Sinta-se a vontade para explorar o blog em todas as categorias que eu tenho certeza que te ajudarão em seus estudos.

  • Sexta-feira: Treine seu writing

Na sexta você pode utilizar o mesmo material da segunda-feira. Leia o conteúdo em voz alta e escreva um texto – não precisa ser muito grande – usando o vocabulário que você aprendeu durante a semana. É a hora de colocar no papel o que você consumiu nos dias anteriores. 

Não precisa se preocupar com a perfeição do texto. Use um dicionário para te auxiliar na produção do texto, se grave falando ou tente também conversar em inglês com alguém. 

Você pode utilizar o site Grammarly, um verificador ortográfico em inglês, para te ajudar a aprimorar seus textos.

  • Sábado: Inglês mais leve

No sábado você pode aprender inglês de uma forma mais leve. Acompanhe a letra de uma música e atente-se a pronúncia das palavras. Se quiser, procure a tradução para tirar alguma dúvida de vocabulário. 

Você também pode assistir alguma série com legenda, mesmo que a legenda seja em português, para continuar se acostumando com o idioma. Quando se sentir mais confortável, mude a legenda para o inglês e se desafie! Temos um post/video completo AQUI no blog sobre como aprender inglês com filmes e séries 😉

Confira também: Inglês com séries britânicas

  • Domingo: Descanse

Chegou o dia do descanso. Ainda assim, procure se cercar de conteúdo que possa estimular seus aprendizados em inglês. 

AQUI no meu blog também tem um ebook gratuito pra você baixar e descobrir de que maneira você aprende melhor. Então CLIQUE AQUI, faça o download e faça o teste para descobrir o seu estilo de aprendizagem. Depois me conta o resultado do teste.

Me conta aqui também se você gostou das dicas e compartilhe com seus amigos! =)

Stay Strong.

 


Cadastre-se abaixo e faça parte da lista VIP. Você receberá gratuitamente conteúdos exclusivos, seleções VIP de dicas de inglês, convites para aulas ao vivo e muito mais. \o/

Nunca lhe enviaremos SPAM. Powered by ConvertKit

Como você avalia esse conteúdo?

Muito obrigada!

aproveite e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Nós sentimos muito por este artigo não ter sido tão útil pra você!

Deixe-nos melhorar esse artigo!